quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A LÓGICA


Educação profissional é pouco atraente, aponta pesquisa

77,5% dos entrevistados nunca fez curso profissionalizante; a maioria, por falta de interesse


BRASÍLIA - Uma das políticas centrais do governo de Dilma Rousseff, a educação profissional não tem interessado tanto aos jovens como se poderia esperar. Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 77,5% dos entrevistados nunca frequentou algum curso profissionalizante, seja de nível básico, médio ou tecnológico. A maioria deles por falta de interesse. A pesquisa mostra que, entre 2004 e 2010, o número de pessoas com cursos profissionalizantes aumentou 77%. Ainda assim, o porcentual é baixo: 23% dos jovens apenas passaram por alguma formação, excluindo-se aí o ensino superior. "O grande problema é a falta de interesse. Talvez falte conhecimento por parte dos jovens. Hoje, quem faz um ensino médio profissionalizante tem um ganho salarial 14% maior do que quem fez apenas o ensino médio regular. Um jovem com uma graduação tecnológica de três anos recebe 24% mais do que alguém com três anos de bacharelado", afirma o economista da Fundação Getulio Vargas Marcelo Neri, responsável pela pesquisa. A falta de interesse é apontada como razão principal para não buscar um curso profissional em todas as classes entrevistas, e cresce na medida em que a renda também aumenta. Apenas nas classes D e E a falta de recursos surge como importante para mais de 20% dos entrevistados. "Nesses casos, uma bolsa do tipo ProUni (Programa Universidade para Todos) pode ajudar. Mas o que a pesquisa mostra é que é preciso conquistar o jovem", afirmou Nery. A pesquisa mantém o padrão de outro estudo sobre o ensino médio, que mostra a falta de interesse como o principal motivo para que os jovens deixem a escola. O levantamento, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostra que 3,4 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham. Dois terços deles por falta de interesse na escola.

NOTA DO BLOG: COM SALÁRIOS IMORAIS, COM A CORRUPÇÃO DE MUITOS PREFEITOS DESVIANDO O DINHEIRO DO FUNDEB. COM VÁRIOS PREFEITOS NÃO PAGANDO SEQUER O PISO NACIONAL EVIDENTEMENTE QUE A PESQUISA É APENAS UM REFLEXO QUE COMEÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM TAIS DESMORALIZAÇÕES. ISSO SÓ MUDA SE O ELEITOR BRASILEIRO MUDAR, ESCOLHENDO DEPUTADOS E SENADORES VOLTADOS PARA PRIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS.

AVANÇO E CONQUISTA DO POVO


STF decidirá em 15 dias se Ficha vale para 2012


Brasília (AE) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, afirmou ontem que a Corte deverá decidir, nos próximos 15 dias, se a Lei da Ficha Limpa vale ou não vale nas eleições deste ano. De acordo com Peluso, o julgamento pelo plenário do STF deverá ocorrer antes do carnaval. A expectativa é de que o tribunal conclua que está em vigor neste ano a regra impedindo a candidatura de políticos ficha suja. Estão incluídos nessa categoria os políticos condenados por decisões de tribunais e aqueles que renunciaram para fugir de processos de cassação. O STF fixará uma posição sobre a lei ao julgar ações movidas pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). O Supremo já começou a analisar as ações, mas em dezembro um pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu o julgamento. Antes do pedido de vista, dois ministros - Luiz Fux e Joaquim Barbosa - já tinham votado pela validade da lei. É importante que o STF defina o assunto antes do início do período eleitoral. Na eleição presidencial de 2010, houve muita confusão porque o tribunal somente adotou um entendimento definitivo cinco meses após a votação. Na ocasião, o Supremo concluiu que a Lei da Ficha Limpa não valeu em 2010 porque a regra não foi aprovada com uma antecedência mínima de um ano. Há um dispositivo na Constituição Federal segundo o qual mudanças no processo eleitoral têm de ser realizadas pelo menos um ano antes do pleito. Em tese, esse decisão teria de ser tomada antes da aprovação das regras eleitorais de 2012.

NOTA DO BLOG: ESSA É MAIS UMA CONQUISTA DO POVO BRASILEIRO QUE, EM UM SURTO DE CIDADANIA DE RESULTADOS, COLHEU ASSINATURAS E PRESSIONOU O CONGRESSO A VOTAR O PROJETO DE INICIATIVA POPULAR QUE PUNE AQUELES QUE TIVEREM SIDO CONDENADOS, AO MENOS, POR UM COLEGIADO. AGORA, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL ARREGAÇARMOS AS MANGAS NO SENTIDO DE APROVAR O FIM DO SIGILO CONGRESSUAL PARA AS VOTAÇÕES PARLAMENTARES. DESSA MANEIRA O BRASIL MELHORA, OS BANDIDOS NÃO PODEM SE ESCONDER E A OPINIÃO PÚBLICA SE FORTALECE NA REPRESENTATIVIDADE PRÁTICA DOS SEUS INTERESSES.