sábado, 12 de novembro de 2011

O TERROR DA DIREITA, DA IMPRENSA MARRON E DOS PODEROSOS


Por que são processados os blogueiros?


Até bem pouco tempo atrás, os meios de comunicação hegemônicos – rádio, televisão, grandes jornais e revistas – detinham o monopólio da mediação da esfera pública, o que lhes conferiu um alto grau de poder político e econômico. Alguns passaram a chamar a mídia de 4º poder, mas o apelido que pegou nos últimos tempos foi PIG – Partido da Imprensa Golpista.

O fato é que o surgimento das novas tecnologias da comunicação abalou, ainda que não se saiba medir em que grau, esse monopólio. A internet e sua arquitetura aberta, descentralizada e colaborativa permitiu o nascimento de milhares de novos atores sociais com a capacidade de produzir informação e opinião, criando o que até então não havia – o contraponto.

Blogs, microblogs, redes sociais e portais não vinculados à velha mídia deram voz aos que estavam calados e quebrou o monopólio da fala que estava concentrado numa elite política e econômica. E, isto, é disputa de poder.

Essa elite e seus veículos de comunicação não aceitam perder nem um naco do poder que lhes era exclusivo e estão utilizando de todos os expedientes para calar a “concorrência”.

Desqualificar e estrangular

A fórmula que estão usando é simples: desqualificação + estrangulamento econômico. 
 
No primeiro caso tentam marcar os blogueiros e ativistas digitais com o carimbo da falta de credibilidade e compromisso com a informação. Um emblema disso foi a campanha do site do Estadão produzindo pela agência Talent. Onde um macaco chamado de Bruno tinha um blog que servia como fonte para o trabalho de um estudante de economia. O comercial deu o que falar na época e foi tirado do ar.

Outro emblema dessa desqualificação foi o sobrenome que Serra deu aos blogueiros durante a campanha presidencial de 2010 – Sujos.

A outra via utilizada para tentar calar os blogueiros é a judicial, uma enxurrada de processos civis e criminais contra blogueiros, com a imposição de multas impagáveis tem pipocado em todo o país. São movidos, na maioria dos casos, por coronéis da política, por jornalistas, empresas de comunicação e pelo setor corporativo. Um dos casos que ganhou mais evidência foi o do blog Falha de S.Paulo, dos irmãos Mário e Lino Bochini.

Esse expediente da judicialização da censura não é exclusivo do Brasil. Nos Estados Unidos, em 2007, processos contra blogueiros movimentaram 17,4 milhões de dólares.

Dois pesos e duas medidas

Há os que dizem que, apesar da necessidade de se garantir a liberdade de expressão, não se pode vendar os olhos para o fato de que muitos blogueiros publicam conteúdos discriminatórios (racistas, homofóbicos e nazistas), inventam fatos que comprometem a honra de pessoas e empresas.

Bem, isso pode até ser verdade, mas não é o retrato da realidade da judicialização da censura. A maioria dos blogueiros não tem sido processada por veicular conteúdos criminosos, mas sim por estarem revelando informações que não eram divulgadas pela mídia hegemônica e, principalmente, por emitirem opinião e versão diversa dos pseudo-fatos publicados pela velha mídia.

Muito pelo contrário. Quem tem publicado conteúdos discriminatórios e que comprometem a honra das pessoas é a velha mídia. E o pior, o faz livremente. Emissoras de televisão, jornalões e revistas têm o direito de dizer o que quiser, sem revelar suas fontes, sem que qualquer apuração e fatos que sustentem suas notícias sejam apresentados à sociedade, infringindo a Constituição Federal que diz que o ônus da prova é de quem acusa.

Bem, mas essa velha mídia pode ser processada. Eu diria, poder até pode, mas o estrago que uma manchete de jornal ou uma notícia veiculada no jornal nacional provoca não tem processo que repare.

