sábado, 15 de outubro de 2011

POR QUE NÃO FAZEMOS ASSIM?





 Neste dia em que comemoramos o dia do professor, temos pouco a comemorar. Escolas abandonadas, estruturas aos frangalhos, professores desmotivados, direções inócuas e políticos como, quase sempre, MÁGICOS do dinheiro do FUNDEB (UMA FORTUNA). Nesse sentido, os alunos também sentem desmotivação em ir à escola devido a aulas previsíveis, cansativas, sem criatividade nem estrutura tecnológica alguma. Dentro desse marasmo, podemos, ao menos reconhecer, o esforço de alguns políticos em Brasília que se salvam da lama e que lutam para aumentar o direito constitucional do piso nacional que muitos ainda resistem. Enquanto esse país reconhecer minimamente seus professores através de imposições, a educação capengará repetidamente. Necessitamos de ousadia por parte de professores, pais, diretores e, principalmente, da classe política. Com o dinheiro que é destinado a José da Penha todo santo mês, eu posso garantir a todos os leitores deste blog que daria para fazer uma revolução na educação. VEJAMOS:

1) ESCOLAS ESTRUTURADAS FISICAMENTE COM CADEIRAS CONFORTÁVEIS, SALAS LIMPAS E COM MELHOR CLIMATAÇÃO, QUADROS MODERNOS, SALA DE INFORMÁTICA DE VERDADE COM ACESSO À INTERNET;

2) LIVROS ATUAIS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E BIBLIOTECA EM CONSTANTE AMPLIAÇÃO;

3) MEGA-IMPRESSORA DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA IMPRIMIR PROVAS, TODO MATERIAL DOS ALUNOS E PROFESSORES E GANHAR TEMPO APENAS PARA A DISCUSSÃO DAS MATÉRIAS, INSTIGANDO ALUNOS AO DEBATE EM VEZ DE ESCREVER DURANTE A AULA, O QUE FADIGA DEMAIS O ALUNADO;

4) VERBA DESTINADA PARA AULAS FORA DA SALA DE AULA (VIAGENS, PASSEIOS, CONHECIMENTO DE OUTRAS REALIDADES, ENCONTROS COM OUTROS ESTUDANTES, ANÁLISE DA NOSSA FLORA, FAUNA EM LOCO, DENTRE OUTROS;

5) DATASHOWs PARA UMA AULA DINÂMICA, COM SLIDES, CONEXÃO COM O MUNDO VIRTUAL DE ENSINO, PASSEANDO POR MAPAS, FAZENDO CÁLCULOS INTERATIVOS, ANALISANDO A NOSSA HSTÓRIA CRONOLÓGICO-VIRTUAL COMO JÁ ACONTECE EM ALGUMAS CIDADES;

6) DÉCIMO QUARTO E DÉCIMO QUINTO SALÁRIOs PARA OS PROFESSORES QUE ATINGIREM METAS A SEREM DETERMINADAS NO INÍCIO DE CADA SEMESTRE, O QUE DARIA UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO E MOTIVAÇÃO PARA TODOS OS PROFESSORES;

7) DESTINAR AQUELA PARTE DO FUNDEB PARA FAZER CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO COM OS PROFESSORES EM GERAL;

8) DISCUTIR O ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO COM OS PAIS, MESTRES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS E INSTITUINDO PRÊMIOS PARA ALUNOS DE DESTAQUE ATRAVÉS DE EVENTOS;

9) SELECIONAR CARROS PREPARADOS PARA O TRANSPORTE DE QUALIDADE PARA TODOS OS ALUNOS QUE NECESSITEM DESSA PREMISSA;

10) MORALIZAR A MERENDA ESCOLAR, COM CARDÁPIOS PREPARADOS POR NUTRICIONISTAS, COM ACOMPANHAMENTO DE CADA COMUNIDADE.

ESSAS SÃO ALGUMAS PROPOSTAS FÁCEIS, COM DINHEIRO SOBRANDO PARA ISSO, MAS QUE NÃO SÃO COLOCADOS EM PRÁTICA PORQUE A EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO É A CARA DA NOSSA ADMINISTRAÇÃO, LITERALMENTE. "ALGO MUITO BONITO POR SINAL". 


