sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MAIS INVESTIMENTOS

Dilma promete verba para infraestrutura das cidades

Presidente anunciou hoje recursos para construir trecho do metrô de Salvador (BA)

A presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde desta sexta-feira (18) em Salvador (BA) que a área de mobilidade urbana passará a ter verba própria no Orçamento da União. Segundo ela, a novidade será implementada assim que se concluam os investimentos previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade em Grandes Cidades - programa que tem como objetivo contemplar 24 cidades com mais de 700 mil habitantes no país. - Não estou dizendo que vamos resolver todos os problemas. Estou dizendo que vamos dar passos decisivos para melhorar a qualidade do transporte público, algo essencial para um país que quer ser de classe média. A declaração foi dada durante o anúncio de investimentos em mobilidade urbana para Salvador. De acordo com a presidente, a União injetará R$ 1 bilhão no segundo trecho do metrô de superfície da capital baiana, com recursos do programa, além de disponibilizar R$ 600 milhões para a tomada de financiamento por parte do governo do Estado. No entanto, para tocar a obra, que vai ligar o principal entroncamento viário da cidade, a Rótula do Abacaxi, ao aeroporto (um trecho de 22 quilômetros), será preciso que a iniciativa privada invista mais R$ 1 bilhão, segundo estimativas. - Trata-se de fazer uma parceria federativa e republicana entre as três esferas do poder, federal, estadual e municipal, com a iniciativa privada, para garantir que a população tenha uma qualidade de vida melhor. Salvador foi a quarta cidade brasileira na qual foi anunciado investimento semelhante - antes, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre já haviam sido beneficiadas. Segundo o governador da Bahia, Jaques Wagner, o planejamento prevê que o edital de licitação para o segundo trecho do metrô de Salvador seja lançado no fim do ano, mas não há garantias de que a obra seja concluída até a Copa do Mundo de 2014. - Esta é uma obra que vai ser um legado da Copa, mas não é um requisito para a Copa. O mais importante é o estádio, que está em obras aceleradas, e a hotelaria, que depende de investimento privado. Pouco depois do anúncio, Dilma teve uma reunião com o presidente da Guiné, Alpha Condé, com quem participa neste sábado (19), junto com outros chefes de Estado da América Latina e da África, do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional de Afrodescendentes (Afro XXI). O evento acontece em Salvador.

VOCÊ AINDA ACHA QUE FALTA DINHEIRO?

PF prende secretário de Saúde e um terço dos deputados de RO

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (18) resultou na prisão de oito dos 24 deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia. Entre os sete componentes da Mesa Diretora da Casa, apenas um não foi acusado de envolvimento em suposto esquema de fraudes em licitações e contratos do governo do Estado. Na Operação Termópilas, o secretário estadual de Saúde, José Batista da Silva, também foi preso. O presidente do Legislativo, Valter Araújo (PTB), foi apontado pela PF como o chefe da quadrilha.
O governo de Rondônia afirmou, por meio de nota, que só vai se pronunciar oficialmente quando tiver detalhes da operação. O suposto esquema envolve irregularidades em licitações e contratos de prestação de serviços, especialmente, nas secretarias de Saúde e de Justiça, além do Detran local. O grupo é acusado de corrupção e tráfico de influência para favorecer determinadas empresas. Com as prisões desencadeadas, a Assembleia Legislativa passou ao comando do deputado Hermínio Coelho (PSD). Em nota, ele diz que a Casa "aguardará os desdobramentos da ação policial, e as manifestações do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça Estadual para, em reunião, analisar os fatos e adotar as medidas necessárias cabíveis". A operação envolveu seis cidades do Estado, onde foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, quatro de temporárias e 57 ordens de busca e apreensão. 

NOTA DO BLOG: VERDADEIRAMENTE NÃO FALTA DINHEIRO PARA REMÉDIOS, TRATAMENTOS, CONSULTAS, EQUIPAMENTOS, MELHORES SALÁRIOS, FORNECIMENTO S  E ETC. FALTA É JUSTIÇA E PUNIBILIDADE. IMAGINEM VOCÊS O QUE ACONTECE NAS PREFEITURAS BRASIL A FORA E A DENTRO. SEM FISCALIZAÇÃO, COM OPOSIÇÕES CAPENGAS E COM UM POVO LENIENTE, MUITOS POLÍTICOS FAZEM A FESTA. QUANDO A PF E DEMAIS AUTORIDADES CHEGAM EM QUADRILHAS COMO ESSA, É PORQUE MUITAS OUTRAS ESTÃO SOLTAS POR AI. ÀS VEZES BEM PERTINHO DE VOCÊ.  OUTRA: O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE RONDÔNIA SERÁ SOLTO ENTRE AMANHÃ E, NO MAIS TARDAR, SEGUNDA-FEIRA. ELE É POLÍTICO E CORRUPTO, OU SEJA, TEM VEZ NA JUSTIÇA E NAS LEIS.

A FARRA AUMENTARÁ?

MAIS CARROS OU MAIS OBRAS? MAIS MERENDA OU MAIS VIAGENS? MAIS FAZENDAS OU MELHORES SALÁRIOS?

