segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ARTIGO: O GOLPISMO DA MÃO INVISÍVEL DA IMPRENSA



Não há mais como transigir , em nome da diversidade de opiniões, com a velha ortodoxia assimilada pelos jornalões, portais e emissoras de televisão como "exemplo de racionalidade econômica". Já aprendemos demais com a tragédia para vê-la rediviva como farsa.


O reino dos céus, de acordo com a tradição cristã, será dos homens de boa fé. A eles já pertencem, na sua íntegra, os conteúdos noticiosos do dispositivo midiático nativo. No momento em que a Comissão Européia prevê um forte freio na atividade econômica em 2012 e não descarta a hipótese de uma longa e profunda recessão, editoriais e os conhecidos representantes do jornalismo de mercado pregam como “medidas de cautela contra o contágio” a mesma agenda que quase nos levou ao colapso nos oito anos do consórcio demotucano.
Fingindo ignorar que se rompeu uma coisa que já estava rompida, homens e mulheres de “boa fé,” de prestigiosas redações, voltam a aplicar a estratégia do terrorismo econômico, na expectativa de gerar uma profecia que se auto-cumpre. Enquanto o Banco Central, acertadamente, revê medidas de restrição ao crédito, depois de ter iniciado a redução das taxas de juro em agosto, os oráculos da grande imprensa sonham em ver reinstalada a política fundamentalista que, de 1994 a 2002, implementou radical mecanismo de decadência auto-sustentada, marcada por crescentes dívidas e desemprego, e anemia da atividade econômica.
O Brasil ideal seria aquele com juros elevados, maior dificuldade de financiamento, menor mercado para exportações e a volta a negociações duras com bancos e organismos multilaterais. A nostalgia cega qualquer possibilidade de análise séria. Se a liberdade de imprensa é tanto mais ampla quanto maior for a responsabilidade ética dos que a fazem diariamente, podemos afirmar, ancorados em um razoável número de citações jornalísticas, que só  a regulamentação da mídia pode salvar a esfera pública por ela ameaçada.
No capítulo das mentiras complexas que se arrastam há décadas, há que se arremeter com energia demolidora contra o sequestro da moral pública pelos critérios que definem a lógica do mercado. Está em curso uma ação que não tem outro objetivo senão o do esvaziamento da essência da política.
Não há mais como transigir , em nome da diversidade de opiniões, com a velha ortodoxia assimilada pelos jornalões, portais e emissoras de televisão como “exemplo de racionalidade econômica”. O receituário se repete como mantra: liberalização do comércio; ênfase no setor privado como fonte de crescimento, incluindo a privatização de empresas estatais; redução geral de todas as formas de intervenção governamental no mercado de capitais e no câmbio; precarização dos direitos trabalhistas e sucateamento do Estado. Já aprendemos demais com a tragédia para vê-la rediviva como farsa.
Sabemos que a desregulamentação dos mercados financeiros resultou numa explosão da dívida privada, numa especulação nunca vista anteriormente e abusos sórdidos do capital financeiro. O fundamento religioso de mercado está na base do estancamento da economia global e da crise que afeta a zona do Euro. Por que reeditá-lo por aqui? São inocentes os consultores e jornalistas de plantão? Não.
Eles sabem que a repercussão de alguns destes problemas vão bem além da esfera econômica. A capacidade de sobrevivência de governos democráticos como os do Brasil, Argentina, Uruguai, entre tantos outros, frente a contínuas reduções do nível de vida, seria discutível. Das redações o mercado articula o golpe. São insanas as corporações midiáticas? Não, são ávidas de poder, riquezas e inimigas juradas da democracia. O desprezo com que se referem às instituições representativas revela o autoritarismo que embasa sua estrutura discursiva. É preciso dar um basta aos que se inclinam, siderados, a qualquer aventura antidemocrática. A “mão invisível”  se move implacável em edições diárias.
Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil

A IMPORTÂNCIA DE UM VEREADOR

VEJA O QUE UM VEREADOR PODE FAZER POR VOCÊ, CIDADÃO:

1) APRESENTAR PROJETOS QUE BENEFICIEM A COMUNIDADE;

2) FISCALIZAR AS CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PREFEITO E SECRETÁRIOS);

3) ACIONAR O MINISTÉRIO PÚBLICO (PROMOTOR) PARA EMBARGAR VERBAS, ABRIR INQUÉRITOS, INVESTIGAÇÕES, EXIGIR EXPLICAÇÕES SOBRE PREÇOS, VALORES, QUALIDADE DA MERENDA, DO TRANSPORTE PÚBLICO, DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E OUTROS;

4) EXIGIR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A PRESTAÇÃO DE CONTAS CONFORME O ESTATUTO DAS CIDADES E COMPARAR COM O DINHEIRO. NO CASO DE DIFERENÇAS, ACIONAR O MINISTÉRIO PÚBLICO PARA PROVIDÊNCIAS;

5) ORGANIZAR A SOCIEDADE PARA PARTICIPAR DOS CONSELHOS DA MERENDA, DO BOLSA-FAMILIA, DO FUNDEB PARA AJUDAR NA FISCALIZAÇÃO E CONSEQUENTE COBRANÇA PELA APLICABILIDADE TOTAL DO NOSSO DINHEIRO;

6) FISCALIZAR PROVÁVEIS ENRIQUECIMENTOS ILÍCITOS, EVOLUÇÃO PATRIMONIAL INCOMPATÍVEL DE TODO FUNCIONÁRIO PÚBLICO E PEDIR PROVIDÊNCIAS LEGAIS;

7) APRESENTAR UMA LEI ANTI-NEPOTISMO PARA QUE OS CARGOS DE CONFIANÇA E COMISSIONADOS NÃO FIQUEM NUMA MESMA FAMÍLIA OU APENAS EM ALGUMAS. SENDO O CASO, PEDIR A COLABORAÇÃO DO PROMOTOR NESSE SENTIDO;

8) FAZER DEBATES PÚBLICOS, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA OUVIR OS CLAMORES DA POPULAÇÃO E POLITIZAR O POVO PARA QUE O MESMO ENTENDA SEUS DIREITOS E DEVERES;

9) CONVIDAR SECRETÁRIOS, PREFEITO E TODO FUNCIONÁRIO PÚBLICO EM QUESTÃO PARA EXPLICAR O PORQUÊ DA FALTA DE MÉDICO, DE PROFESSOR, DE REMÉDIOS, DA DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES, DE OFERTA DE TRATORES PARA OS AGRICULTORES E ETC;

10) CONTROLE IMPLACÁVEL SOBRE OS GASTOS COM DIÁRIAS, COMBUSTÍVEIS, MATERIAL DE PESSOAL, ALUGUÉIS, CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA (TUDO DINHEIRO NOSSO).


E AI: VALE A PENA VENDER O VOTO? VOTAR NOS MESMOS QUE NÃO FAZEM NADA? DEIXAR TUDO COMO ESTÁ? SUA VIDA PODE OU NÃO PODE MUDAR? JÁ PENSOU NA MELHORIA DE VIDA QUE VOCÊ PODE PROPORCIONAR A SEUS FILHOS? A POLÍTICA É BOA. RUINS SÃO OS MAUS.

A FORÇA DE UM HOMEM


Mesmo em tratamento quimioterápico para combater umcâncer de laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou na sexta-feira (11) uma participação no programa de TV do PT, que tem exibição marcada para o dia 8 de dezembro. O depoimento, da campanha do marqueteiro João Santana, foi gravado no apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista..Diagnosticado com um tumor no dia 29 de outubro, Lula se recupera em casa do tratamento quimioterápico, iniciado dois dias depois (31). O diagnóstico foi feito em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula reclamava de rouquidão há algumas semanas. Na mesma semana, ele havia comemorado 66 anos.
Desde que descobriu a doença, o ex-presidente tem recebido visitas e inúmeras mensagens de apoio na sua batalha. A presidente Dilma Rousseff o visitou pela segunda vez na noite de quinta-feira (10). Dilma ficou reunida com Lula por cerca de uma hora e meia, acompanhada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT). Ao deixar o local, a presidente disse apenas, de dentro do carro: "Ele está muito bem". Ela e Padilha fizeram sinais de positivo.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (à esq.) e Dilma Rousseff (à dir.) visitam Lula e Marisa em São Bernardo
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (à esq.) e Dilma Rousseff (à dir.) visitam Lula e Marisa em São Bernardo do Campo

No mesmo dia em que iniciou o tratamento, no dia 31 de outubro, a presidente antecipou ida para São Paulo e fez uma visita ao petista no hospital. Também na última quinta, Lula recebeu visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), e do ministro do TCU (Tribunal de Conta da União) José Múcio Monteiro. Na sexta-feira (11), foi a vez do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), fazerem uma visita. Os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda) também visitaram Lula.

