sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RIQUEZAS POTIGUARES

Apesar da maioria dos nossos políticos envergonharem-nos, temos bons motivos para comemorar

Ainda não se tem informações se na camada do pré-sal existe petróleo no Rio Grande do Norte com a mesma abundância que tem se revelado no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, não temos do que reclamar. O diretor geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean Paul Prates falou neste sentido já em 2008. Em entrevista, Prates, que na época era o Secretario Estadual de Energia e Gás disse que o Rio Grande do Norte tinha “um pré-sal de energia eólica".  Como secretário de Estado, Jean Paul Prates arregaçou as mangas e caiu em campo para garantir nosso 'presal'. Usou o conhecimento que tem que não é pouco e fez acontecer. Depois de uma articulação bem feita, o RN disparou nos leilões realizados pela ANEEL. Em 2010 foi um pouco menor, mas a semente já estava plantada. Bastava apenas regar. De modo que a expectativa é que até 2014/2015, o RN já esteja produzindo pelo menos 3 vezes a energia que consome, ou seja, vai está exportando para outros estados. E o mais importante: exportando energia limpa, o nosso pré-sal. Só que este nosso presal se não for bem aproveitado, poderemos desperdiçar. Esperamos que o atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, saiba o que está fazendo. 

NOTA DO BLOG: TEMOS SOL COM ALTA PREVISIBILIDADE O ANO INTEIRO, VENTOS CONSTANTES, PETRÓLEO E GÁS, ALÉM DA PROVÁVEL CAMADA PRÉ-SAL NO LITORAL NORTE (COSTA BRANCA E GUAMARÉ ATÉ TOUROS). LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA NO PAÍS, POPULAÇÃO PEQUENA, BELEZAS NATURAIS, UM NOVO AEROPORTO VEM AI, UMA CAPITAL ENCANTADORA, TERRA PARA PLANTAR MAMONA E GERAR ENERGIA VERDE, FRUTICULTURA NO VALE DO ASSU, RESORTs PRAIANOS COMO PIPA, TIBAU,  BARRA DO CUNHAÚ E OUTROS. O QUE NOS FALTA? VARRER DEMOCRATICAMENTE ESSE ESTADO COMO FIZEMOS NO BRASIL. AI, IREMOS ADIANTE.

BOM TRABALHO



Já está na justiça a denúncia criminal do Ministério Público contra 34 acusados de participar do esquema fraudulento identificado na Operação Sinal Fechado. Entre os acusados estão os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira, além do suplente do senador José Agripino, o ex-deputado federal João Faustino Ferreira Neto. A ação foi ajuizada na tarde de ontem e o Ministério Público aguarda agora a manifestação do Poder Judiciário se recebe ou não a denúncia.


Na opinião dos promotores de Justiça, as provas são tão contundentes da existência do esquema que, mesmo tendo analisado apenas 1/6 de todo o material apreendido durante a Operação, já foi suficiente para embasar a denúncia. 

Como a denúncia traz novas citações de interceptações telefônicas, telemáticas e informações bancárias, a íntegra do documento não pôde ser divulgada pois aguarda posicionamento da Justiça para definição se será decretado sigilo ou não dessas informações.

Além da denúncia, os promotores de Justiça apresentaram dez pedidos de prisão preventiva, dos quais cinco foram deferidos. Além dos quatro acusados que já tinham prisão preventiva decretada (George Olímpio, Alcides Fernandes Barbosa (SP), Carlos Zafred (SP) e Marcus Vinícius Furtado da Cunha), foram decretadas as prisões preventivas de Caio Biagio Zuliani, Nilton José de Meira (PR), Flávio Ganem Rillo (PR), Fabiano Romeiro e Edson Cézar Cavalcanti Silva.

Os denunciados e os crimes pelos quais são acusados

1. George Olímpio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e corrupção ativa.

2. João Faustino: formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

3. Wilma de Faria: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

4. Iberê Ferreira: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

5. Lauro Maia: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção passiva e fraude em licitação.

6. Alcides Fernandes Barbosa: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, tráfico de influência e fraude em licitação.

7. Marcus Vinícius Furtado da Cunha: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

8. Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

9. Marcus Vinicius Saldanha Procópio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa.

10. Eduardo de Oliveira Patrício: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

11. Marco Aurélio Doninelli Fernandes: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

12. José Gilmar de Carvalho Lopes: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

13. Edson Cézar Cavalcante Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

14. Carlos Alberto Zafred Marcelino: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

15. Luiz Antônio Tavolaro: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

16. Jailson Herikson Costa da Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

17. Caio Biagio Zuliani: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

18. Fabiano Lindenberg Santos Romeiro: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e dispensa ilegal de licitação.

19. Cézar Augusto Carvalho: formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

20. Nilton José de Meira: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

21. Flávio Ganem Rillo: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

22. Marluce Olímpio Freire: formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa.

23. Edson José Fernandes Ferreira: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

24. Jean Queiroz de Brito: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

25. Luiz Cláudio Morais Correia Viana: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

26. Benevenuto Pereira Guimarães: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

27. José Confessor de Moura: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

28. Priscilla Lopes de Aguiar: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

29. Eliane Beraldo Abreu de Souza: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

30. Harald Peter Zwetkoff: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

31. Érico Vallério Ferreira de Souza: formação de quadrilha e fraude em licitação.

32. Cíntya Kelly Delfino: lavagem de dinheiro.

33. Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro: peculato e fraude em licitação.

34. Ruy Nogueira Netto: extorsão.



NOTA DO BLOG: NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO, LEMBREM-SE DOS NOMES E DAQUELES QUE SÃO ENVOLVIDOS COM ESTES. TUDO ISSO COM A CONFIRMAÇÃO DA JUSTIÇA DE QUE REALMENTE SÃO CULPADOS COMO TUDO INDICA.

A ETERNA DOR DE COTOVELO


FHC culpa Lula por escândalos no governo Dilma e diz que o ex-presidente foi ‘complacente’ com a corrupção


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista ao jornal chileno El Mercurio, que os escândalos de corrupção nos ministérios são uma herança deixada pelo governo Lula para a presidente Dilma Rousseff. “Ela tem que demonstrar uma vontade diferente e indicar funcionários novos que não sejam corruptos”, observou. Em visita ao Chile, onde participa de um seminário sobre economia organizado pelo Banco Itaú, o ex-presidente disse que a extensão dos escândalos que eclodiram neste ano “passam a impressão que aceitar a corrupção se tornou uma condição para governar” o Brasil. Fernando Henrique criticou diretamente o ex-presidente Lula e disse que no seu governo houve mais impunidade. “Ele foi complacente. Sempre deu desculpas frente a condutas que não têm desculpa”, afirmou.
Drogas. O ex-presidente falou também sobre seu engajamento no debate sobre a descriminalização da maconha. Fernando Henrique defendeu a adoção de penas alternativas, “como trabalho comunitário”, e comparou a situação da droga a do tabaco. “Muita gente fumava (o tabaco), inclusive no início por glamour. Hoje isso já passou. Não houve proibição, mas sim regulação.”
FMI. Ao comentar a recente visita da presidente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, ao Brasil, Fernando Henrique disse que “é um sinal de que o mundo mudou”. Ele destacou que, no passado, eram os brasileiros que iam pedir ajuda ao fundo. “Agora eles vêm para que emprestemos (dinheiro) a outros países que precisam.”

NOTA DO BLOG: QUEM MAIS ABAFOU CPIs NESSE PAÍS TEM MORAL ALGUMA PARA FALAR EM CORRUPