domingo, 20 de novembro de 2011

DIA 20 DE NOVEMBRO: CONSCIÊNCIA NEGRA E BRASILEIRA

Museu Afro inaugura escultura de Zumbi dos Palmares

Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil inaugura neste domingo (20) uma escultura de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à escravidão no Brasil. Com 2,2 metros de altura, a obra é uma réplica da que se encontra na Praça da Sé, em Salvador, e foi doada ao museu por sua autora, a artista plástica Márcia Magno.


A escultura de Zumbi apresenta o líder do Quilombo de Palmares em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada mukwale, símbolo de poder, usada por grandes guerreiros africanos. Para marcar o Dia da Consciência Negra e a inauguração dessa escultura, que agora fará parte do acervo do Museu Afro, dois grupos de maracatus apresentam-se hoje, a partir das 13h, no local: Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, e Maracatu Bloco de Pedra, de São Paulo. “O Museu Afro Brasil é um espaço de história, arte e memória. Uma obra dessa magnitude, como é a obra da Márcia Magno, é muito importante [para o museu] porque representa um ícone da história negra do Brasil”, diz Emanoel Araújo, diretor da instituição. Além da escultura de Zumbi dos Palmares, serão inauguradas neste domingo duas exposições. A primeira delas é Aurelino – a Transfiguração do Real, que apresenta 100 obras do artista plástico baiano Aurelino dos Santos, que trabalha primordialmente com pinturas. “[Aurelino] é um artista muito interessante. Ele faz pinturas geométricas, cheia de símbolos e significados”, comenta Araújo. A segunda exposição, Brincar com Arte – o Brinquedo Popular do Nordeste, apresenta mais de mil objetos, bonecos e miniaturas de veículos da coleção de David Glat, curador do Museu do Brinquedo Popular, na Bahia. Segundo Emanoel Araújo, são brinquedos feitos por nordestinos de diferentes etnias do Nordeste. "É uma exposição muito bonita, muito colorida.” Ainda como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra e o Museu da Língua Portuguesa oferecerão ao público a programação temática Africanofagias Paulistanas, que destaca a presença africana na história da cidade de São Paulo. O Museu Afro Brasil localiza-se no Parque Ibirapuera, na capital paulista e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada é franca. As duas exposições serão encerradas em abril do próximo ano. Zumbi dos Palmares nasceu em 1655 no estado de Alagoas. Foi o último líder do Quilombo de Palmares, fundado em 1600 por escravos foragidos de um engenho pernambucano. Em 1695, Zumbi foi capturado, torturado e decapitado.

Agência Brasil


NOTA DO BLOG: GRANDE PARTE DA RIQUEZA DESTE PAÍS CHAMADO BRASIL  DEVE-SE AOS BRAÇOS NEGROS. A MIOR PARTE DA ARISTOCRACIA E BURGUESIA QUE AI ESTÃO SÃO FRUTO DA MÃO DE OBRA GRÁTIS DO PASSADO BRASILEIRO. A ABOLIÇÃO VEIO EM 1888 APENAS PARA OS CORPOS. AS MENTES FICARAM VAGANDO SEM DESTINO, SEM PERSPECTIVA NEM UMA MEDIDA DE INCLUSÃO SOCIAL OU RESSARCIMENTO POR TUDO QUE FIZERAM PELO BRASIL E PRINCIPALMENTE AOS ANTIGOS CANALHAS. É POR ESSAS E OUTRAS QUE SOMOS FAVORÁVEIS A PROGRAMAS DIFERENCIADOS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA OS NEGROS COMO FORMA DE RECONHECIMENTO MÍNIMO PELO QUE SEUS ANCESTRAIS NEGROS FIZERAM POR TODA ESSA NAÇÃO. QUAL O PARTIDO QUE LUTA POR ISSO? QUE BRIGA PELO SISTEMA DE COTAS? DE INCLUSÃO DAS MULHERES, DOS NEGROS, DE PROGRAMAS DE INCLUSÃO DOS DESFAVORECIDOS? ATÉ ONTEM NÃO EXISTIA. HOJE EXISTE E QUAL PARTIDO É ESSE?

A SUA CONSCIÊNCIA JÁ RESPONDEU A VOCÊ MESMO

MUDANÇA NA TV PAGA

TV paga se calça para cumprir nova legislação

 Lei exige 3h30 semanais de produção brasileira na faixa nobre

Alô, você que assiste a canais estrangeiros de entretenimento como Sony, Fox, Warner, Discovery, NatGeo, History, TNT e HBO, entre outros, atenção: a partir de março de 2012, o seu cardápio e os pacotes que assina vão sofrer uma série de reformas. O primeiro sintoma será a multiplicação de produções nacionais na tela - com exceção dos étnicos e de notícias, vá lá - em razão das cotas de produção nacional exigidas pela nova regulamentação da TV por assinatura no Brasil. Marcos Palmeira é Mandrake, na série coproduzida pela Conspiração O feito é fruto da Lei 12.485, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em setembro, após quatro anos de discussões. Enquanto as produtoras independentes comemoram os rendimentos que a nova legislação deve trazer à indústria do audiovisual no País, os canais internacionais se calçam para cumprir a lei sem desvirtuar a essência de seus conteúdos. "O assinante que liga a TV no TCM (Turner Classic Movies), por exemplo, espera ver os clássicos de Hollywood, ninguém espera ver conteúdo nacional", afirma o vice-presidente da Turner no Brasil, Anthony Doyle. Para ele, a TV paga deveria vender conteúdo diferente da TV gratuita. Doyle esclarece que não é contra uma lei que visa fomentar a produção nacional, até porque a Turner já produz conteúdo brasileiro em seus dez canais, entre eles o Glitz* e Cartoon Network, que possui atrações como A Turma da Mônica. "(Nesses canais) nada deve mudar, a não ser algum ajuste de grade para o que ficar determinado como horário nobre", comenta o executivo.
Presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), a quem cabe fiscalizar as regras lei e aprovar as coproduções que unem canais e produtores independentes brasileiros, Manoel Rangel reconhece que a TV paga já vem sendo, mesmo antes da lei, a grande responsável pela expansão do setor. Mas corrige: "A relação com a produção independente cresceu no Brasil fruto de uma política pública que impôs que os programadores estrangeiros deveriam reter recursos aqui para investir em produção independente, e se constituiu daí uma incrível parceria, todas com leis de incentivo criadas pelo Governo Federal nos últimos dez anos", cita. Rangel lembra que o Brasil não tem tradição autorreguladora, item presente em outros países, e o potencial atual da economia local merece respeito no cenário mundial. "Eles (programadores internacionais) produzem conteúdo em vários países. O Brasil fornece a eles um faturamento de 11 milhões de assinantes, com perspectivas de expansão para 25 milhões em três anos", aposta. 

Antes da lei. De fato, o aquecimento desse mercado se desenhou a partir da demanda dos canais pagos por cenas nacionais aliada às leis de fomento que lhes permitem abater impostos por meio de produções locais. A HBO é um grande exemplo. Em parceria com O2, Conspiração, Gullane, Casa de Cinema e Pródigo, o canal fez grandes séries e trouxe sua expertise em TV de qualidade para uma terra dominada pelo padrão Globo. A própria rede dos Marinhos se rendeu a novas linguagens - vide Cidade dos Homens, Carandiru, Antônia e Som e Fúria - aproveitando o boom das produtoras independentes gerado pela TV paga. "Não somos contra a lei. Somos contra o modo como a lei foi feita", afirma Alberto Niccoli Junior, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo Sony Television no Brasil. Agora, ele espera a regulamentação da lei, processo que será feito até março, a fim de ajustar uma série de dúvidas de produtores, programadores e operadores, para saber o que será definido como horário nobre e quando a regra das 3h30 semanais de programação nacional passa a valer. Niccoli defende que o governo dê um tempo para que os canais consigam realizar projetos de qualidade. "É preciso ao menos um ano para produzir um programa como, por exemplo, o Brazil's Next Top Model." Esse tempo é necessário porque as produtoras brasileiras, diferentemente das americanas, apresentam apenas projetos aos canais. "Há muita coisa boa, mas está tudo no papel. Ninguém consegue produzir para depois vender", fala Niccoli. A Sony busca agora formatos variados, com duração mais curta que as teledramaturgias de 30 minutos ou 1 hora.
As coproduções de canais estrangeiros no País se estendem para a Fox, que fez a série 9 MM: São Paulo, ao Discovery, que alinhavou vários documentários com a Mixer e animações brasileiras no canal Kids. Tem ainda o canal Biography, que contou as histórias de vida de diferentes personalidades brasileiras. Na Nickelodeon, está no ar a série teen Julie e os Fantasmas, da Mixer. Nenhum desses canais investe em produção nacional porque é bonzinho. Além de contar com verba de leis de incentivo, quem se aproxima da realidade nacional - mesmo que só na dublagem - recebe audiência em troca. Em julho, os oito canais mais vistos foram nacionais ou dublados: SporTV, TNT, Multishow, SporTV 2, Fox, Globo News, Megapix e Viva. "Entendemos que o espírito da lei é fomentar a produção audiovisual nacional e esperamos que a regulamentação pendente respeite a linha editorial do setor que visa oferecer uma variedade de conteúdo, seja ele nacional e internacional, para o público ao qual se destina cada canal e, com isso, não interfira de forma imprópria ou desnecessária na experiência do telespectador ao ver TV por assinatura", defende Fernando Medín, vice-presidente sênior e diretor geral da Discovery Networks no Brasil. Isso é só o começo.