QUEM SERÁ CAPAZ DE REALIZAR TAIS FEITOS? QUEM É HOMEM DE VERDADE PARA FAZER ISSO? QUEM CALARIA A VOZ DA OPOSIÇÃO TOMANDO TAIS ATITUDES? A RESPOSTA VOCÊ JÁ DEU

POSTURA REPUBLICANA

O ministro do Esporte, Orlando Silva, interrompeu sua agenda de trabalho em Guadalajara, cidade mexicana em que são realizados os Jogos Pan-Americanos, para falar durante quase 40 minutos sobre as denúncias publicadas pela revista Veja. O político afirmou que vai processar por calúnia José Dias Ferreira e Célio Soares Pereira, que o acusaram de receber verbas desviadas do programa Segundo Tempo, e que acionou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que as denúncias sejam investigadas pela Polícia Federal (PF). Também afirmou estar disposto a ir ao Congresso para dar explicações sobre o assunto.link
Ministro disse ter procurado a presidente tão logo soube da reportagem - Fabio Motta / AE

Ministro disse ter procurado a presidente tão logo soube da reportagem:
"Tem gente na política que acaba banalizando acusações, mas eu não. Estou sereno, diante de tamanha agressividade, e também confiante, porque sei que rapidamente, até mais do que as pessoas imaginam, a verdade virá à tona", disse Silva. "São acusações gravíssimas e vou reagir à altura". O ministro afirmou que se encontrou com José Dias Ferreira, ex-militante do PC do B, apenas uma vez. "O único momento que encontrei este caluniador foi em uma audiência, no ano de 2004 ou de 2005, por recomendação do então ministro Agnelo Queiroz", explicou. "Ele era presidente de uma entidade relativa ao kung fu em Brasília e queria estabelecer um convênio com o Ministério. Foi a única vez que encontrei essa pessoa. Sobre a segunda pessoa (Célio), o que posso dizer é que não faço a mínima ideia de quem seja. Nunca o encontrei na vida". Silva confirmou que houve a assinatura de convênio com as entidades lideradas por José Dias Ferreira. Mas, irregularidades no uso das verbas (que seriam da ordem de R$ 3 milhões), descredenciaram as ONGs. "Existe um processo no TCU que exigirá a devolução destes recursos porque não temos uma conduta complacente com a má utilização de recursos públicos. O fato de ele ter sido membro do meu partido e de ter relações políticas em Brasília não me interessa. Percebo que pode estar sendo criada uma cortina de fumaça em torno deste assunto", atacou. "Agora, uma pessoa que já foi presa, é alvo de um inquérito policial, vira a fonte da verdade. Coloco-me à disposição para ir ao Congresso Nacional, já na próxima semana, para dar explicações. Estou consciente da minha conduta e do meu compromisso ético. Um bandido me acusa e eu que tenho que me explicar". O ministro afirmou que entrou em contato com a presidente Dilma Rousseff tão logo soube da denúncia - os dois conversaram neste sábado, 15. "O que fiz foi procurá-la para informar da notícia. Foi uma conversa muito direta. O que posso dizer é que vou seguir minha agenda de trabalho, foi a recomendação que recebi da presidente. Ela não quer que a minha rotina seja impactada". Silva deve chegar ao Brasil amanhã. "Estarei em Brasília na segunda-feira e já tomarei providências".

VERDADE OU MENTIRA?


15/10/2011 - 12h51

PM acusa ministro Orlando Silva de montar esquema de corrupção

O policial militar João Dias Ferreira acusou o Ministro do esporte, Orlando Silva Júnior, de estar envolvido no esquema de corrupção e ter recebido propina das dependências do ministério, de acordo com reportagem divulgada pela revista 'Veja' na sexta-feira. Ferreira é um dos acusados de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo, criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas.
Daniel Marenco/Folhapress
O ministro Orlando Silva chega para dar entrevista coletiva em hotel, em Guadalajara

Em entrevista para a revista, o policial revelou detalhes de como funcionava a operação dentro do ministério, e disse que o esquema pode ter desviado mais de R$ 40 milhões nos últimos oito anos. O dinheiro deveria ser usado para comprar material esportivo e alimentar crianças carentes e que teria sido desviado para o caixa eleitoral do PC do B. De acordo com a entrevista, o policial diz que as ONGs só recebiam os recursos mediante o pagamento de uma taxa previamente negociada que podia chegar a 20% do valor dos convênios. Segundo o militar, o ministro Orlando Silva recebeu, pessoalmente, na garagem do Ministério do Esporte, o dinheiro da propina. O ministro encontra-se em Guadalajara (México) acompanhando os jogos Pan-Americanos, e participa hoje de uma reunião do Conselho de Ministros de Esporte das Américas. Em seu Twitter, Orlando Silva Júnior escreveu que dará na tarde deste sábado uma entrevista coletiva para desmentir a matéria. Ele aponta ainda que o que foi dito pelo policial na reportagem seria uma reação às medidas que tomou em relação às irregularidades no programa Segundo Tempo.
"Repudio a farsa publicada hoje em Veja. As calúnias são reações às medidas que determinei para combater irregularidades identificadas", disse o ministro através do microblog. 

