quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BOA SORTE, PROFESSORA

A professora Amanda Gurgel, que ganhou fama no país depois de um discurso inflamado durante audiência pública no mês de março, na Assembleia Legislativa, onde era discutida a situação dos professores da rede pública, será candidata a veredora em Natal. O PSTU, partido a que a professora é filiada, confirmou que a professora está na nominata de pré-candidatos da legenda para disputar vagas na Câmara Municipal do Natal.
Andreia MunfordProfessora Amanda Gurgel ganhou notoriedade após discurso inflamado em defesa dos professores 
Professora Amanda Gurgel ganhou notoriedade após discurso inflamado em defesa dos professores

De acordo com a direção do PSTU, a professora é "a melhor alternativa política para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade na Câmara Municipal". A professora, que já disputou eleições dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), afirma que quer dar uma alternativa "revolucionária e socialista" à população. "Queremos oferecer para os trabalhadores e a população pobre de Natal uma verdadeira alternativa socialista e revolucionária para a educação de nossa cidade, capaz de enfrentar o descaso que há décadas aflige nossas escolas em função dos ataques desses partidos tradicionais.", disse a professora  A professora de Português Amanda Gurgel ganhou notoriedade quando, num vídeo, gravado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reclamava sobre a situação atual dos professores potiguares. O vídeo, divulgado na internet, foi visto por milhares de pessoas e Amanda foi convidada para participar de programas nacionais de televisão. À época, a professora não estava ensinando. Devido a um problema de saúde que ela prefere não revelar qual era, ficou um ano longe das salas de aula. No período de readaptação, trabalhou na biblioteca da Escola Estadual Myriam Coeli. De volta às salas de aula desde julho, quando foi encerrada a maior greve da categoria no estado, Amanda Gurgel retomou sua rotina.

REFLEXÃO
 
POR QUE SERÁ QUE OS PROFESSORES NÃO GOSTAM DE SE FILIAREM AO PSDB OU AOS "DEMOS"? INTERESSANTE NÃO É MESMO, LEITOR? REFLITA E COMENTE.

A REFORMA POLÍTICA QUE SALVA

REFORMA POLÍTICA PODERÁ SALVAR VIDAS E TRAZER QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS

Há mais de uma década que o vergonhoso congresso nacional enrola a população brasileira com promessas de uma reforma política. Segundo a verdade das entrelinhas, sempre em épocas de eleição a grande maioria dos partidos defende a reforma e diz que se empenhará em realizá-la. Passadas as eleições, a promessa fica só em palavras e esquecem essa fundamental modificação nas regras do jogo eleitoral e político. Uma exceção é o partido dos trabalhadores que já tentou por diversas vezes colocar em pauta, sendo recharçado suavemente por partidos como PMDB, PSDB, dentre outros. Quando entrevistados, dizem deputadores e senadores que estão discutindo, fazendo comissões especiais, audiências públicas, etc. Tudo isso é necessário, com certeza. Mas o que justificaria mais de dez anos de procrastinação? certamente o medo da mudança das regras de dificultar a permanência da grande maioria que lá está é o motivo central.

ENTENDENDO MELHOR

Por que será que os PREFEITOS do interior do nosso estado têm grande vantagem sobre os candidatos da oposição? por que as pessoas que têm poucos recursos financeiros não têm praticamente nenhuma chance em serem eleitos em nossa democracia? vivemos uma plena democracia? quantos pobres lá estão no congresso? quantos professores? a reforma política é um tormento para aqueles que querem se perpetuar no poder. O deputado potiguar Henrique Alves está há dez mandatos seguidos como deputado federal. Já não seria a hora de limitar a reeleição dos congressitas? financiamento publico de campanha para não misturar o público com o privado? eu sou um empresário e faço uma doação de um milhão para campanha de governador. Uma vez que esse candidato é eleito, com que olhos ele irá olhar aquele empresário que trabalha na distribuição de alimentos? seria ele beneficiado no jeitinho brasileiro para ganhar uma licitação ou um fornecimento de emergência mesmo que seu fornecimento saia mais caro que outro fornecedor? dessa forma, perdemos o nosso dinheiro para esse atual modelo de se fazer eleições e política no país, uma vez que é muito "normal" acontecer coisas como essa em todo o Brasil. E quanto aos prefeitos? sem fiscalização, usam da esperteza para misturar o público com o privado na maior cara de pau e utilizar direta ou indiretamente o erário no fornecimento de recursos para campanha. A exceção é irrisória. Quem poderá nos acudir? uma sugestão é acompanhar os sites da câmara, do senado e de todos os partidos para ver quem realmente deseja uma reforma onde um professor, um cidadão comum possa ter mais chances de vencer uma eleição pela sua capacidade, projetos e intenções. Uma reforma dessas afastaria as negociatas que proporcionariam sobra de mais recursos para hospitais, ambulâncias, melhores salários, calçamentos, saneamento básico, remédios e tantas outras coisas. A palavra está com o povo.

