domingo, 23 de outubro de 2011

O COMEÇO DA REDENÇÃO

Tunisianos começaram a ir às urnas na manhã deste domingo na primeira eleição livre da Primavera Árabe, nove meses depois da queda do ex-presidente Zinedine el Abidine Ben Ali. Os eleitores escolherão uma assembleia com 217 assentos que redigirá uma nova constituição e nomeará um governo interino. O partido islâmico moderado Ennahda deve receber grande parte dos votos, mas ainda não está claro se será o suficiente para alcançar uma maioria. A campanha foi marcada por preocupações a respeito de divisões entre islamistas e secularistas, financiamentos políticos e a apatia dos eleitores, mas conforme o dia da votação se aproximava, um clima de otimismo teria se espalhado pelo país, segundo correspondentes da BBC. 

EXPECTATIVA
 
A mãe de Mohamed Bouazizi, o jovem que deu início aos protestos, após atear fogo ao próprio corpo por ter os produtos de sua venda confiscados pela polícia, disse à agência de notícias Reuters que a eleição representa a vitória da dignidade e da liberdade. "Agora estou feliz que a morte de meu filho tenha possibilitado irmos além do medo e da injustiça", disse Manoubia Bouazizi. "Estou otimista, desejo sucesso a meu país." Ao contrário da vizinha Líbia, a transição de um regime autoritário para um democrático na Tunísia vem acontecendo de forma pacífica. 

ISLAMISTAS X SECULARISTAS
 
O partido islâmico moderado Ennahda vem tentando amenizar as preocupações dos secularistas declarando seu comprometimento com a democracia e os direitos das mulheres. Seu maior rival deve ser o secularista Partido Democrático Progressista (PDP). Há sete milhões de pessoas em idade eleitoral na Tunísia e mais de cem partidos se registraram para participar das eleições deste domingo, assim como candidatos independentes. Centenas de observadores internacionais vão monitorar o pleito, que gerou enorme expectativa não só no país, como em todo o mundo árabe, já que a Tunísia liderou a Primavera Árabe. O ex-líder Ben Ali fugiu para a Arábia Saudita no dia 14 de janeiro, em meio a uma série de revoltas populares, após 23 anos no poder. Desde então, a economia do país vem sofrendo com a queda no turismo e nos negócios. A votação termina às 19h, horário local, e os resultados devem ser divulgados na segunda-feira. 


NOTA DO BLOG: QUE DEUS ABENÇOE O POVO ÁRABE DA TUNÍSIA E QUE SIRVAM DE EXEMPLO PARA O MUNDO. AINDA NÃO HÁ NADA MELHOR QUE A DEMOCRACIA. RESPEITEMO-LA MESMO QUE NÃO CONCORDEMOS COM O RESULTADO DELA.

BOCA DE URNA


23/10/2011 - 22h03

Pesquisa indica que Kirchner se reelegeu com 57% dos votos


19.10.201. Daniel Garcia/France Presse
TV argentina aponta vitória de Cristina Kirchner por diferença histórica frente ao segundo colocado.

A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, conseguiu a reeleição com 57% dos votos nas eleições gerais realizadas no país, segundo uma pesquisa boca-de-urna divulgada neste domingo. Em segundo lugar ficaria o socialista Hermes Binner, governador da província de Santa Fé, com 15%, enquanto o terceiro lugar seria do radical Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente Raúl Alfonsín, com 9% dos sufrágios, de acordo com a empresa de consultoria governista Equis. Mais de 60% dos quase 29 milhões de argentinos habilitados haviam votado até as 17h (de Brasília), duas horas antes do encerramento, segundo dados da Câmara Eleitoral. Caso se confirme esses números, superiores aos que previam as pesquisas, Cristina Kirchner seria respaldada com a maior percentagem obtida por um líder desde o retorno da democracia ao país, em 1983.
Além de presidente e vice-presidente, a Argentina também elege hoje 130 deputados nacionais para renovar metade da câmara baixa e 24 senadores para substituir um terço do corpo, e renova o Governo de nove províncias.

ATÉ QUANDO, BRASILEIROS?