NOTA DO BLOG: TRATANDO-SE DE DEMOCRACIA SEMPRE É BOM EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS TER A PLENA LIBERDADE. O FATO PRECISA SER APURADO. SE O MINISTRO TIVER QUALQUER RESQUÍCIO DE CULPA DEVE IR ALGEMADO PARA A CADEIA. NÃO SE ADMITE MAIS DESVIOS DE CONDUTA DESSES PRINCIPALMENTE DE QUEM, QUANDO ERA OPOSIÇÃO, BRILHOU TANTO NA DEFESA DO POVO CONTRA OS ABUTRES DA DIREITA. TODAVIA, SE NÃO HOUVER NADA QUE CONDENE, DEVERIA A REVISTA DÁ ESPAÇO PROPORCIONAL À ACUSAÇÃO PARA QUE O POVO BRASILEIRO SOUBESSE DE QUE SE TRATA DE UMA FALSA ACUSAÇÃO. MAS CERTAMENTE ESSA REVISTA CANALHA NÃO DIRÁ NADA PORQUE TEM NEGÓCIOS E INTERESSES ESCUSOS A DEFENDER. TEM CANDIDATO E NÃO ASSUME ISSO, DIFERENTEMENTE DESSE BLOG. É POR ESSA E OUTRAS COISAS MUITO PIORES QUE SE TORNA CADA VEZ MAIS IMPRESCINDÍVEL A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA PARA PROMOVER JORNALISMO DE QUALIDADE E REPARAR INJUSTIÇAS QUE FICAM NO MEIO DO CAMINHO. MAS A DIREITA JAMAIS QUERERÁ.

PARABÉNS, SÃO PAULO! PARABÉNS TUCANOS!


Rede estadual terá regime de dedicação integral

No ensino básico, professores não poderão acumular aulas em outras escolas; em contrapartida, receberão gratificação; modelo começa em 2012

O governo do Estado de São Paulo vai criar um regime de dedicação integral para professores e diretores da rede de educação básica. Os docentes não poderão acumular aulas em outras escolas e, em contrapartida, receberão gratificação. O novo modelo será iniciado a partir de 2012 em 19 escolas espalhadas pelo Estado - onde haverá ampliação de carga horária, de seis para oito horas diárias, além da criação de disciplinas eletivas. As iniciativas fazem parte de um programa de ações voltadas à melhoria da educação, que será anunciado hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Educação, Herman Voorwald. Serão anunciadas apenas ações referentes ao ensino médio. Em novembro, ocorrerá o anúncio de ações voltadas para o ensino fundamental - que passam por estudos e análises por equipes da secretaria. O foco será na recuperação do aprendizado. No novo modelo de escola para alunos dos últimos anos da educação básica, além do aumento da carga horária, o plano é que haja integração entre as disciplinas do currículo. A mudança no regime do seus professores também é novidade. Não será uma carreira diferente, mas um regime diferenciado. “Na mudança no regime de trabalho do professor, ele vai conhecer os alunos, identificar-se com eles e ser uma referência na escola. A ideia é incentivar uma carreira de 40 horas na mesma escola, porque muitos têm hoje jornadas de apenas 16 horas”, explica o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne. A fundação foi uma das 21 organizações da sociedade civil envolvidas em educação que participaram dos debates e grupos de trabalho que antecederam a finalização e anúncio do programa. O coordenador da ONG Parceiros da Educação, Jair Ribeiro, outra entidade envolvida, ressalta que o programa é ambicioso, mas possível. “A visão do projeto é posicionar o sistema de ensino de São Paulo entre os 25 melhores do mundo e transformar a carreira do professor entre as dez mais desejadas do Estado.” O programa também prevê ação diferenciada para 1.206 unidades de ensino consideradas vulneráveis. Nesses locais, haverá prioridade na formação continuada de professores e projetos focados na recuperação do aprendizado dos alunos. 

De bem. A nova política de educação do governo teve início com o anúncio do aumento salarial gradativo de 42,2% aos professores - em pouco mais de 20 anos, um professor pode alcançar um salário equivalente a R$ 9,3 mil. As medidas, entretanto, envolvem questões importantes para Alckmin: apaziguar os conflitos com os sindicatos da categoria, que tiveram uma relação desgastada com a gestão anterior, de José Serra (PSDB).

NOTA DO BLOG: DA MESMA FORMA QUE CRITICAMOS ERROS, FAZEMOS QUESTÃO DE ELOGIAR O QUE É CERTO, VENHA DE ONDE VIER. O GOVERNO DE SÃO PAULO CERTAMENTE QUEBRA UM PARADIGMA E FAZ UM IMPORTANTE GESTO QUE, TOMARA, SE ESPALHE POR TODO O PAÍS. NOSSOS OBJETIVOS E NOSSOS IDEAIS NÃO SÃO CONTRA AS PESSOAS, SÃO A FAVOR DO QUE É NOSSO, DAQUILO QUE É POSSÍVEL E PERFEITAMENTE FACTÍVEL. QUEM QUISER SEGUIR O EXEMPLO DO GOVERNO DE SÃO PAULO, FAZ MUITO BEM.