Repasse do FPM para as prefeituras do RN terá aumento de 25,1%

Nesta sexta-feira (18) será creditada nas contas da prefeituras do Rio Grande do Norte o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de novembro.
De acordo com o levantamento, este repasse é 25,1% maior do que a previsão da Receita Federal, divulgada no começo do mês. O FPM em novembro deve fechar com um total de R$ 5,3 bilhões, valor que é 8,2% maior que mesmo período do ano passado em valores já descontados à inflação.
Fonte: Robson Pires / Imagem José da Penha Transparente.




COMISSÃO DA VERDADE

ONU pede julgamento de violadores dos direitos humanos no Brasil. PSDB e DEMOS são contra.

Alta comissária saudou a sanção da lei da Comissão da Verdade. Mas disse que medida deveria incluir a revogação da Lei de Anistia.

 A alta comissária dos Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, pediu nesta sexta-feira (18) "medidas adicionais para facilitar o julgamento dos supostos responsáveis por violações dos direitos humanos" durante a ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Pillay saudou a sanção pela presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira, de uma comissão para investigar os crimes cometidos durante os governos militares, mas afirmou que essa medida "deveria incluir a promulgação de uma nova legislação para revogar a Lei de Anistia de 1979 ou para declará-la inaplicável por impedir a investigação e levar à impunidade (...) em desrespeito à legislação internacional de direitos humanos". Em comunicado, Pillay lembrou que começou a defender a necessidade dessa comissão em 2009, quando fez visita oficial ao Brasil. "Eles e suas famílias estão esperando compensação pelas violações que sofreram por mais de quatro décadas, e têm direito a ver a justiça sendo feita", disse Pillay sobre as vítimas da ditadura. "Além de iluminar a verdade sobre incidentes particulares, essas comissões investigam o padrão das violações no passado, suas causas e consequências." Ela acrescentou que o trabalho da comissão deve ajudar os brasileiros a entender e reconhecer sua própria história, que, até agora segundo ela, foi frequentemente contestada ou negada. "Comissões da verdade também buscam evitar novos abusos, fazendo recomendações específicas sobre reformas institucionais e políticas públicas", disse.


A presidente Dilma discursa em cerimônia de sanção da lei da Comissão da Verdade (Foto: Roberto Stuckert / Presidência) 
A presidente Dilma discursa em cerimônia de sanção da lei da Comissão da Verdade
A Comissão da Verdade irá apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988 - período que inclui a ditadura militar - e terá dois anos para produzir um relatório com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos. A Lei de Acesso à Informação acaba com o sigilo eterno de documentos públicos e estabelece prazo máximo de 50 anos para que as informações classificadas pelo governo como ultrassecretas sejam mantidas em segredo.

NOTA DO BLOG: NO CHILE, NA ARGENTINA E NO URUGUAI OS TORTURADORES NÃO FORAM PERDOADOS NEM FOI PASSADA A MÃO NA CABEÇA DE NINGUÉM. FORAM PARA A CADEIA, NUMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE AS LEIS, A JUSTIÇA E A SOCIEDADE SÃO MAIS AVANÇADAS DO QUE AS NOSSAS. VIVA, A LOS HERMANOS! DE QUALQUER FORMA, ESSA COMISSÃO DA VERDADE JAMAIS SERIA POSSÍVEL SE NÃO FOSSE O PARTIDO DOS TRABALHADORES NO PODER COM SEUS ALIADOS HISTÓRICOS DA ESQUERDA. FOSSE AQUELE BANDO DERROTISTA, ISSO NÃO PASSARIA DE REMUIDO DAS ESQUERDAS. OBRIGADO, DEMOCRACIA.

CONTRA-ATAQUE?

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta sexta-feira (18) que até terça-feira apresentará a prestação de contas de um convênio da pasta com a ONG Pró-Cerrado. "Minha equipe está trabalhando nisso, são vários itens que precisam ser examinados e nós vamos responder até segunda ou terça-feira. "Ontem, durante depoimento na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, a senadora Kátia Abreu (PSD) afirmou que a nota do aluguel da aeronave King Air constaria da prestação de contas da ONG, beneficiada com convênios no Trabalho. O dono da Pró-Cerrado é Adair Meira, que teria providenciado um avião para Lupi durante viagem oficial ao Maranhão em 2009. Lupi apresentou hoje os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).O ministro evitou responder perguntas dos jornalistas sobre a crise política. "Sobre a crise, eu já falei o que eu tinha para falar ontem. Hoje só Caged". O ministro ignorou as perguntas sobre se teria ido ou não à casa do empresário durante um jantar, em Goiânia. "Meu amor, eu não vou falar. Eu tenho que trabalhar."

ESTAMOS ANDANDO PARA TRÁS

Dívidas reduzem distribuição do Programa do Leite no RN

 

A crise envolvendo o programa do leite, que inclui atrasos no pagamento aos fornecedores e, segundo eles, defasagem de preços, está impedindo que pelo menos 50 mil litros do produto, dos 155 mil que deveriam ser distribuídos diariamente para a população, sejam entregues aos beneficiários. A estimativa é do secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Carneiro.   "Sabemos que está faltando em vários pontos de distribuição", diz ele. Não há, porém, um levantamento que mostre com precisão quantas famílias estão deixando de ser atendidas por dia nem em que pontos estaria havendo desabastecimento.  Como a gestão do programa, dividida entre a Secretaria e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), está migrando de forma integral para a Emater, há carência de dados precisos sobre a distribuição do produto. "Como a gestão plena não está na Sethas fica difícil acompanhar diariamente", diz  Carneiro. O coordenador do programa na Emater, Rubens Suassuna, afirma  que a entrega está comprometida em vários postos de distribuição em Natal e no interior, atendidos, segundo ele, pelo laticínio São Pedro. A usina já teria sido notificada para regularizar a situação ou para que o contrato de fornecimento seja desfeito e uma nova usina passe à condição de fornecedora. O Sindicato que representa as indústrias também já teria sido procurado, mas não teria dado retorno sobre uma possível solução até a tarde de ontem, de acordo com Rubens Suassuna. 

