sábado, 20 de abril de 2013

UM HOMEM DIFERENTE. UM HOMEM DE BEM, DO BEM

Lula é recebido entusiasticamente pelo povo mexicano
Lula no México: “Eu vim aqui dar um testemunho. É possível acabar com a fome do mundo”
Lula vestido com trajes típicos participa de evento no México (Foto: Ricardo Stuckert/IL)

Ex-presidente brasileiro disse que as críticas que as iniciativas de combate à pobreza estão recebendo no México são iguais as que ele recebia no começo do seu governo.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na tarde desta sexta-feira (19) em Chiapas, para o lançamento da Cruzada Nacional contra a Fome do governo do México, junto com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a ministra de Desenvolvimento Social, Rosario Robles e o governador de Chiapas, Manuel Velasco. A iniciativa, uma das prioridades de Peña Nieto no seu início de mandato, é inspirada nos programas e no compromisso do governo brasileiro no combate à pobreza.  ”O programa Fome Zero no Brasil inspirou em boa medida a Cruzada Nacional contra a fome”, declarou a ministra Robles. Peña Nieto destacou como o exemplo do Brasil inspira a iniciativa “você teve êxito e tirou 33 milhões de brasileiros da pobreza. Aqui estamos empenhados para 7 milhões e meio de mexicanos abandonem essa condição e tenham dignidade. “ Lula, com uma vestimenta tradicional da região, falou de como a experiência brasileira prova que é possível erradicar a miséria no mundo. “Eu vim aqui dar o meu testemunho. É possível terminar a fome no mundo. O que necessitamos são de governos comprometidos com os pobres. Os ricos não precisam dos governos. Quem precisa do governo são as pessoas pobres do mundo.” O ex-presidente brasileiro disse que as críticas que as iniciativas de combate à pobreza estão recebendo no México são iguais as que ele recebia no começo do seu governo. E incitou Peña Nieto a ter no seu governo um compromisso permanente com os mais pobres “Este país tem tudo que seu povo necessita, e agora, presidente, eles tem você. Não falte com eles.”

UMA GRANDE NOTÍCIA

Governo vai licitar obras de trecho da 'transposição' no RN 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), confirmou que no mês de junho o Governo Federal fará licitação para o trecho 4 da transposição do rio São Francisco, que inclui a cidade de Apodi. Durante audiência com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ontem a tarde, o presidente da Câmara disse que recebeu do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a confirmação do novo trecho da transposição . O deputado Henrique Eduardo Alves afirmou que ainda não está confirmada a data de visita da presidenta Dilma Roussseff ao Rio Grande do Norte, mas destacou que está confirmado que o Estado potiguar será o próximo a ser visitado por ela.  Na pauta da agenda presidencial no Estado há a ordem de serviço da barragem de Oiticica, uma obra de R$ 300 milhões. “Essa obra o Estado espera há 50 anos”, lembrou o deputado Henrique Eduardo. Na agenda administrativa que fará em terras potiguares, a presidenta Dilma Rousseff anunciará a duplicação da BR 304, de Natal a Aracati (CE). O serviço está orçado em R$ 1,2 bilhão. “E nessa obra está incluída a duplicação da Reta Tabajara”, ressaltou.