NOTA DO BLOG: LULA ASSIM VOCÊ NÃO MORRE. ASSIM VOCÊ MATA MUITA GENTE DE RAIVA. SEM BANDEIRAS, SEM PROPOSTAS, SEM IDENTIDADE COM O POVO E COM AS QUESTÕES SOCIAIS, TEM GENTE APOSTANDO NO PROJETO DE POLÍTICA SEM LULA. O PROBLEMA É QUE TEMOS FORÇA, GARRA, IDENTIDADE, RESPEITO E O POVO CONOSCO. CHOREM, CANALHAS!

SERÁ QUE VÃO GANHAR DOS PREFEITOS DO INTERIOR NORDESTINO?


Nordeste encabeça lista de processos 

contra magistrados no Brasil; 

Piauí tem 211 representações

Mais de 700 processos administrativos disciplinares, reclamações disciplinares, representações e pedidos de providências estão correndo contra juízes de todo o país. É o que informa o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base em informações fornecidas pelas corregedorias gerais dos tribunais de justiça dos estados.
Até o último sábado, havia 704 processos contra magistrados no país. O estado do Piauí encabeça o ranking, com 211 procedimentos contra juízes, seguido por São Paulo, com 134, e Amazonas, com 59. O Rio de Janeiro tem apenas três casos. Todos os processos trazem apenas as iniciais dos investigados.
A ideia do ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), é de que a partir de agora a população possa acompanhar o trabalho das corregedorias na apuração de faltas cometidas por integrantes do Poder Judiciário. Segundo o portal do CNJ, a decisão de divulgar essas informações foi tomada na reunião do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça.
A decisão de Peluso aconteceu depois da polêmica entre ele e a corregedora do CNJ, Eliana Calmon. Ela disse que o enfraquecimento do CNJ daria mais força para os "bandidos de toga". Para Eliana, o CNJ deve investigar juízes independentemente dos processos estaduais, que correm nas corregedorias dos tribunais, enquanto Peluso sugere que o CNJ monitore o trabalho das corregedorias locais, que devem encaminhar as investigações individuais.
De acordo com o sistema do CNJ, não é possível saber o número de magistrados investigados, já que um juiz ou desembargador pode ser réu em várias ações. Há juízes que respondem a quase 30 processos.

ACORDA, BRASIL! ACORDA NORDESTE! ISSO SÓ MUDA COM A MUDANÇA DOS POLÍTICOS QUE AI ESTÃO. SALVE-SE A MINORIA EXEMPLAR.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES DEVOLVEM O PODER AO PT


Ceará: Jerônimo Reis vence e PT retoma Prefeitura de Icapuí E DERROTA o PSDB
PT vence em Icapuí após campanha vibrante )

PT retoma o poder municipal na cidade cearense que governou durante 20 anos.


O petista Jerônimo Reis é o novo prefeito de Icapuí. Com 61% dos votos válidos no município, o partido retoma o comando da cidade que geriu por cerca de 20 anos, quando, em 2004, perdeu as eleições para o PSDB. A eleição suplementar foi realizada neste domingo no município cearense. “Não só a retomada do PT, mas de um grupo político, que estava contra todo esse sistema que estava em Icapuí. Nós nos unimos e vamos recomeçar a história da cidade”, afirmou o prefeito eleito. “Vai ser uma reconstrução política”, reforçou o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), durante a comemoração nas ruas da cidade, na noite de ontem, onde estavam também nomes como o do deputado federal José Guimarães (PT). A avenida principal de Icapuí foi palco de comemoração petista, que fez carreata de motos, carros e trio elétrico.

O GRANDE MOTIVO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR: CORRUPÇÃO OU PSDB
A eleição suplementar foi realizada por conta da cassação, em setembro deste ano, do então prefeito José Edilson da Silva (PSDB) e de seu vice-prefeito, Heverton Costa, por suposto abuso de poder político e econômico.
(Geraldo Magela - Portal do PT - Com informações de OPovo online)

A VERSÃO DO PDT


O presidente em exercício do PDT, André Figueiredo, disse nesta segunda-feira (14) que vai cobrar do diretório do partido no Maranhão a prestação de contas de 2009 para comprovar o pagamento do jatinho usado em viagem do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Estado. "Se ele [Lupi] afirmou que foi pago pelo Maranhão, deve estar na contabilidade do Estado. Vou cobrar na volta do feriado", disse. O presidente do PDT no Maranhão, Igor Lago, afirmou à Folha que já havia solicitado ontem a contabilidade do diretório de 2009 e 2010. 