Um ambiente de direitos e não de proibição

A tentativa de cercear a liberdade de expressão da sociedade para que os velhos impérios midiáticos mantenham sua liberdade de empresa e o monopólio de mediação da esfera pública se dá pela judicialização da censura e pela articulação para que se aprovem leis restritivas para a internet, como no caso do AI 5 digital do senador Azeredo.

O debate sobre a internet não pode se dar a partir do que deve ser proibido e evitado na rede, mas sim dos direitos e liberdades que ela precisa garantir. Por isso é urgente a aprovação do Marco Civil da Internet e a discussão de um novo marco regulatório para as comunicações.

Compreender a fundo as transformações no ambiente da comunicação e na sociedade que a internet e as novas mídias estão produzindo é um desafio. Mas só o seu potencial mobilizador e questionador já são suficientes para incomodar os bastiões do status quo ( Expressão latina que quer dizer: estado atual das coisas, dos fatos, da situação)
 
Por isso, estão sendo processados os blogueiros.

SEM MOLEZA CONTRA OS ABUTRES DA OPOSIÇÃO BRASILEIRA


Lupi fica e promete: "Eu vou mudar esse ciclo de ministro derrubado no grito"


A entrega de duas medalhas ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), na Assembleia Legislativa do Rio, nesta sexta-feita, acabou transformada em um ato de apoio ao pedetista. Em seu discurso, em tom de ataque à imprensa, Lupi afirmou que acabará com a derrubada de ministros do governo Dilma "no grito" e disse que vai aproveitar a crise para debater o papel do jornalismo brasileiro. - Se tem ladrão na política? Tem em todas as categorias, inclusive no jornalismo brasileiro. Temos que ir fundo nesta discussão - afrirmou Lupi. Em uma das faixas de solidariedade ao ministro, os pedetistas escreveram: "Em 1954, a imprensa marrom acusou Jango e, em 2011, querem repetir a história com Lupi".  - Eu vou mudar esse ciclo de ministro sendo derrubado no grito. Comigo, não. Esse PDT é a resistência - afirmou Lupi. - Os jornalistas podem escrever o que quiserem, mas é preciso dar o direito à defesa - completou. Ao se comparar com Leonel Brizola, Getúlio Vargas e João Goulart, Lupi tratou a crise do ministério como uma "covardia" e lembrou que é preciso ter "lombo duro". O ministro disse que ele próprio pediu para que as supostas irregularidades fossem investigadas: - Quem não deve, não teme. Nosso corpo é fechado. A plateia ficou lotada. Cerca de 600 pessoas participaram da homenagem. Lupi recebeu os títulos de cidadão e benemérito do Rio de Janeiro. O ministro recebeu o apoio de sindicatos, prefeitos e deputados do PDT e de partidos aliados, como o PT e o PSB. O senador Lidbergh Farias também declarou apoio a Lupi em seu discurso. - O Lupi, nos governos Lula e Dilma, sempre foi quem puxou o governo para o lado do povo. Se estão o atacando desse jeito, é por suas qualidades. Estamos com ele até o fim desta batalha porque vamos vencer". A entrega das medalhas foi aprovada em plenário antes da crise, no dia 3 de junho, por iniciativa do deputado estadual Luiz Martins. Mas o colega de bancada, Paulo Ramos, também do PDT, não participou da cerimônia. Ramos tentou, sem sucesso, cancelar a homenagem. - O momento é impróprio para a homenagem, visto que os pedetistas estão divididos. No Rio, o PDT virou um balcão de negócios com a direção do Lupi. Para fazer a homenagem, só com todas as denúncias apuradas - afirmou Ramos.

NOTA DO BLOG: GRANDE BRASILEIRO! GRANDE HOMEM! NOSSA SOLIDARIEDADE PARA SUA EXCELÊNCIA, O MINISTRO CARLOS LUPI. DEIXA A OPOSIÇÃO BRASILEIRA VIR PARA OS MUNICÍPIOS DO RN. AQUI TEM O QUE FISCALIZAR. TODAVIA, RECHARÇAMOS O DENUNCISMO. VÃO TRABALHAR, VAGABUNDOS!

