Número de matriculados no ensino superior sobe 110% em 10 anos
O número de alunos matriculados em cursos de graduação no país aumentou
7% no ano passado em relação a 2009. Segundo a edição 2010 do Censo da
Educação Superior, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da
Educação, o Brasil atingiu 6,3 milhões de matrículas em 29,5 mil cursos
oferecidos por 2.377 instituições. Considerando toda a última década, de 2001 a 2010, o crescimento no número de matrículas foi de 110%. "O resultado é positivo e prenuncia o cumprimento das metas
estabelecidas para 2010. Houve aumento na matrículas em todo o país e
também na qualificação dos docentes, portanto há mais pessoas estudante
com mais qualidade", disse o ministro Fernando Haddad. "Talvez tenha sido a melhor década de acesso à educação superior, tanto
em termos relativos como em absolutos --mas sobretudo em absolutos."
Número de matrículas em cursos de graduação |
Ano |
Total |
Públicas |
Privadas |
% |
Total |
% |
Federal |
% |
Estadual |
% |
Municipal |
% |
2001 |
3.036.113 |
944.584 |
31,1 |
504.797 |
16,6 |
360.537 |
11,9 |
79.250 |
2,6 |
2.091.529 |
68,9 |
2002 |
3.520.627 |
1.085.977 |
30,8 |
543.598 |
15,4 |
437.927 |
12,4 |
104.452 |
3 |
2.434.650 |
69,2 |
2003 |
3.936.933 |
1.176.174 |
29,9 |
583.633 |
14,8 |
465.978 |
11,8 |
126.563 |
3,2 |
2.760.759 |
70,1 |
2004 |
4.223.344 |
1.214.317 |
28,8 |
592.705 |
14 |
489.529 |
11,6 |
132.083 |
3,1 |
3.009.027 |
71,2 |
2005 |
4.567.798 |
1.246.704 |
27,3 |
595.327 |
13 |
514.726 |
11,3 |
136.651 |
3 |
3.321.094 |
72,7 |
2006 |
4.883.852 |
1.251.365 |
25,6 |
607.180 |
12,4 |
502.826 |
10,3 |
141.359 |
2,9 |
3.632.487 |
74,4 |
2007 |
5.250.147 |
1.335.177 |
25,4 |
641.094 |
12,2 |
550.089 |
10,5 |
143.994 |
2,7 |
3.914.970 |
74,6 |
2008 |
5.808.017 |
1.552.953 |
26,7 |
698.319 |
12 |
710.175 |
12,2 |
144.459 |
2,5 |
4.255.064 |
73,3 |
2009 |
5.954.021 |
1.523.864 |
25,6 |
839.397 |
14,1 |
566.204 |
9,5 |
118.263 |
2 |
4.430.157 |
74,4 |
2010 |
6.379.299 |
1.643.298 |
25,8 |
938.656 |
14,7 |
601.112 |
9,4 |
103.530 |
1,6 |
4.736.001 |
74,2 |
Fonte: Censo da Educação Superior 2010/MEC |
Segundo o ministério, um dos fatores que explicam o crescimento é o
aumento da oferta de cursos à distância e tecnológicos --a modalidade à
distância representou 15% do total em 2010. Haddad disse que o ritmo de crescimento do ensino à distância só não foi
mais forte porque o MEC controlou a alta. "O EAD [ensino à distância]
só não cresce mais em função do MEC. O MEC está ditando o ritmo de
crescimento do EAD para não ter o efeito da educação presencial. Não
queremos que aconteça com a EAD aquilo que aconteceu nos anos 1990 com a
educação presencial --crescer descontrolado e com qualidade inferior".
O Censo também detectou que o percentual de matrículas das regiões
Norte, Nordeste e Centro-Oeste aumentou de 2001 para 2010, em
contrapartida ao decréscimo da participação das regiões Sudeste e Sul no
total. Os alunos de graduação também estão mais jovens e preferem estudar à noite. Em 2010, a média de idade dos alunos dos cursos presenciais foi de 26
anos. Já nos cursos a distância, a média é de 33 anos. Entre 2000 e
2010, as matrículas presenciais noturnas passam de 56% para 63% do
total. Considerando apenas as instituições privadas, as matrículas
noturnas corresponderam a 73% em 2010. As mulheres são maioria entre os alunos. No ano passado, 57% das
matrículas foram feitas por mulheres, índice que sobe para 61%
considerando apenas os alunos no último ano do curso. "Há uma fronteira a ser explorada. Brasileiros entre 30 e 40 anos que
querem voltar a estudar, mas nesse momento estamos mais preocupados com a
qualidade do que com a questão quantitativa."
CONCLUINTES
Em relação aos alunos concluintes, o Censo aponta que o crescimento não
acompanhou o número de matriculados --ou seja, menos alunos conseguiram
terminar os cursos. Os resultados indicam que praticamente não houve aumento de 2009 para
2010, ano em que foi atingido o número recorde de 973 mil concluintes. Sobre o ritmo de crescimento menor entre os concluintes, Haddad disse
que houve uma mudança de metodologia no ano de 2009, o que
superdimensionou os dados naquele ano, e por isso o crescimento
verificado entre os dois anos foi menor:
"Peço para desconsiderarem o ano de 2009. Houve uma metodologia que foi
introduzida e depois revista." Segundo o ministério, a metodologia usada
em 2009 incluía a categoria "provável formando" para classificar os
alunos, o que inflacionou os resultados. A categoria deixou de existir
em 2010.
NOTA DO BLOG: COM O PROUNI, O REUNI, O FIES, A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES PELO INTERIOR, O AVANÇO EXPRESSIVO DOS IFs (ANTIGOS CEFETs), DA ESTRUTURA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, DOS AUMENTOS REAIS NO SALÁRIO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, O BRASIL CONQUISTOU AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E TÉCNICA. PRECISAMOS DESBLOQUEAR AS CONTAS DAS PREFEITURAS PARA AVANÇAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DINHEIRO TEM E MUITO. APESAR DE ALGUNS GOVERNADORES COMO DONA YEDA CRUSIUS TEREM IMPETRADO COM AÇÃO NO STF CONTRA O PISO NACIONAL DOS PROFESSORES, CONSEGUIMOS MAIS ESSA CONQUISTA. ISSO SÓ FOI POSSÍVEL DEVIDO A OUSADIA DO POVO QUE DEU OPORTUNIDADE PARA QUE PESSOAS EMANADAS DO PRÓPRIO POVO FIZESSEM O QUE NUNCA FIZERAM ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS. SE O POVO OUSAR MAIS, TEREMOS MUITO MAIS.