RECUO

O Programa do Leite já chegou a distribuir 155 mil litros de leite por dia no Rio Grande do Norte. Hoje, o volume não passa de 110 mil litros. "Com a queda no volume de distribuição, quem está cadastrado continua recebendo, mas não recebe todos os dias", diz o coordenador na Emater. A redução do volume é motivada pela saída de fornecedores. "Os produtores, em função do desestímulo que vem ocorrendo nos últimos meses, estão abandonando a atividade. As usinas também estão. Duas já saíram e outras duas já anunciaram que vão sair. Está faltando leite para entregar ao programa", diz o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira. "O programa está se desmanchando", continua. De acordo com ele, do total que o programa deveria distribuir diariamente, 10 mil litros seriam de leite de cabra, mas esse volume  não chega atualmente a 3 mil litros. O volume de leite de vaca também foi reduzido. Com atrasos no pagamento e preços que, segundo ele, estão abaixo dos oferecidos em estados vizinhos, "toda a cadeia produtiva é desestruturada". "O produtor não recebe, a usina também não, trabalhadores são demitidos e o beneficiário fica sem o produto". A Emater admite que os atrasos no pagamento desestimulam a  participação dos fornecedores. "Com os atrasos, o laticínio não paga ao produtor e ele deixa de produzir", diz Suassuna. Mas, segundo ele, essa não é a única razão para a redução da oferta. No período de seca, geralmente de julho a dezembro, o pasto - principal alimento dos animais - fica comprometido e a produção acaba sendo reduzida. "Alguns produtores, nesse período, deixam de vender o leite", acrescenta Suassuna, citando também casos de pequenos produtores que deixam de vender ao programa para comercializar a produtores de queijo, na expectativa de receber o pagamento semanalmente e não de forma quinzenal, como é acordado no programa do governo. Na prática, o Programa do Leite distribui diariamente, de forma gratuita, 01 litro de leite pasteurizado para gestantes e crianças de famílias carentes no estado.

Cronograma de quitação começa semana que vem

O Estado acumula uma dívida de mais de R$ 10,5 milhões com os fornecedores do programa do leite. Desse total, R$ 4,5 milhões são remanescentes de uma dívida de R$ 8,1 milhões herdada da gestão passada de governo (o resto foi pago este ano). Outros R$ 6 milhões são relativos a três quinzenas atrasadas de 2011 - a segunda de setembro, a primeira e a segunda de outubro. Ontem, um cronograma de pagamentos foi anunciado, apontando que as três quinzenas deste ano serão  pagas na semana que vem e que o que resta da dívida herdada será quitado até o início de dezembro. O assunto foi abordado durante reunião entre o governo e representantes de entidades empresariais como Faern, Fiern e Fecomercio. "A governadora disse que vai regularizar os pagamentos, mas, na nossa visão, pagar o que deve é só o primeiro passo para contornar a situação", diz José Vieira, da Faern. Ele defende como segundo passo o reajuste dos preços pagos no programa. "No Ceará e em outros estados vizinhos o preço vai de R$ 0,90 a R$ 0,95 (leite de vaca) para o de cabra chega a R$ 1,50, quando aqui se paga, respectivamente, R$ 0,80 e R$ 1,30, por litro. Esses valores não cobrem os custos de produção", afirma. O governo contesta os número. Diz que o RN compra o litro do leite de vaca por R$ 0,80. O Ceará por R$ 0,72 e a Paraíba por R$ 0,74. Os valores relativos a outros estados que a Faern cita, diz,  correspondem a preços de mercado e não a preços  pagos por seus respectivos governos. "Como reajustar o valor de compra? O estado banca 80% do Programa (o restante é custeado pelo governo federal) e ainda paga mais caro do que os estados vizinhos", disse a governadora, anunciando mudanças para 2012. "Vamos estimular a compra direta junto ao pequeno produtor, aperfeiçoar a distribuição via convênios com as prefeituras municipais e recadastrar os beneficiários do sistema", disse.

POR DENTRO DAS ENTRELINHAS

Artigo: “A República, o feriadão e a Globo”, por Elói Pietá

No Jornal Nacional da TV Globo, o noticiário mais assistido do Brasil, na terça-feira (15 de novembro) não houve nenhuma referência aos 122 anos da Proclamação da República, razão do feriado que multidões de brasileiros emendaram.


