quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CADÊ A MORAL?ACABOU?

FHC e Gurgel são 'convidados' a explicar lista de Furnas
Em votação rápida e direta, a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), aprovou, nesta quarta-feira, o requerimento do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), líder da Maioria na Câmara dos Deputados, para que o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, seja gentilmente convidado a prestar esclarecimentos sobre o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro para abastecer campanhas políticas do PSDB, no início dos anos 2000, denunciado no processo conhecido comoLista de Furnas, que integra uma ação em curso no Supremo Tribunal Federal, no bojo do caso conhecido como ‘mensalão tucano’. No requerimento, incluído como pauta extra da reunião, Tatto alega a “importância estratégica para o país da Eletrobrás-Furnas como geradora e transmissora de energia elétrica”. Como gestor do país no período em que teriam ocorrido os fatos divulgados pela imprensa, o deputado questiona que tipo de influência FHC exerceria sobre a empresa. O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) votou contra o requerimento, por considerar o pedido “inverossímil”.

Gurgel na fita
Foi aprovado também como pauta extra requerimento do presidente da CCAI, senador Fernando Collor (PTB-AL), de convite ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para que ele preste esclarecimentos acerca da “confluência das atividades de inteligência com o papel do Ministério Público e da Polícia Federal”. De acordo com Collor, recentes operações da Polícia Federal, como a Vegas e a Monte Carlo, têm demonstrado “o quanto de informações devem ter sido adquiridas por meio de atividades de inteligência, em que pese o fato de esses órgãos, a princípio, não serem dotados de setores específicos e típicos de inteligência”.
Porto Seguro
Foram rejeitados os três requerimentos que constavam da pauta original, destinados à convocação de autoridades do governo e de funcionários afastados para prestar esclarecimentos a respeito dos fatos apurados na Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Os pedidos haviam sido apresentados pelo deputado Mendes Thame, e propunham a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e da ex-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha.

AVISO AOS NAVEGANTES: ESTAMOS AQUI

Senador tucano tem seu sigilo bancário quebrado e a mídia se cala

O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, teve o sigilo bancário e fiscal quebrado por decisão monocrática da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, que estendeu a medida ao empresário Olavo Cruz de Lira, baseando-se em inquérito policial de autoria do Ministério Público Federal que tramita em segredo de Justiça e apura o caso do chamado "dinheiro voador" do Edifício Concorde, em João Pessoa, nas eleições de 2006. O parlamentar tucano, ao ser abordado pela reportagem do jornal "Correio da Paraíba", afirmou desconhecer o teor da decisão e que somente prestará os esclarecimentos necessários à população quando for notificado da decisão judicial. Datada de três de dezembro, a decisão da ministra foi publicada na edição do Diário Eletrônico do Supremo Tribunal Federal no último dia seis. Rosa Weber justificou que a eleição de Cássio para o Senado não invalida os atos processuais anteriormente praticados, referindo-se a diligências efetuadas pelo Ministério Público. O inquérito havia sido instaurado a partir de relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras do MP. Ontem, em Brasília, a preocupação de Cássio estava concentrada no posicionamento do PSDB diante do relatório da CPI Mista do Cachoeira, que investiga conexões do contraventor Carlos Augusto Ramos (Carlinhos Cachoeira) com agentes públicos e privados. O PSDB acabou apresentando um voto em separado ao relatório do deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, por considerá-lo tendencioso e politizado. Cunha Lima observou que o voto em separado tem a finalidade de marcar a posição do PSDB diante do que qualificou de inconsistências na apuração das denúncias. Os tucanos cobram do Ministério Público e da Polícia Federal o aprofundamento de investigações sobre as ligações do contraventor Carlinhos Cachoeira com a Delta construtora. "A CPI transformou-se num embate político, onde não se investiga nada com profundidade. O relatório produzido foi fruto de arranjos e acomodações para favorecer o PT, o que é lamentável", criticou Cássio Cunha Lima, adiantando que o Congresso Nacional já experimenta um desgaste acentuado e que atitudes como a do relator apenas agravam esse quadro. "A CPI é um instrumento de fiscalização da minoria nos regimes democráticos, mas, nesse caso, foi utilizada pelo governo do PT única e exclusivamente para atingir o Procurador da República, Roberto Gurgel, e um jornalista da revista Veja. Isto é deplorável", vocalizou Cunha Lima.

É SUJO, FOI CASSADO, É CONTRA A REDUÇÃO DAS CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA, É A FAVOR DE CARLOS CACHOEIRA NA CPI. TRADUZINDO: É TUCANO