NADA JUSTIFICA ISSO



China impede que indicado ao Nobel receba visitas em seu aniversário



O advogado Chen Guangcheng, candidato ao prêmio Nobel da Paz em várias edições e em prisão domiciliar desde que saiu do cárcere em 2010, completou 40 anos neste sábado, o que provocou violentos confrontos entre as autoridades que o vigiam e aqueles que tentaram visitá-lo. Todos que se aproximaram da casa de Chen, na cidade de Dongshigu, na província oriental de Shangdong, foram agredidos ou presos, segundo o jornal independente "South China Morning Post". Em 2005, Chen foi condenado a quatro anos e três meses de prisão por denunciar uma série de abortos forçados pelas autoridades de planejamento familiar na localidade de Shandong (leste da China). Desde sua libertação em setembro de 2010, Chen, sua esposa, Iuane Weijing, e sua filha de seis anos, Chen Kesi, vivem reclusos em sua casa e incomunicáveis. O outro filho de Chen, de oito anos, vive com outros parentes e não vê seus pais desde o início deste ano. Várias organizações não governamentais, como a China Human Rights Defender, pediram a "libertação imediata" de Chen e sua família, principalmente depois dos rumores sobre a morte do advogado após uma agressão há duas semanas. Este ataque, segundo a ONG China Aid Association, que revelou detalhes da brutal tortura à qual supostamente foram submetidos Chen e sua esposa, durou quatro horas e foi realizado diante da filha do casal. O motivo da suposta agressão teria sido o vazamento de um vídeo em fevereiro no qual Chen, que aproveitou uma falha nos sistemas de bloqueio de sinais de seus sequestradores, dava detalhes sobre sua prisão domiciliar. Além da proibição de visitas, as buscas pelo nome "Chen Guangcheng" estão bloqueadas no Weibo, o serviço de microblog mais popular da China, onde o Twitter é censurado.

NOTA DO BLOG: NEM O CRESCIMENTO ECONÔMICO VIGOROSO, NEM A PROSPERIDADE QUE CHEGA NA FUTURA PRIMEIRA POTÊNCIA MUNDIAL, NEM SUAS ÓTIMAS UNIVERSIDADES, SUA RÁPIDA JUSTIÇA E SUAS OUTRAS GRANDES VANTAGENS JUSTIFICAM A FALTA DE LIBERDADE. REPELIR O QUE EXISTE DE RUIM NO SISTEMA DEMOCRÁTICO OCIDENTAL EM PROL DA MANUTENÇÃO DO CRESCIMENTO ECÔNOMICO CHINÊS E SUAS TRANSFORMAÇÕES JÁ É UM FATOR ALTAMENTE QUESTIONÁVEL. AGORA, PRIVAR O CIDADÃO CHINÊS DE RECEBER VISITAS, DE PROTESTAR CONTRA ERROS É UM ABSURDO QUE NOS FAZ AQUI DO BRASIL LEMBRAR OS VELHOS CORONÉIS, OS CAPANGAS E CAPATAZES, AS INJUSTIÇAS CLÁSSICAS E TANTAS OUTRAS BARBÁRIES. SERÁ QUE EXISTE ISSO AINDA NA SUA CIDADE, CARO LEITOR? PERSEGUIÇÃO, TRANSFERÊNCIAS ABRUPTAS, DEIXAR DE EFETUAR PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIO CONCURSADO, DESVIO DE DINHEIRO, ENRIQUECIMENTO ILÍCITO? JESUS DISSE QUE NÃO PODERIAMOS SEGUIR A DOIS CAMINHOS. OU O LADO DO BEM OU O LADO DO MAL. CONTEXTUALIZEMO-NOS SEMPRE.