Quanta gente ficou sabendo o motivo do feriado? Ouvi um taxista dizer que era o dia da Bandeira. Que aproveitamento houve da data para chamar a atenção sobre os grandes temas da democracia brasileira? Nenhum. Se tivéssemos aqui uma espécie de BBC, um conjunto de canais públicos de TV que se destacam na Inglaterra por grande audiência e grande qualidade, certamente o nível da cultura e da democracia brasileira seria maior. Não cabe interferir na programação e no conteúdo da Globo, que apresenta programas de grande qualidade, como a matéria no mesmo Jornal Nacional sobre a história do tráfico de drogas nas favelas do Rio. Trata-se de ter uma concorrência à altura, de qualidade, encarada pelo setor público, que tem vocação diferente do setor privado. Jamais com a chatice da Voz do Brasil, não com a programação arrastada da TV Brasil, nem com a grade ora infantil ora elitista da TV Cultura (que na hora de um jogo da seleção brasileira apresenta algum debate no Café Filosófico sobre o papel do riso). Os lobbies do setor privado da notícia sempre se deliciaram com este tipo aborrecido de comunicação. E com os mirrados orçamentos estatais para os canais públicos de TV. A BBC surgiu, como outras emissoras públicas na Europa, procurando cultivar cidadania, democracia, arte, moral, ao tempo em que veiculavam informação, seja qual fosse o objetivo ideológico- estratégico na primeira metade do século passado, marcado pela disputa capitalismo-socialismo e pela disputa entre si dos países europeus. A sua autonomia do governo sempre foi uma batalha, às vezes mais bem sucedida, outras vezes menos. Diferente foi o caminho brasileiro onde o setor privado se impôs soberano no mundo da televisão. As emissoras comerciais surgiram para arrecadar lucros, e, portanto tratar sua audiência como consumidores, procurando incutir neles novas necessidades materiais e os valores individualistas e consumistas.  E depois se descobriram como empresas donas de muito poder sobre a sociedade, sobre o Governo, sobre o Congresso, sobre o Judiciário. A democratização dos meios de comunicação no Brasil significa universalizar e impulsionar a imensa criatividade da cultura brasileira, atender à pluralidade do pensamento, difundir as diferentes ideias políticas, buscar um equilíbrio objetivo no que é informado e na maneira como o é. No caso do feriado da República, daria para ter colocado em cena o papel das Forças Armadas em nossa história, já que a República foi uma transição por cima, um golpe militar que derrubou o Império desgastado por vários motivos, entre eles, a abolição da escravidão um ano antes. Daria para ter lembrado a revolta de Canudos, uma confusão entre revolta social, religiosidade e monarquismo. Daria para lembrar as eleições de presidente da República em que as mulheres e os analfabetos eram proibidos de votar e então só uns 3% de brasileiros escolhiam o presidente. Daria para ter lembrado as fases doloridas da República: República Velha, ditadura Vargas, redemocratização, ditadura militar, transição do Colégio Eleitoral, República atual, etc.  Tem muitos filmes bons com passagens sobre isso, tem muitos registros históricos (quadros, fotos, áudio-visuais), tem bons debatedores, há muita polêmica. Alguém dirá: mas já temos as TVs educativas. Só que elas que surgiram como espécie de telecursos nada atrativos, com sinal de diminuta potência, chamadas de educativas para mostrar ao poder privado que não eram TVs completas. Apesar dos avanços tecnológicos, um estranho fenômeno ainda é atual: a dura luta para ver com nitidez as TVs públicas, que aparecem com qualidade de muitos anos atrás, ofuscadas pela clareza, beleza e brilho das TVs privadas. Em São Paulo vejo uma beleza de imagem e som nos canais abertos da Globo, SBT, Record, etc, e sofro com a imagem e o som ruins da Cultura. Em Brasília, a mesma decepção com a TV Brasil. A pobreza de periferia reservada para as TVs públicas não ocorre por acaso. É caso pensado. É a arrogância do setor privado impondo-se à humildade temerosa do setor público. Se tivesse uma TV pública com a mesma qualidade e audiência da Globo, na reunião de pauta do Jornal Nacional no dia seguinte ao feriadão da República, alguém ia ter um puxão de orelha. Não porque o governo tivesse interferido. Porque o público brasileiro teria gostado da TV pública, e porque os anunciantes da TV privada teriam reclamado da queda de audiência. Estamos atrasados em décadas com este sistema manco de comunicação. Temos que fortalecer o sistema público para concorrer com o sistema privado. Vimos o quanto isso é importante no setor bancário, para contrabalançar o poder da finança privada na economia. E quando se trata do espírito, da informação que fundamenta opiniões e ações? Precisamos de um país mais republicano do que este que temos. 

UMA GRANDE VERDADE

Dirceu diz que oposição está em estado terminal

O ex-ministro chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu afirmou na noite desta quinta-feira, 17, em discurso para cerca de 450 sindicalistas, que a oposição está "em estado terminal e sem discurso" e que os partidos contrários ao governo Dilma criam, ainda, um clima para desestabilizar a atual administração petista. "O DEM está praticamente em estado terminal e o PSDB está profundamente dividido. A oposição não tem eco na sociedade", afirmou o ex-ministro da Casa Civil, no discurso de abertura do VII Congresso dos Metalúrgicos do ABC. No discurso, Dirceu rebateu também as afirmações do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, em Washington, de que a presidente Dilma Rousseff está tendo agora que desmontar um esquema de corrupção criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A corrupção na administração pública, no Estado, no governo não significa corrupção do governo, da presidente ou do partido. Isso é preciso provar e comprovar", frisou. Em seu pronunciamento de cerca de 40 minutos, o deputado cassado citou que as mobilizações no País contra a corrupção fazem parte da agenda petista. E afirmou que o fim das votações secretas no Congresso, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e a garantia de plenos poderes para o Conselho Nacional de Justiça são bandeiras do PT. "Essa agenda (anticorrupção) também é nossa agenda." Ainda no discurso que proferiu, o ex-ministro acusou a imprensa, em geral, de estar a serviço da oposição. "O PT se consolidou (no governo), apesar do ataque e da guerra que fizeram contra o partido em 2005 e 2009 e da tentativa de desestabilizar e de dar um golpe a partir da crise de 2005", disse Dirceu, réu no processo conhecido como "Mensalão". Os sindicalistas pretendiam fazer nesta noite uma homenagem ao ex-presidente Lula, usando máscaras que seriam compradas na Escola de Samba Gaviões da Fiel, retratando Lula. De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, porém, a homenagem não pôde ser feita porque as 12 mil máscaras produzidas pela escola já haviam sido distribuídas para a torcida corintiana, que deverá usá-las no jogo do próximo domingo. Após o discurso, o ex-ministro evitou a imprensa e deixou o evento sem dar entrevista.
 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RECONHECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA

Em meio à crise mundial, agência S&P eleva nota de crédito do Brasil

Em meio à crise econômica mundial, a agência de classificação Standard & Poor's informou nesta quinta-feira (17) que elevou a nota de risco soberano de longo prazo do Brasil de BBB- para BBB. A nota de classificação de risco de uma empresa ou país, o "rating", é uma opinião sobre a capacidade desses agentes saldarem seus compromissos financeiros. A elevação da classificação significa que a agência considera que o país está mais seguro para se investir. Em nota, a Standard & Poor's disse que a classificação do país foi elevada devido à decisão do governo de segurar os gastos públicos e abrir espaço para a redução dos juros pelo Banco Central a partir de agosto. Segundo a agência, isso vai "moderar o impacto de choques externos [no Brasil] e sustentar boas perspectivas para o crescimento de longo prazo".
A agência elogiou a atuação do governo no combate a inflação, citando a alta dos juros nos primeiros meses do ano e outras medidas adotadas desde dezembro para encarecer o crédito no país. A Standard & Poor's também considerou positivo que o governo tenha optado pela redução dos juros quando o cenário externo se agravou, ao invés de aumentar os gastos públicos. A agências observa que no próximo ano estão previstos mais gastos com investimentos e com o forte aumento do salário mínimo de cerca de 14%, mas acredita que ainda assim o governo deve manter as despesas sob controle. Caso isso não ocorra e a inflação volte a subir, a economia brasileira pode se deteriorar, provocando uma redução da nota de risco do Brasil, ressalta a Standard & Poor's. No mês passado, outra agência de classificação de risco, a Fitch, confirmou a nota de risco BBB do Brasil, com perspectiva estável. O rating BBB do Brasil foi obtido em abril, quando a Fitch elevou a nota soberana de crédito do país, que era BBB-. Em agosto, a agência japonesa R&I Japan também elevou a nota do Brasil. A japonesa não é tida como uma das principais classificadoras de risco, mas a mudança representou o primeiro sinal de que outras agências também poderiam elevar suas notas depois de o país atingir grau de investimento, em 2008. A agência Moody's também fez o mesmo movimento em junho passado ao elevar a nota brasileira de "Baa3" para "Baa2". 

ENTENDA

Para publicar uma nota de risco de crédito, os especialistas dessas agências avaliam além da situação financeira de um país, as condições do mercado mundial e a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas. O "rating" é sempre aplicado a títulos de dívida de algum emissor. Se uma empresa quer captar recursos no mercado e oferece papéis que rendem juros a investidores, a agência prepara o "rating" desses títulos para que os potenciais compradores avaliem os riscos. As agências, portanto, classificam debêntures, "medium-term notes", títulos de dívida conversível, mas não ações. As três agências de classificação de risco de maior visibilidade são a Standard & Poor's, a Moody's e a Fitch Ratings.


GRAU DE INVESTIMENTO
 
A nota de países é preparada a partir da iniciativa do emissor ou da empresa de "rating". As empresas de classificação de risco alegam que, mesmo sob encomenda, o "rating" é uma avaliação independente, porque também há preocupação com a credibilidade da própria agência. O chamado "rating" global de um país, por exemplo, é sempre a avaliação que uma determinada agência tem sobre o risco dessa nação não pagar os títulos, de longo prazo, que lançou no mercado internacional. Esses países também são encaixados em categorias. Se a agência considera um país como "bom pagador", ele é classificado na categoria "grau de investimento". Se é visto apenas como um pagador de risco razoável, fica na categoria "grau especulativo", que também inclui nações que declararam moratória de suas dívidas. As agências monitoram constantemente os países ou empresas. Dessa forma, quando lançam um "rating", também avisam quais as chances dessa nota ser revisada no curto prazo. Se o panorama é positivo significa que a nota tem maiores chances de ser melhorada. Se é negativo, as maiores chances são de que haja um "downgrade" (seja revisada para baixo, uma nota pior). Se é estável, há poucas chances de que seja mudada nos dois anos seguintes. 

NOTA DO BLOG: ENQUANTO A OPOSIÇÃO BERRA E TORCE PELA DESTRUIÇÃO DO GOVERNO DILMA, ELA DÁ UM BANHO PROGRAMÁTICO, TÉCNICO E REFERENCIAL NA CONDUÇÃO DO PAÍS. ESTAMOS PRECISANDO DE UMA OPOSIÇÃO DE VERDADE.

CADÊ A COERÊNCIA?