Ministro Carlos Lupi fala em comissão na Câmara
Ministro Carlos Lupi presta esclarecimentos em comissão na Câmara
Segundo a revista "Veja", Lupi fez uma viagem oficial ao Maranhão em dezembro de 2009 a bordo de um avião disponibilizado pelo empresário Adair Meira, que controla duas ONGs beneficiárias de convênios no valor de R$ 10,4 milhões com o Ministério. O Ministério do Trabalho divulgou uma nota atribuindo ao PDT a responsabilidade pelo avião usado em sua viagem, acrescentando que Lupi cumpriu "agendas oficiais e partidárias". Figueiredo afirmou que na época do episódio não estava na Executiva do partido e, portanto, não acompanhou o caso. "Não tenho como dar mais explicações." Para dar uma demonstração de força, o ministro convocou o Diretório Nacional do PDT para uma reunião no sábado. "O ministro tem o apoio do partido", disse o deputado Weverton Rocha (PDT-MA). Segundo um integrante da cúpula do PT, a influência de Lupi sobre o PDT é um dos poucos pontos em seu favor. Figueiredo disse que o ministro quer dar explicações e compartilhar com as direções do partido o "desgaste" diante das denúncias de irregularidades. Além de Lupi, o empresário e Rocha, estavam no voo, segundo a revista, o então secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Ezequiel Sousa do Nascimento, o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (morto em abril último). Hoje, Rocha promete entregar o plano de voo da viagem.

Procurados pela Folha, o ministro e sua assessoria não foram localizados.

A VERSÃO DA DIREITA PARA LUPI


A SITUAÇÃO DE LUPI SE AGRAVA MUITO – Ministro viajou em avião pago por dono de ONGs acusadas de fraudar Ministério do Trabalho; pior: o dito-cujo estava junto. Pior ainda: disse a deputados, em depoimento oficial, que isso não aconteceu