O PREFEITO DA SUA CIDADE APOIA A REFORMA POLÍTICA? SERÁ QUE ELE UTILIZA OS RECURSOS SEM DESVIÁ-LOS PARA FINS ELEITORAIS? VOCÊ É CAPAZ DE SE INDIGNAR COM OS DESMANDOS E OS DESMANTELOS "DO SEU DINHEIRO" QUANDO ISSO OCORRER? A MUDANÇA DOS NOSSOS DESTINOS ESTÁ EM NOSSAS MÃOS. A UNIÃO FAZ FORÇA, TRAZ VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA.



DADOS DO IBGE NO RIO GRANDE DO NORTE

Em 10 anos, taxa de analfabetismo cai 27,2% no Rio Grande do Norte


A taxa de analfabetismo caiu 27,2% em uma década no Rio Grande do Norte, passando de 25,4% em 2000 para 18,5% no ano passado. Mesmo assim, o RN tem 441.723 habitantes, com 15 anos ou mais de idade  que não sabem ler e escrever, o equivalente à população de Mossoró e Parnamirim, as duas maiores cidade do Estado depois de Natal, a capital. Os números são do Censo-2010, divulgado na manhã desta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parnamirim é o município com a menor taxa de analfabetismo.  Entre um Censo e outro, houve redução de 42% na taxa, de 13,8% para 8,0%. A segunda menor taxa é a de Natal (8,3%) e a maior a de João Dias (38,9%), município do Oeste Potiguar que também tem a maior taxa de extrema pobreza do RN. Os 8,3% de analfabetismo em Parnamirim representam menos da metade da média estadual. Por faixa etária, o analfabetismo na terceira cidade mais populosa do Estado é de 2,3% entre 15 e 24 anos; de 7,3% para a faixa entre 24 e 59 anos e de 27,6% para quem tem 60 anos ou mais. A redução só não foi maior por causa das dificuldades que os municípios têm para alfabetizar a população de faixa etária mais elevada.  Enquanto a diminuição do analfabetismo  de Parnamirim  foi de 62,9% entre 15 e 24 anos, na população mais idosa a queda foi de apenas 35,8%. Fatores como doença, trabalho, obrigação para cuidar da família são obstáculos para os programas de alfabetização de adultos. Para a professora Raimunda Basílio, ex-secretaria de Educação de Parnamirim, os números do IBGE premiam o esforço feito nos últimos dois anos nesse sentido pela prefeitura local. Alfabetizamos 8 mil crianças, entre 2009 e 2010, através de um programa criado especificamente com esta finalidade e ampliamos a estrutura do EJA (Educação de Jovens e Adultos."Os dados, divulgados na manhã desta quarta-feira apontam João Dias, Espírito Santo, Serra de São Bento, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Boa Saúde, Jundiá, Olho D'água dos Borges e Japi como os municípios de maior taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte. E, em pelo menos dois municípios o analfabetismo aumentou. Em Martins, a taxa que era de 18,2% subiu para 19,2%. Em São Bento do Norte passou de 30,6% para 32,4%.

Os melhores do RN
Quem mais evoluiuRedução do analfabetismo entre 2000 e 2010

BOA NOTÍCIA

As condições para o financiamento das compras de Natal nunca foram tão boas no país.