Para contemplar aliados, Alckmin dá início a minirreforma do secretariado

Julio Semeghini sai da Gestão Pública para o comando do Planejamento e Desenvolvimento Regional

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu início nesta quinta-feira, 17, à minirreforma do secretariado para o segundo ano de administração à frente do Palácio dos Bandeirantes. Em reunião, nesta quinta, o tucano decidiu deslocar o secretário Julio Semeghini, que estava à frente da Secretaria de Gestão Pública, para o comando da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo. A tendência é de que a secretária-adjunta da Secretaria de Gestão Pública, Cibele Franzese, assuma interinamente o comando da estrutura, até que o governador defina novas mudanças.
 
Alckmin quer contemplar aliados na máquina estadual - Mônica Zarattini/AE 16.11.2011
Mônica Zarattini/AE 16.11.2011
Alckmin quer contemplar aliados na máquina estadual
A solução caseira, segundo fontes do Palácio dos Bandeirantes, tem como objetivo abrir espaço na máquina estadual para contemplar partidos aliados. O governador de São Paulo vem nas últimas semanas ensaiando uma maior aproximação com o PDT, um potencial aliado do PSDB para as eleições municipais de 2012. Em outubro, Alckmin anunciou que o secretário estadual Emanuel Fernandes deixaria, por motivos pessoais, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo. O secretário estadual decidiu se afastar do cargo para acompanhar mais de perto o tratamento médico de sua mulher. O governador trabalhava com uma lista de oito nomes para ocupar o cargo, entre eles o do ex-secretário estadual de Economia e Planejamento Francisco Vidal Luna. O governador ainda não definiu se Julio Semeghini desempenhará também a função de presidente do Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014, que estava no comando de Emanuel Fernandes. O governador discute ainda se empresas e autarquias como o Detran e o Poupatempo ficarão sob o controle da Secretaria de Gestão Pública ou da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo. 

NOTA DO BLOG: ESSES SÃO OS QUE FAZEM OPOSIÇÃO NO PAÍS. ESSE É O NIVEL QUE TEMOS DE OPOSIÇÃO. ESSA LAIA JÁ FOI VARRIDA EM MUITOS LUGARES. PRECISAMOS APROFUNDAR A LIMPEZA CONTRA ESSES HIPÓCRITAS.

DO BLOG: JOSEDAPENHA TRANSPARENTE

Artigo do leitor: O mal da política

 

O termo oligarquia é aplicado a um governo de poucas pessoas, que exercem o poder em beneficio próprio. A palavra oligarquia tem origem grega, e significa literalmente, governo de poucos. Os gregos inventaram tal termo para designar uma forma distorcida, degenerada e negativa de aristocracia. As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da política e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares.
Alguns estados e municípios do Brasil ainda perduram as chamadas oligarquias políticas (famílias) que se apoderam do poder. No nordeste, por exemplo, podemos citar: família Sarney no Maranhão, família (ACM) na Bahia, Família Collor e Calheiros em alagoas, família Maia, Alves e Rosado no RN dentre outros.
Não obstante, em alguns municípios no interior dos estados brasileiros essas oligarquias também imperam, são os pequenos municípios aonde se pratica a política de troca de favores na qual os eleitores são tidos como “clientes”. O político pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos, familiares e/ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, o político recebe votos. É o famoso clientelismo que diz respeito a trocas individuais de bens privados entre atores desiguais, chamados de patrões e clientes. A origem dessas relações é vinculada à sociedade rural “tradicional”, aos laços entre latifundiários e camponeses, fundados na reciprocidade, confiança e lealdade.
Em cidades do nordeste, essa prática é muito comum, os “maus políticos” possuem diversas famílias como seus reféns nas eleições. É a famosa troca de favores, em que o político durante a sua administração arruma uma caçamba, um aluguel do carro, um servicinho ou um emprego (aquele que passa apenas o cartão no dia do pagamento) para determinado(a) cidadão(a) em troca, toda aquela família vota naquele político. Essa pratica é também conhecida por apadrinhamento. Também existe o clientelismo devido aos empregos fornecidos em compromissos de campanha.
Por causa disso os nossos políticos entopem as prefeituras de pessoas com cargos mixurucas, transformando a mesma em CABIDE DE EMPREGOS, quando o certo seria fazer o enxugamento da folha de pagamento, despedindo todos os vagabundos que ficam pendurados nas tetas do poder público, pesando no orçamento do município e colocando pessoas que realmente fazem alguma coisa pela cidade recebendo salários defasados. Desta e de muitas outras formas, muitos políticos tradicionais do Brasil e do nosso município, conseguem construir seus CURRAIS, seus redutos de votos, tendo muitos votos por conta do clientelismo. E ainda existe a famigerada corrupção que é a pior coisa que acontece. É a mãe de todas as misérias e dificuldades de nosso povo. É o roubo do dinheiro do povo, das crianças, dos idosos, das mulheres. “Grande parte desse mal nasce dos maus políticos” e perduram em função das famigeradas oligarquias.