É… O ministro Carlos Lupi ama demais da conta a presidente Dilma Rousseff! Pena que seu amor pela ética pública e pela, como posso chamar?, congruência entre versão e fatos não tenha igual intensidade. A VEJA desta semana traz uma reportagem de seis páginas, de autoria de Daniel Pereira, Hugo Marques, Gustavo Ribeiro e Paulo Celso Pereira, que demonstra, mais uma vez, por que a permanência deste senhor no Ministério do Trabalho é um acinte. Dilma terá de escolher entre a baba amorosa do ministro e a decência. A síntese da pilantragem de agora é a seguinte: em viagem oficial ao Maranhão, Lupi usou um avião alugado por um dos principais acusados de desviar dinheiro de convênios com o ministério. E o tal acusado estava entre os passageiros! Indagado na Câmara se conhecia o dito-cujo ou se já tinha voado com ele, o fanfarrão negou de pés juntos. Vale dizer: contou aos deputados, numa sessão oficial, aquela coisa que é o oposto da verdade. É caso para demissão sumária e para CPI. Insisto: não se tinha uma evidência dessa gravidade contra Orlando Silva, por exemplo.
Reproduzo trechos da reportagem. Leia a íntegra na versão impressa da revista.
Na manhã do dia 13 de dezembro de 2009, um avião de pequeno porte decolou de Imperatriz com destino a Timon, também no estado do Maranhão. Quando o King-Air branco com detalhes em azul, de prefixo PT-ONJ, já cruzava o céu na altitude e na velocidade determinadas no plano de voo, o então assessor do Ministério do Trabalho Weverton Rocha tomou um susto. Pela janela, ele viu um rastro de fumaça perto do tanque de combustível. Disciplinado, avisou imediatamente seu chefe, o ministro Carlos Lupi: “Olha, parece que está vazando querosene”. Osso duro de roer, como se definiu na semana passada, Lupi reagiu com a confiança e a verborragia que lhe são peculiares. “Nada de mau vai nos acontecer. Tenho 49 orixás que me acompanham”, disse, ecoando um de seus mantras prediletos. Em seguida, o ministro avisou o comandante do problema. O avião retornou a Imperatriz, foi consertado e retomou a viagem ao destino final. Estavam a bordo também o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, já falecido, o então secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Ezequiel de Sousa Nascimento, e um convidado especial - o gaúcho Adair Meira. Naquele domingo, Lupi, Rocha, Lago e Nascimento, todos do PDT, participaram de um ato político em Timon. Nos dois dias anteriores, percorreram sete municípios maranhenses em uma intensa agenda oficial, divulgada no site do Ministério do Trabalho, reservada ao lançamento de um programa de qualificação profissional no estado. Nos trajetos entre cidades, usaram o mesmo King-Air e estiveram sempre acompanhados do convidado especial Adair Meira a bordo.
Meira não é do PDT, mas tem relações intestinais com o partido. Ele comanda uma rede de ONGs que têm contratos milionários com o Ministério do Trabalho. Era, portanto, um interessado direto no programa que estava sendo anunciado no Maranhão. Mais do que isso. Foi Meira quem “providenciou” o King-Air que transportou o ministro e os pedetistas do governo pelo Maranhão, numa daqueles clássicas confraternizações entre interesses públicos e privados, cuja despesa acaba sempre pendurada na conta do contribuinte. O ministro Carlos Lupi cumpriu uma agenda oficial, usando um avião privado, pago por um dono de ONG que tem negócios com o ministério. E, pior, um dono de ONG acusado de fraudar o próprio ministério. (…)
Aos deputados, Lupi afirmou desconhecer Adair Meira. “Eu não tenho relação nenhuma, absolutamente nenhuma, com o - como é o nome? - seu Adair”. afirmou, num providencial lapso de memória. Depois, emendou: “Posso ter e devo ter encontrado com ele em algum convênio público. Não sei onde ele mora.” Quanta descortesia. No fim de 2010, um ano após o tour maranhense, a Fundação Pró-Cerrado e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renaspi), duas ONGs de Meira, receberam do Ministério do Trabalho, numa solenidade em Brasília, o Selo Parceiros da Aprendizagem, concedido a entidades consideradas de excelência na formação profissional. Na mesma ocasião, a Renaspi foi escolhida pelo ministério como parceira num projeto para qualificar trabalhadores no Maranhão - isso apesar de ter credenciais nem de longe abonadoras. A Procuradoria da República já pediu a devolução de recursos públicos embolsados pelas entidades de Meira. A Controladoria-Geral da União (CGU ), por sua vez, apontou uma série de irregularidades nos contratos executados por ela. Na audiência com os deputados, Lupi garantiu que quase nunca viaja em aviões particulares. E assegurou que jamais se locomoveu à custa de Meira. “Nunca andei em aeronave pessoal nem dele nem de ninguém”, disse o ministro. Lupi esqueceu de combinar a versão com um de seus antigos assessores.
(…)

Leia a íntegra na revista. Como se nota, não precisa ser uma bala para tirar Lupi do Ministério do Trabalho. Basta a ética pública.

ESPAÇO DEMOCRÁTICO PARA A OPOSIÇÃO BRASILEIRA E SEUS APELOS


Programa de Dilma na área da saúde tem licitação sob suspeita

Por Breno Costa, na Folha:
Uma das principais promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff para a saúde teve licitação considerada suspeita pela Justiça Federal, que decidiu suspender a assinatura do contrato com a empresa escolhida. Empresas derrotadas apontaram indícios de conluio entre a vencedora e a segunda colocada no pregão eletrônico feito pelo Ministério da Saúde para adquirir 1 milhão de kits com trocador de fraldas e bolsa para carregar utensílios de bebês.
A aquisição é a primeira grande compra para o Rede Cegonha, lançado em março por Dilma. O programa pretende garantir suporte a mães entre a gravidez e o segundo ano de vida do bebê. A licitação foi aberta em agosto deste ano, e a homologação do resultado ocorreu no mês seguinte.
Com uma proposta de R$ 13,5 milhões, a Cequipel Indústria de Móveis Paraná Ltda foi a vencedora. A empresa, com sede em São José dos Pinhais (PR), é especializada na produção de móveis. Como o edital exigia comprovação de fornecimento anterior de material semelhante ao licitado, a empresa apresentou um atestado no qual a Giro Indústria e Comércio Ltda garantia ter comprado da Cequipel 10.320 “bolsas promocionais”. O atestado foi assinado no mesmo dia em que o edital da licitação foi lançado.
A Giro, que tem histórico de produção de bolsas, também participou da licitação e ficou sem segundo lugar. Por ser de pequeno porte, poderia apresentar novo lance, mas não o fez. Já a Cequipel incluiu a produção de mochilas em seu registro dois dias úteis antes do pregão. Além disso, a proposta vencedora apresentada pela Cequipel afirmava que os produtos seriam fabricados pela Giro, sua concorrente.
Por causa dos indícios de combinação, cinco empresas derrotadas entraram com recurso administrativo no Ministério da Saúde, mas os pleitos foram negados. Uma outra empresa, a Recifesilk Comércio e Serviços, recorreu à Justiça Federal e conseguiu liminar suspendendo a finalização do pregão e a assinatura do contrato com a vencedora. A Giro e a Cequipel negam combinação na licitação.