Garis mortos na Marginal Pinheiros começaram trabalho semana passada

Motorista era bancário e foi autuado por homicídio doloso; ele se recusou a passar pelo bafômetro, mas PM diz que ele tinha 'sinais claros de embriaguez'


O gerente de banco Fernando Mirabelli, de 32 anos, foi preso em flagrante ontem depois de atropelar e matar dois garis e ferir um terceiro no acesso da Marginal do Pinheiros à Ponte Ari Torres, em Cidade Jardim, na zona sul de São Paulo. Segundo a polícia, ele estava embriagado e em alta velocidade quando perdeu o controle do veículo, uma Toyota Hilux.  Mirabelli, que mora na Chácara Sergipe, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, retornava de uma casa noturna em Guarulhos. O acidente aconteceu por volta das 7h, quando ele tentava chegar à casa dos pais, no Campo Belo, zona sul. Antes, já havia atravessado a Rodovia Presidente Dutra, a Marginal do Tietê e a Marginal do Pinheiros. Mas foi na Ponte Ari Torres, que dá acesso à Avenida dos Bandeirantes, que o motorista perdeu o controle do carro. Segundo testemunhas, ele atropelou primeiro o gari Aldenir Abrantes Dantas, de 21 anos, que sinalizava com uma bandeira a existência de mais trabalhadores à frente - ele ficou ferido. Em seguida, derrubou um semáforo e subiu no guardrail. Com o veículo descontrolado, deslizou pelo guardrail e atingiu Alex Damasceno de Souza, de 26 anos, e, depois, Roberto Pires de Jesus, de 36. Os dois garis foram arrastados por cerca de 20 metros e morreram no local. O carro ainda rodopiou e atingiu outro guardrail. "Tinha a sinalização, com cones, mas ele estava a pelo menos uns 120 km/h, entrou na curva cantando pneu", diz Gleidison Lima, de 34 anos, que também trabalhava no local. O bancário ainda tentou fugir, mas foi impedido. "Tinha garrafa de Jurupinga e de cerveja no banco de trás. Ele estava muito bêbado, não conseguia parar em pé", afirma o também gari Humberto Orsi Neto, de 43 anos. No boletim de ocorrência consta que Mirabelli teria sido agredido por um grupo de motoqueiros desconhecidos, e que por isso foi levado ao Hospital Universitário. O bancário se recusou a passar pelo teste do bafômetro e a fornecer sangue, mas ficou constatado no exame clínico, duas horas após o acidente, que ele apresentava sinais claros de embriaguez. Ele foi levado para a central de flagrantes no 89.º Distrito Policial (Portal do Morumbi), e autuado por homicídio doloso, porque, ao beber, assumiu o risco de matar, segundo a delegada plantonista Luciana Zanella. De acordo com ela, Mirabelli disse que bebeu cerveja, mas às 21h de sexta-feira, sem especificar a quantidade. O caso será investigado pelo 34.º DP (Vila Sônia), responsável pelo local do acidente. O motorista passaria a noite detido no 91.º DP (Ceagesp). O advogado do bancário, Alexandre de Thomaso, disse que pedirá na Justiça a liberdade provisória do cliente. Segundo ele, Mirabelli não falou sobre bebidas alcoólicas e disse apenas que perdeu o controle do carro porque foi fechado por outro veículo. "Ele estava em estado de choque", disse. O pai do bancário, que não quis se identificar, foi ao DP à tarde e não se manifestou.

Revolta. Os dois mortos começaram a trabalhar como garis na última semana. Os familiares foram ao 89.º DP e ficaram revoltados quando souberam que o atropelador estava bêbado. Segundo o segurança Ariomar Damasceno, de 33 anos, irmão de Alex, a lei é falha. "Tinha de ser mais rígida. Ele matou alguém que saiu para trabalhar e daqui a pouco estará livre", disse. Alex tinha um filho de 4 anos e seria pai novamente (a namorada está grávida). Ele morava no Conjunto Cingapura da Freguesia do Ó. Um dos três filhos de Roberto, o ajudante de cozinha Diego Santos, de 20 anos, também se revoltou. "Está cheio de advogados para defendê-lo (Mirabelli). Só espero justiça." A empresa onde os garis trabalhavam ofereceu às famílias auxílio funeral de R$ 400 e cesta básica por um ano. Aldenir está internado no Hospital Santa Marcelina. Ele sofreu fratura na bacia e não corre risco de vida.