Autor: Rafaella Matos

O GOLPE DENUNCISTA DA DIREITA ESTÁ SENDO DESMASCARADO

Buratti afirma que sofreu violência para denunciar Palocci

Pivô da denúncia da "Máfia do Lixo" de Ribeirão, que envolveu o ex-ministro Antonio Palocci (PT) em um suposto esquema de propinas, o advogado Rogério Tadeu Buratti tem nova versão para o caso seis anos depois. Em entrevista exclusiva ontem à Folha, ele disse ter sido vítima de violência física para denunciar Palocci, em 2005. "Todo aquele cenário montado foi uma grande coação", afirmou, referindo-se à prisão e às imagens de seu depoimento, prestadas na Delegacia Seccional e que vazaram na imprensa na época. A Secretaria da Segurança Pública e a Promotoria, que também participou dos depoimentos, negaram que o advogado tenha sofrido violência. Buratti, que mora hoje na Itália, foi procurado pela reportagem para falar da reabertura do caso da "Máfia do Lixo". Ele preferiu falar por meio do Facebook. Ontem, o promotor Aroldo Costa Filho disse que Buratti vai ser ouvido pela Justiça de Ribeirão. Em 2005, a polícia e o Ministério Público gravaram o depoimento do advogado. As imagens não mostraram, porém, nenhuma agressão. Buratti afirma também ter sido vítima de violência moral, que o atingiu e também à sua família. Segundo ele, sua prisão foi "objeto de utilização política de toda ordem". Na ocasião, Buratti, então diretor da empresa Leão Ambiental, foi preso suspeito de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. Na delegacia, segundo Costa, Buratti declarou que o ex-ministro recebia R$ 50 mil mensais do grupo Leão Leão -do qual fazia parte a Leão Ambiental. O montante, segundo o depoimento, seria repassado para o PT. Depois da denúncia, Palocci caiu. "Ele disse que iria contar o que sabia porque tinha medo de morrer", afirmou o promotor. Além disso, segundo Costa, em nenhum momento Buratti foi questionado especificamente sobre Palocci. Dois anos depois, Buratti voltou atrás e registrou em cartório que as informações dadas em 2005 não eram verdadeiras. O advogado, no entanto, nunca deu explicações sobre a versão de 2007. Nem ontem ele quis falar sobre isso. A suposta "Máfia do Lixo" voltou à tona na semana passada, quando o TJ (Tribunal de Justiça) acatou recurso do Ministério Público e determinou a abertura da ação penal. 

'NÃO SOU NADA RICO'
 
Buratti disse que teve que se mudar para a Itália, onde atua num escritório de advocacia, porque foi "jogado para fora" do mercado de trabalho. "Lamentavelmente não conseguia mais trabalho no Brasil e, ao contrário do que diziam, não sou nada rico", afirmou. "Preciso trabalhar, viver, pagar minhas contas e educar meus filhos", disse. "Estou lutando muito para reconstruir minha vida." 

OUTRO LADO
 
O promotor Aroldo Costa Filho e a Secretaria de Estado da Segurança Pública negaram que Rogério Buratti tenha sofrido agressão física ou coação durante os depoimentos dados em 2005. "Ele explicou como ocorriam as fraudes nos contratos [da Leão Leão] e, sem ninguém perguntar nada, disse que o Palocci recebia R$ 50 mil por mês", afirmou o promotor. Segundo ele, até aquele momento a Promotoria não investigava o ex-ministro e sim somente os contratos supostamente irregulares. "Conseguimos as provas materiais. Onde está a mentira e a violência?" O promotor afirmou que foram feitas escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e que não houve delação premiada. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança, não há registro na Corregedoria da Polícia Civil sobre denúncias feitas por Buratti contra o ex-delegado seccional Benedito Antonio Valencise ou qualquer outro policial que participou das investigações e do interrogatório de seis anos atrás. 

NOTA DO BLOG: INSISTIMOS QUE A IMPRENSA MARRON DE DIREITA, ACOSTUMADA A BOTAR E TIRAR MINISTROS, LEVANTAR CALÚNIAS E TENTAR ESCOLHER OS NOSSOS REPRESENTANTES ATRAVÉS DE FACETAS ESTÁ, AOS POUCOS, SENDO DESMASCARADA A TODOS OS QUE AINDA NÃO CONHECIAM O LADO PODRE DO JORNALISMO BRASILEIRO. O CASEIRO FRANCINILDO UMA DIA VAI SER DESMASCARADO E PROVADO QUE RECEBEU DINHEIRO DE ALGUÉM DA OPOSIÇÃO PARA INVENTAR ESTÓRIAS EM DESFAVOR DE ANTÔNIO PALOCCI. A VERDADE SEMPRE PREVALECE.

O CÂNCER DA CORRUPÇÃO

Ao menos 22 são presos por crimes de contrabando e corrupção policial

Mandados estão sendo cumpridos em 38 cidades do PR, quatro em SP, três no MS, três em MG, um em RO e um no MT

SÃO PAULO - Pelo menos 22 pessoas já foram presas nesta quinta-feira, 17, acusadas de participar de uma organização criminosa especializada em contrabando, principalmente de cigarros, além de corrupção policial, que agia na fronteira do país.
Operação da PF em Guairá, Paraná - Divulgação
Divulgação Operação da PF em Guairá, Paraná
 
A operação Láparos, da Polícia Federal, visa desarticular essa quadrilha cumprindo 150 mandados de busca e apreensão e de 108 ordens de prisão preventiva, das quais 43 em desfavor de policiais. Os mandados estão sendo cumpridos em 38 cidades do Paraná, quatro em São Paulo, três no Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais, um em Rondônia e um no Mato Grosso. Segundo a PF, entre os integrantes do grupo estão 13 policiais estaduais civis e 29 militares do Paraná e um da Polícia Rodoviária Federal, que receberiam vantagens econômicas para informar sobre as ações da PF contra o contrabando, garantindo ainda a livre circulação de veículos usados pela quadrilha para distribuir cigarros e agrotóxicos contrabandeados. Todas as ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Guaira e em Umuarama. Segundo a PF, ao longo de 14 meses de investigações foram presas em flagrante 202 pessoas e apreendidos mais de três milhões de pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai; 6,5 toneladas de agrotóxicos de mesma origem; 109 caminhões; 76 automóveis e 13 embarcações.