ADEUS PASSADO DE CANALHAS! AGORA O PAÍS CRESCE MESMO



Exportações batem recorde na segunda semana de novembro

Vendas externas somaram, de  7 a 13 de novembro, US$ 1,312  bilhão por dia últil; superávit da balança comercial ficou em US$ 1,575 bilhão



BRASÍLIA - As exportações brasileiras bateram recorde na segunda semana de novembro, entre os dias 7 e 13 deste mês, quando somaram US$ 1,312 bilhão por dia útil, segundo números divulgados hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O último recorde semanal havia sido registrado na primeira semana de abril, quando a média diária no período ficou em US$ 1,28 bilhão. Com o bom resultado das vendas externas, o superávit da balança comercial brasileira teve o maior desempenho semanal deste ano: US$ 1,575 bilhão.
A quantia é resultado de exportações de US$ 6,560 bilhões e importações de US$ 4,985 bilhões. No acumulado de novembro, o superávit é de US$ 1,032 bilhão, já que na primeira semana do mês houve um déficit de US$ 543 milhões.
A balança acumula no ano um superávit de US$ 26,422 bilhões, 66,7% a mais que no mesmo período de 2010. As exportações somam US$ 221,884 bilhões e as importações, US$ 195,462 bilhões de janeiro até a segunda semana de novembro.
Crescimento
As exportações brasileiras registram crescimento em novembro nas três categorias de produtos (manufaturados, produtos básicos e semifaturados), segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, 14, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A alta nos embarques de manufaturados é de 22,6%, puxada por etanol, óleos combustíveis, automóveis, polímeros plásticos, veículos de carga, autopeças e açúcar refinado. A expansão nas vendas externas de produtos básicos é de 58,6%, por conta, principalmente, de soja em grão, algodão em bruto, petróleo, fumo em folhas, carne de frango, bovina e suína, minério de ferro e café em grão. Já nos semimanufaturados, a alta é de 22,3%, por conta de ferro fundido, semimanufaturados de ferro ou aço, óleo de soja em bruto, couros e peles, ferro-ligas, celulose e açúcar em bruto.
Nas importações, até a 2ª semana de novembro, aumentaram os gastos, principalmente, com adubos e fertilizantes (64,5%), cereais e produtos de moagem (57,7%), automóveis e partes (47,5%), combustíveis e lubrificantes (47,1%) e farmacêuticos (25,4%).


A NORMALIDADE DA CORRUPÇÃO



Imoralidade e corrupção na Justiça brasileira




Não é só o Legislativo e o Executivo brasileiros que vivem de mãos dadas, atadas, com a corrupção, a ilegalidade, a imoralidade. O Judiciário também.

Duas notícias recentes, de hoje, levam a esta conclusão.

Uma reportagem de Frederico Vasconcelos, Giuliana Vallone e Inara Chayamiti mostra que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) participaram no final de semana de um seminário em hotel de luxo na praia paulista de Guarujá totalmente bancado pela Confederação Nacional de Seguros. Além deles, juízes e desembargadores de tribunais estaduais também marcaram presença e não pagaram um tostão das diárias do hotel que variavam de R$ 688 a R$ 8.668.  No encontro, foram discutidos assuntos de interesse dos anfitriões, como o julgamento de processos sobre previdência complementar e a boa-fé nos contratos de seguros. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Henrique Nelson Calandra, diz que o seminário promovido pelas seguradoras "colaborou para o aperfeiçoamento da administração da Justiça do país" e que contou com o "debate de temas polêmicos". Mas o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, vê conflito de interesses na presença de juízes nesses eventos. "No Executivo federal, ninguém pode receber presentes acima de R$ 100. Os magistrados também deveriam adotar esse critério", defende Abramo. Hoje também, a repórter Mariângela Gallucci informa que existem 693 processos e sindicâncias contra juízes e desembargadores brasileiros no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mas esse número pode aumentar, porque ainda faltam informações de alguns tribunais. As acusações, chamadas pelo CNJ de "faltas funcionais", vão desde retardamento de processos até vendas de sentenças.

