segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O DIA DO PROFESSOR

Dia 15 de outubro também poderia se chamar dia dos abandonados do Brasil

Hoje, segunda-feira, muitos e muitos professores de todo Brasil já estão nesse momento em sala de aula. Pode parecer mentira mas ser professor no Brasil está muito mais para o instinto de sobrevivência e heroísmo do que para o seguimento numa carreira linda, que é o repasse de conhecimentos, o que hoje chamamos de provocador de discussões. Não adianta dizerem que nasceram para ser professores ou fazem por que amam a profissão. Antes, falam mais alto os filhos que ficaram em casa, as contas para pagar, a qualidade de vida que todo ser humano procura. No Brasil, a produtividade dos professores é algo admirado visto os seus proventos e a falta de motivação nas escolas públicas.
Mais do que a limitação do orçamento, o grande problema é a corrupção que corrói os recursos, principalmente dos maiores culpados pelo problema da desvalorização dos professores que são os prefeitos do Brasil, com as devidas e honrosas exceções. Muitos não pagam o piso nacional. A grande maioria deles não debate os recursos do FUNDEB com os professores e somem com um fatia considerável que sobra desse montante. A sociedade permanece calada ou falando baixinho. Lamentável!
Certamente, muitas coisas melhoraram mas poderiam ter melhorado muito mais, não fosse os ladrões corruptos desse país. O governo federal tem feito a sua parte mesmo ainda com certa morosidade. O piso naiconal é um primeiro passo que muitos teimam, contra a lei, a cumprir. nos Estados Unidos, ser professor desde o infantil até a universidade é carreira vantajosa financeiramente. que um dia cheguemos perto disso.

OBRIGADO QUERIDOS PROFESSORES! VOCÊS SÃO A RAZÃO DE UMA SOCIEDADE