Realizando-se as expectativas de que o Banco Central corte no final deste mês a sua taxa de referência de 11,5% ao ano para 11% ao ano, os juros cobrados do consumidor por bancos e varejistas devem cair para 6,5% ao mês em média, segundo previsão do pesquisador Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). "Ainda é um patamar bem caro se comparado com outras nações, porém o brasileiro jamais viu nível tão baixo", afirma o estudioso. Mesmo antes de o BC dar início ao atual ciclo de redução da chamada Selic o custo do crédito para o consumo vem baixando. Atualmente, encontra-se em 6,6% ao ano. A queda em modalidades como o CDC, o cheque especial e o carnezinho de loja –o cartão segue inalterado-- deve-se basicamente à concorrência entre as instituições e à boa situação da economia nacional, apesar dos temores relacionados à crise no exterior. As preocupações acerca dos efeitos dos problemas na Europa e nos EUA para o Brasil fizeram o BC afrouxar, na semana passada, algumas regras que desde dezembro de 2010 restringiram os empréstimos, e tal decisão também deverá contribuir para aliviar os encargos dos parcelamentos. "O ritmo de crescimento do crédito deve se desacelerar pelo aumento da incerteza e porque a base de comparação, 2010, é muito forte; no entanto, esperamos que a concessão se mantenha bastante alta", diz Luciana Leocádio, analista chefe da corretora Ativa. 

NOTA DO BLOG: O RITMO DA ECONOMIA BRASILEIRA PODERIA ESTAR BEM MELHOR SE A REFORMA TRIBUTÁRIA SE TORNASSE UMA REALIDADE. INFELIZMENTE. O SER HUMANO POLÍTICO BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE DO SUDESTE DO PAÍS NÃO ABRE MÃO DO ICMS NO DESTINO EM TODOS OS PRODUTOS. O QUE SERIA IMPORTANTE PARA DISTRIBUIÇÃO MAIS JUSTA ENTRE REGIÕES E AGREGARIA O PODER DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO LUGAR ONDE MORA. NADA MAIS JUSTO. O BRASIL AINDA VAI CHORAR POR TANTA INÉRCIA POLÍTICA.

MANIFESTAÇÕES

Por que os protestos fracassam em todo o país?

O que houve? Ou melhor por que não houve?

Apareceram apenas 150 "protestantes" na Cinelândia, Rio de Janeiro, na manifestação anticorrupção organizada por cinco entidades em redes sociais. Em São Paulo, na avenida Paulista, outros cinco movimentos (Nas Ruas, Mudança Já, Pátria Minha, Marcha Pela Ética e Lojas Maçônicas) juntaram apenas 200 pessoas. Na Boca Maldita, em Curitiba, o grupo Anonymous reuniu 80 pessoas. A maior concentração de manifestantes contra a corrupção foi registrada na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, calculada em 1.500 pessoas, segundo a Polícia Militar. E, a menor, ocorreu em Brasília, onde 30 gatos pingados se reuniram na Esplanada dos Ministérios. Será que a corrupção é maior em Minas do que em Brasília? Juntando tudo, não daria para encher a Praça da Matriz da minha querida Porangaba, cidade pequena porém decente. Desta vez, nem houve divergências sobre o número de manifestantes. Eram tão poucos no feriadão de 15 de novembro que dava para contar as cabeças sem ser nenhum gênio em matemática. Até os blogueiros mais raivosos que, na véspera, anunciaram "protestos em 37 cidades de todo o país", com horário e local das manifestações, parecem ter abandonado o barco. Não se tocou mais no assunto. Parece que a sortida fauna que organiza protestos "contra tudo o que está aí" desde o feriadão de 7 de setembro já se cansou. Os organizadores colocaram a culpa na chuva, mas não conseguem explicar como, no mesmo dia, sob a mesma chuva, 400 mil pessoas foram às compras na rua 25 de Março e 40 mil fiéis se reuniram a céu aberto no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, numa celebração evangélica. Nem se pode alegar falta de assunto, já que a velha mídia não se cansa de dar manchetes todos os dias sobre os "malfeitos" do governo, com destaque no momento para o Ministério do Trabalho do impoluto Carlos Lupi. Na minha modesta opinião, o fracasso destas manifestações inspiradas na Primavera Árabe e nos protestos contra o capitalismo selvagem nas capitais européias e nos Estados Unidos, reside na falta de objetivos e de sinceridade dos diferentes movimentos que se apresentam como "apartidários" e "apolíticos", como se isto fosse possível. Pelo jeito, o povo brasileiro está feliz com o país em que vive _ e, por isso, só vai às ruas por um bom motivo, não a convite dos antigos "formadores de opinião". Afinal, todos somos contra a corrupção - até os corruptos, para combater a concorrência,- certamente, mas esta turma é mesmo contra o governo. Basta ver quem são seus arautos na imprensa, que hoje abriga o que sobrou da oposição depois das últimas eleições presidenciais. Dilma pode demitir todos os ministros e fazer uma faxina geral na máquina do governo que eles ainda vão querer mais, e continuarão "convocando o povo" nas redes sociais. Valentes de internet, não estão habituados a enfrentar o sol e a chuva da vida real. Ao contrário do que acontece em outros países, estes eventos no Brasil são mais um fenômeno de mídia do que de massas _ a mesma grande mídia que apoiou o golpe de 1964 e escondeu até onde pode a Campanha das Diretas Já, em 1984 (com a honrosa exceção da "Folha de S. Paulo", onde eu trabalhava na época).