NOTA DO BLOG: ATÉ QUANDO VAMOS ASSISTIR ESSES ASSASSINOS MATAREM DE PROPÓSITO OS PEDESTRES OU ATÉ MESMO OUTROS USUÁRIOS DE VEÍCULOS? A PRÓXIMA VÍTIMA PODE SER QUALQUER UM DE NÓS. A VIDA É UM DETALHE E SE TORNA UMA MERA ESTATÍSTICA ATUALMENTE NOS CASOS DE MORTES NO TRÂNSITO. OU LEVANTAMOS DAS NOSSAS CADEIRAS E PROTESTAMOS EM TODOS OS SENTIDOS OU CONTINUAREMOS ACOMPANHANDO CASOS DESSA NATUREZA ATÉ O DIA EM QUE NÓS VIRARMOS ESTATÍSTICA. O BLOG RECOMENDA MAIS UMA VEZ O SITE WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR E SUGERE QUE TODOS PARTICIPEM DO ABAIXO-ASSINADO PARA MODIFICAR AS LEIS QUE TRATAM DAS PENAS RELACIONADAS A ESSE TIPO DE CRIME.

É UMA PENA!

Médico que disse que Chávez viveria dois anos foge da Venezuela

Salvador Navarrete disse temer por sua vida após fazer declaração à mídia


Um médico que disse que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem expectativa de vida de apenas dois anos fugiu do país dizendo se sentir ameaçado. Salvador Navarrete teria recebido a visita de policiais após dar uma entrevista à revista mexicana Milénio, publicana no início da semana. Ele havia dito que Chávez tem uma forma de câncer muito agressiva, um sarcoma, na região pélvica. A informação teria sido obtida de integrantes da família de Chávez, com quem ele teria mantido contato após ter tratado do presidente venezuelano 10 anos atrás. "Estou preocupado que o presidente e aqueles a seu redor não saibam da total magnitude de sua doença, já que tudo foi tratado de forma completamente sigilosa", disse ele. Na última quinta-feira, Hugo Chávez disse que está livre de células cancerígenas em seu corpo, ao retornar de check-ups médicos feitos em Cuba depois de quatro ciclos de quimioterapia. 

'Tál Cuál'
Na sexta-feira, o jornal esquerdista de oposição Tál Cuál publicou uma carta assinada por Navarrete dizendo que "os eventos que se seguiram" à sua entrevista para a revista Milénio "o obrigaram" a deixar a Venezuela com sua família "de forma abrupta", sem dar mais detalhes. Navarrete defendeu suas declarações, dizendo que tudo o que fez foi "dar uma opinião que qualquer médico poderia dar" sobre a saúde de Chávez, sem que ela fosse definitiva. Navarrete, no entanto, voltou a falar da gravidade da doença de Chávez. O presidente Venezuelano já havia dito anteriormente que seu tratamento havia sido bem-sucedido, mas os segredos que ainda envolvem a doença do presidente alimentaram especulações sobre seu estado de saúde. No mês passado, ele negou relatos da mídia americana de que ele teria sido levado para o hospital com falência renal em decorrência de seu tratamento contra o câncer. Aos 57 anos de idade e no poder desde 1999, Chávez sempre insistiu que se recuperaria a tempo de conseguir se reeleger em 2012. 


NOTA DO BLOG: A LÓGICA DO PODER É TER MAIS PODER, NEM QUE PARA ISSO SE PASSE POR CIMA DOS MAIS FRACOS OU DOS QUE PROTESTAM CONTRA OS ERROS. POR ISSO QUE OS CRÍTICOS CONSTRUTIVOS SÃO UMA AMEAÇA NESSE NOSSO BRASIL. O ORÇAMENTO PARTICIPATICO ASSUSTA E É PALAVRÃO. PRESTAÇÃO DE CONTAS NEM PENSAR: COMO VÃO ROUBAR?  GOVERNAR PARA TODOS PORQUE TODOS SÃO DONOS DO DINHEIRO? QUE NADA. O QUE VALE É ALEI DA SEGREGAÇÃO. MUITOS CONCORDAM PORQUE PENSAM: SE EXCLUIRMOS SOBRARÁ MAIS PARA AS MINHAS DEMANDAS. EIS AI UMA OPORTUNIDADE ENORME PARA A OPOSIÇÃO DO PAÍS (PSDB E DEMOS) SE APROXIMAREM DOS ELEITORES DE TODAS AS CLASSES. PROPONHA REFORMAS, APERTEM OS CERCOS DOS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO E VOLTARÃO A GOVERNAR ESSE PAÍS.