quarta-feira, 16 de abril de 2014

A GUERRA DE FATO VAI COMEÇAR

Campanha eleitoral já começou. De fato, deslancha nos próximos dias
A política é linda. Através dela, chegamos ao clímax da cidadania, da democracia e da possibilidade de melhorarmos de vida e trazer um futuro melhor para as próximas gerações. Sim, a política é fantástica pois tem a capacidade de aglutinar forças em prol do bem comum. Ela é a representatividade da coletividade, de interesses nobres de todos, indistintamente. Não, você não está lendo errado: a política é linda e o cristianismo se insere, de fato, na política.
O problema primeiramente está em nós mesmos. Ah! se todos soubessem, ao menos, por um dia o que é viver numa ditadura, sem saber o que pode e o que não pode. Sem ter um arcabouço jurídico protetor de direitos e garantias, sem um rumo, sem a quem reclamar, sem saber o que fazer. Pois muitos povos e nações vivem assim, amarrados, acorrentados, feridos sem prosperidade. E nós, brasileiros, temos um patrimônio incalculável nas mãos, isto é, independente de cor, raça, religião, posição social, nós somos eleitoralmente iguais, temos eleições limpas, transparentes, com imprensa livre e instituições em processo de aprimoramento contínuo em termos republicanos. Um pobre pode eleger e destituir um rico como representante. Isso não é fantástico? mas teimamos em não gostar de debater, preferimos a rivalidade com o vizinho, tornamos, na maioria das vezes, as eleições um carnaval, um desfile de escola de samba, numa emoção artificial como em um jogo de futebol. 
Eleição é coisa séria a ser debatida nas escolas, nas praças, no seio familiar e em todos os locais. Mas não uns querendo impor seus candidatos aos outros. A argumentabilidade é que deveria pairar nossas análises, nosso senso crítico, nossos desejos. Não ter medo de elogiar nem muito menos de criticar. Esse, sim, é o caminho, ou seja, lapidar a nós mesmos para que então nossos representantes reflitam nosso caráter nos mais altos cargos públicos. Se não mudarmos, eles também não vão mudar e não se fazem omeletes sem ovos.

OU MUDAMOS OU NOSSOS SONHOS SEM TORNARÃO PELA METADE