UM GRANDE DIA: PARABÉNS, PROFESSOR! PARABÉNS, MESTRE!

 
HOJE É DIA DO PROFESSOR NO BRASIL 


Quem não se lembra de seus professores marcantes, aqueles que nos ajudaram com seus exemplos, aqueles que corrigiram nossos erros, que se preocuparam conosco, que sofreram com nossas dúvidas e ansiedades, que nos impulsionaram a autoestima, que ajudaram a construir nosso caráter, personalidade e rede de conhecimentos (conteúdos e pessoas)?
 
A educação começa na família e deve evoluir nos ambientes educacionais, moldar cidadãos para a vida e para o trabalho, independentemente da origem étnica, religiosa, sociocultural e econômica.
 
Meu filho, você respeite sua professora, porque ela é sua mãe na escola”, é o que dizem milhares de mães que trabalham, que sonham com um dia melhor para seus filhos. É o testemunho que me fazem as mães e avós com as quais interajo nas unidades escolares da periferia de Campinas.
 
Tem cabido ao professor uma tarefa gigantesca, a de compensar a falta de afeto, a de conduzir a todos e a cada um a cada uma esperança, ainda que suas condições de trabalho estejam longe do ideal.
 
O dia do professor deve ser comemorado com entusiasmo pela sociedade, seja aquele que trabalha na rede pública ou privada, aquele que trabalha com crianças, jovens, adultos, aquele que capacita trabalhadores, exerce orientação pedagógica, dirige, supervisiona, monitora ou que pesquisa, forma profissionais, ou que tem a difícil missão de acolher, sem qualquer discriminação, os portadores de necessidades especiais.
 
Nosso país só tem futuro se nossos professores receberem da sociedade o tratamento privilegiado e compatível com o futuro que desejamos para nossas crianças.
 
Infelizmente ainda estamos longe de vivenciar esse quadro, na medida em que a remuneração não tem sido competitiva e tem afastado da educação jovens que preferem carreiras mais “sedutoras”, nas quais não sofram ameaças e violência, nas quais se sintam valorizados.
 
Muito se tem feito no Brasil para melhorar a educação, mas nossos números ainda nos envergonham, seja pela falta de vagas para todos nas creches, seja pela qualidade do ensino que precisa melhorar, seja pela evasão de muitos nas idades regulares de sua escolaridade.
 
Se há alguém que tem tentado fazer sua parte é o professor, ainda que precise se capacitar permanentemente, acompanhar a evolução científica e tecnológica, ou mesmo precise mudar práticas pedagógicas todo o tempo para que alunos das novas gerações gostem da escola e se encantem com conteúdos lúdicos e transversais que oferece aos alunos, em constante interação e inserção.
 
Vem aí o Plano Nacional de Educação e em seguida nosso Plano Municipal. Vamos todos nos envolver com eles, para que metas construídas, por meio de ampla participação, possam ser implementadas e cobradas nos próximos dez anos, como compromisso de todos, a começar pelas autoridades públicas.
 
Além de metas para o atingimento da universalização de acesso e permanência nas escolas, do resgate da qualidade na formação, do atingimento de indicadores de concreta evolução, precisamos garantir uma nova realidade para os docentes e gestores, para que sintam que a sociedade sente por eles a mesma valorização que sentem pelos seus alunos.
 
Isso não pode ser atitude isolada de uma só entidade federativa, estadual ou municipal, mas um compromisso de toda a sociedade.
 
Sempre me lembro e agradeço a minhas professoras e professores por tudo o que sou. Gessy, Leonor, Yolanda e Sofia foram minhas professoras no ensino fundamental público, no início de minha vida. Dona Yolanda faleceu na semana retrasada, com 94 anos. Acompanhou-me em toda a minha vida, telefonava, incentivava, onde eu estivesse. Fui ao seu sepultamento físico.
 
Para mim ela não morre jamais. Falo dela para meus filhos, para que também a conheçam e reconheçam nela os professores significativos de suas vidas.
Há ainda muito a construir em favor da educação e do professor, como ocorreu em outros países. É uma tarefa duríssima, mas inadiável, em que cada passo é uma contribuição infinita, uma vontade política.
 
Parabéns aos professores que lutam, sorriem e choram com seus alunos, que sabem de seu papel transformador na sociedade, que são a vida de seus alunos e a esperança de suas famílias. Há muito o que comemorar, sem descuidar da luta.
 

Prof. Eduardo Coelho
Secretário de Educação de Campinas
Prof. da Unicamp
Ex-Reitor da PUC Campinas
Ex-Deputado Federal