O Judiciário brasileiro, pois, pelos dois exemplos de agora, recentes, igualou-se ao Executivo e ao Legislativo.

Três podres poderes.


NOTA DO BLOG: SE O POVO NÃO SE MOBILIZAR, SE NÃO PRESSIONARMOS OS SONOLENTOS DO CONGRESSO NACIONAL PARA MUDANÇAS SUBSTANCIAIS NO SISTEMA POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DO PAÍS, O BRASIL VAI ESTANCAR SEU CRESCIMENTO E NÃO ADIANTARÃO MUITO OS AVANÇOS CONQUISTADOS. A CORRUPÇÃO SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ. O IMPORTANTE É QUE A NOSSA LEGISLAÇÃO PASSE A SER RIGOROSA AO TEMPO QUE FECHE AS BRECHAS QUE SÓ SERVEM PARA O TRABALHO DOS ADVOGADOS E PARA A SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE NO PAÍS. ALÉM DISSO, AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO, A REFORMA POLÍTICA COM FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA E UMA LEI ANTI-CORRUPÇÃO ALTERANDO PARA CRIME HEDIONDO QUEM DESVIA DINHEIRO PÚBLICO. OUTRA LEI INTERESSANTE SERIA APROVARMOS O PROJETO DO SENADOR (QUE COMO SEMPRE NÃO É DO PSDB) CRISTOVAM BUARQUE QUE OBRIGA OS TITULARES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO CONGRESSO NACIONAL A COLOCAREM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. ESTE BLOG APOIA INCONDICIONALMENTE TAIS PROJETOS, RECHARÇADOS PELO BAGAÇO DA NOSSA OPOSIÇÃO LACERDISTA

A VISÃO DA OPOSIÇÃO BRASILEIRA

O JOGO ENTRE OPOSIÇÃO E A IMPRENSA MARRON


Com a bênção de Lupi, PDT loteia cargos no Ministério do Trabalho

Sílvia Amoriam, O Globo
Um trem da alegria está sendo conduzido pelo PDT no Ministério do Trabalho. Com o aval do ministro Carlos Lupi, presidente licenciado da legenda, o comando das Superintendências Regionais do Trabalho por todo o país tem sido entregue a filiados do partido. Levantamento feito pelo GLOBO identificou que em pelo menos 13 estados a chefia das unidades está nas mãos de dirigentes partidários ou candidatos derrotados na eleição de 2010. De janeiro a outubro, Lupi nomeou dez novos superintendentes (Rio, Amazonas, Ceará, Pará, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins, Paraíba e Mato Grosso do Sul). Sete são filiados ao PDT e os outros têm algum tipo de relação com políticos da legenda. Quando o assunto é gestão, essas unidades estão longe de ser exemplares. No Tribunal de Contas da União, na Controladoria Geral da União e no Ministério Público Federal elas são alvo de processos por irregularidades que vão de contratações sem licitação ao uso de funcionários ligados a sindicatos ou empresas em atividades-fim, o que é vedado por lei. São 27 as Superintendências Regionais do Trabalho. Também conhecidas como Delegacias Regionais do Trabalho, representam o ministério nos estados e têm como função mediar e arbitrar sobre negociação trabalhista coletiva, supervisionar regionalmente as ações do ministério e emitir carteiras de trabalho. Essas regionais custaram este ano R$ 10,1 milhões aos cofres federais. Mas não é o orçamento que desperta tanta cobiça pelo órgão. Segundo representantes de sindicatos de trabalhadores e do setor patronal, a tarefa de fiscalizar o setor produtivo sobre o cumprimento da legislação trabalhista é o maior atrativo por causa do alto potencial arrecadatório de propina. Essas estruturas também acabam sendo usadas como trampolim político para superintendentes.