Eles não enganam mais ninguém. O povo não é bobo faz tempo.

Título e texto de Ricardo Kotscho, em seu blog

ADVINHA O PARTIDO?

Projeto dobra o valor do piso nacional dos professores

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1376/11, do ex-deputado Ságuas Moraes (MT), atualmente na suplência, que cria o Piso Salarial Profissional Nacional dos Profissionais da Educação. Conforme a proposta, o piso se destina a todos os profissionais da educação escolar que trabalham em regime de tempo integral e será o equivalente a 12% e 15% do Produto Interno Bruto per capita do ano anterior para os profissionais da educação de nível médio e superior, respectivamente. No ano passado, o PIB per capita foi de R$ 19.016. Como base nesse resultado, o salário do professor que tenha cursado o nível médio seria de R$ 2.281 em 2011, e o do professor que tenha curso superior seria de R$ 2.852. Atualmente, conforme a Lei 11.738/08, o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica é de R$ 1.187. O projeto permite que os professores optem pelo atual regime de remuneração ou pelo novo piso. Também permite a aplicação da proporcionalidade ao valor do novo piso, quando as jornadas não corresponderem à de tempo integral. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Agência Câmara

NOTA DO BLOG: COMO VEMOS, CADA VEZ MAIS ENTENDEMOS PORQUE O POVO BRASILEIRO ESCOLHEU O PARTIDO DOS TRAALHADORES PARA ADMINISTRAR O PAÍS. APESAR DE ERROS, EQUÍVOCOS, MUDANÇA NO APROFUNDAMENTO E NA INTENSIDADE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE DESEJÁVAMOS, EM ALGUMAS PESSOAS COM CONDUTA ANTI-ÉTICA E IMORAL, O POVO DO BRASIL NÃO TEM TIDO DÚVIDA DE QUAL PARTIDO MAIS FAZ, MAIS PRODUZ, QUEM SÃO OS MELHORES QUADROS E QUEM SÃO OS CANALHAS DA HISTÓRIA. A MÍDIA MARRON, ANTES DONA DAS "VERDADES", O RESTO DAS OLIGARQUIAS, OS "MORTA-FOME" PELO PODER FAZEM DE TUDO PARA DESESTABILIZAR O GOVERNO DILMA. ENTER 94 E 98 ERA UMA HARMONIA SÓ ENTRE O GOVERNO FHC E A MÍDIA VENDÁVEL. QUANDO A ESQUERDA CHEGA AO PODER, TRATA DE EQUIPARAR AS VERBAS DE PUBLICIDADE DE MANEIRA EQUÂNIME ENTRE TODAS AS REVISTAS, JORNAIS ETC. NINGUÉM É BENEFICIADO, NEM MESMO A CARTA CAPITAL, UMA REVISTA DE ESQUERDA E MUITO ÉTICA ENTRE TANTAS CANALHAS. ESSA É A DIFERENÇA ENTRE UM LADO E OUTRO. PROPOSTAS COMO ESSAS SÓ PODERIA MESMO VIR DE UM PARTIDO DE ESQUERDA, SÓ PODERIA VIR DO PT.