NOTA DO BLOG: CASO ISSO TIVESSE ACONTECIDO EM PAÍSES SÉRIOS, OS RESPONSÁVEIS DEMORARIAM SAIR DA PRISÃO E OUTROS TANTOS QUE FAZEM O CONTRABANDO, DEIXARIAM DE FAZÊ-LO PELO SIMPLES FATO DE QUE A PUNIDADE REPELE A ÂNCIA PELO CRIME. É ASSIM, POR EXEMPLO, NA ARÁBIA SAUDITA, NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, NO CATAR E NO BARHEIN. ESSES PAISES DO ORIENTE MÉDIO SÃO OS QUE MAIS VENDEM OURO NO MUNDO. OS LOCAIS DE VENDA DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS NÃO POSSUEM ALARME NEM BLINDAGEM OU MESMO QUALQUER OUTRO DISPOSITIVO. MESMO ASSIM, PRATICAMENTE NÃO EXISTEM ASSALTOS A ESSAS LOJAS E SABEM O PORQUÊ? PORQUE O CIDADÃO SABE QUE SE FOR PEGO ROUBANDO OU FURTANDO NAQUELES PAÍSES ELE PERDE A SUA MÃO. SE FOR REICIDENTE É CAPAZ DE PRISÃO PERPÉTUA OU MESMO A PENA DE MORTE. NESSE SENTIDO, ELE PENSA, ANTES DE FAZER QUALQUER COISA, NA MÃOZINHA DELE, NA VIDA DELE, NA VERGONHA PERANTE A SOCIEDADE. E DESISTE DE COMETER O CRIME. É SIMPLES ASSIM.

MAIS PROVAS

Agnelo diz ter como provar empréstimo de R$ 5.000 a lobista

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), afirmou nesta quarta-feira (16) ter como provar que emprestou R$ 5.000 ao lobista Daniel Almeida Tavares. A quantia teria saído de sua própria conta corrente ou da conta de sua mulher. Isso eu posso mostrar, isso não tem problema, declarou. O petista disse que estava em sua casa quando entregou o dinheiro a Daniel. Ele afirmou que costuma guardar dinheiro em espécie em casa por questões de segurança. Caso comprove que o dinheiro saiu de sua conta ou da conta de sua mulher, o petista reduzirá dúvidas sobre o caso. O lobista Daniel depositou os R$ 5 mil na conta de Agnelo em 25 de janeiro de 2008, quando Agnelo era diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No mesmo dia do depósito, a agência beneficiou a União Química, empresa farmacêutica para quem Daniel trabalhava na época. Na entrevista, Agnelo respondeu a questões sobre supostas irregularidades em sua gestão no Ministério do Esporte (2003-2006) e sobre deficiências dos serviços públicos em Brasília, como educação, saúde e segurança. Ele prometeu acabar em 2013 com os apagões de energia na cidade, a tempo de sediar a Copa das Confederações promovida pela Fifa.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BOA SORTE, PROFESSORA

A professora Amanda Gurgel, que ganhou fama no país depois de um discurso inflamado durante audiência pública no mês de março, na Assembleia Legislativa, onde era discutida a situação dos professores da rede pública, será candidata a veredora em Natal. O PSTU, partido a que a professora é filiada, confirmou que a professora está na nominata de pré-candidatos da legenda para disputar vagas na Câmara Municipal do Natal.
Andreia MunfordProfessora Amanda Gurgel ganhou notoriedade após discurso inflamado em defesa dos professores 
Professora Amanda Gurgel ganhou notoriedade após discurso inflamado em defesa dos professores

De acordo com a direção do PSTU, a professora é "a melhor alternativa política para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade na Câmara Municipal". A professora, que já disputou eleições dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), afirma que quer dar uma alternativa "revolucionária e socialista" à população. "Queremos oferecer para os trabalhadores e a população pobre de Natal uma verdadeira alternativa socialista e revolucionária para a educação de nossa cidade, capaz de enfrentar o descaso que há décadas aflige nossas escolas em função dos ataques desses partidos tradicionais.", disse a professora  A professora de Português Amanda Gurgel ganhou notoriedade quando, num vídeo, gravado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reclamava sobre a situação atual dos professores potiguares. O vídeo, divulgado na internet, foi visto por milhares de pessoas e Amanda foi convidada para participar de programas nacionais de televisão. À época, a professora não estava ensinando. Devido a um problema de saúde que ela prefere não revelar qual era, ficou um ano longe das salas de aula. No período de readaptação, trabalhou na biblioteca da Escola Estadual Myriam Coeli. De volta às salas de aula desde julho, quando foi encerrada a maior greve da categoria no estado, Amanda Gurgel retomou sua rotina.

REFLEXÃO
 
POR QUE SERÁ QUE OS PROFESSORES NÃO GOSTAM DE SE FILIAREM AO PSDB OU AOS "DEMOS"? INTERESSANTE NÃO É MESMO, LEITOR? REFLITA E COMENTE.