MAIS UM

Líderes do PDT, partido do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já começaram a discutir com o Palácio do Planalto o rito para sua substituição na Esplanada. Segundo a Folha apurou, emissários da presidente Dilma Rousseff avisaram a dirigentes da legenda, como o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), que o governo não descarta a saída de Lupi antes da reforma ministerial programada para janeiro de 2012. Sua situação se agravou após um site do Maranhão divulgar imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado por Adair Meira, dono de ONGs com convênios com a pasta. O ministério havia dito que Lupi se deslocou em um avião modelo Seneca. A foto o mostra, entretanto, descendo de uma aeronave modelo King Air, a mesma que, segundo a "Veja", teria sido providenciada por Meira. Ontem o site da revista divulgou vídeo com imagens de Meira também participando do evento com Lupi. Após cinco dias em silêncio no Rio, o ministro antecipou sua volta a Brasília. Um dos pilares da defesa de Lupi, o presidente interino do PDT, o deputado André Figueiredo (CE), disse ontem à Folha que existem "fatos contraditórios" na história do uso do avião e que espera que o episódio seja esclarecido hoje pelo próprio titular da pasta, que está licenciado da presidência do partido.
"Existem fatos contraditórios. Precisamos ouvir da boca do ministro e a versão do PDT do Maranhão. Precisamos fechar todas as explicações para que não paire nenhum tipo de dúvida", disse André Figueiredo. Outro sinal de possível desembarque do PDT da defesa de Lupi foi a desistência do ministro de realizar reunião da direção da legenda, que havia convocado para o próximo sábado. O objetivo do pedetista era dar uma demonstração de força e de apoio interno em sua própria sigla. Líderes oposicionistas voltara a cobrar ontem a demissão do ministro.

Editoria de Arte/Folhapress
  
FONTE: FOLHA DE S. PAULO

UM JORNALISMO FEITO PARA A DIREITA: VERGONHA

Estados não cumprem lei do piso nacional para professor

Aprovada há mais de três anos, a lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da Federação, informa a reportagem de Fábio Takahashi e Luiza Bandeira, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).A legislação prevê mínimo de R$ 1.187 a professores da educação básica pública, por 40 horas semanais, excluindo as gratificações.A lei também assegura que os docentes passem ao menos 33% desse tempo fora das aulas para poderem atender aos estudantes e preparar aulas.A regra visa melhorar as condições de trabalho dos docentes e atrair jovens mais bem preparados para o magistério.O levantamento da Folha mostra que a jornada extra-classe é o ponto mais desrespeitado da lei: 15 Estados a descumprem, incluindo São Paulo, onde 17% da carga é fora da classe. Entre esses 15, quatro (MG, RS, PA e BA) também não pagam o mínimo salarial.O ministério da Educação afirma que a lei deve ser aplicada imediatamente, mas que não pode obrigar Estados e municípios a isso.A maior parte dos Estados que descumprem a lei disse que vai se adequar à regra.A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação recomendou a seus sindicatos que entrem na Justiça.

 FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

ATENÇÃO

 NOTA DO BLOG: SE OS LEITORES PERCEBEREM, A REPORTAGEM TRAZ UMA MENSAGEM SUBLIMINAR PARA QUE PASSE DESAPERCEBIDO PELOS LEITORES. A REPORTAGEM FALA DO DESCUMPRIMENTO DA MAIORIA DOS ESTADOS NO QUE CONCERNE O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO. EM SEGUIDA, DÁ UMA INFORMAÇÃO JÁ SABIDA EM TODOS OS MEIOS, ISTO É, QUE OS TUCANOS NÃO PAGAM O PISO NACIONAL. PARA MOSTRAR SUPOSTA INDEPENDÊNCIA E AO MESMO TEMPO DESQUALIFICAR O PT EQUIPARANDO AOS TUCANOS, A REFERIDA REPORTAGEM DESTACA QUATRO ESTADOS (MG, RS, PA E BA) DOIS ESTADOS GOVERNADOS PELO PSDB E DOIS GOVERNADOS PELO PT. ALÉM DISSO, A SEQUÊNCIA É ALTERNADA: MG (TUCANOS), RS (PETISTAS), PA (TUCANOS), BA (PETISTAS) ESSA É UMA MANEIRA SUAVE E SUBLIMINAR, SEM QUE PERCEBAMOS, DE DIZER QUE SOMOS TODOS IGUAIS E COM OS MESMOS DEFEITOS. MAS NÃO. O GOVERNADOR TASSO GENRO DO RS RETIROU O PEDIDO DE INCONSTITUCIONALIDADE QUE O GOVERNO GAÚCHO HAVIA FETO AO STF SOBRE O PISO QUANDO ERA GOVERNADO POR AQUELES. OS ESTADOS GOVERNADOS PELO PT PAGAM, SIM, O PISO NACIONAL. MAIS UMA MENTIRA DESLAVADA QUE TENTA SE PASSAR POR VERDADE MAS QUE ESSE HUMLDE BLOG PASSA A LIMPO PARA TODOS VOCÊS. NÃO ACREDITEM EM NADA PREVIAMENTE. FAÇAM A TRIAGEM DE TUDO. HÁ INTERESES MIL POR TRÁS DE CADA NOTÍCIA DA IMPRENSA BRASILEIRA.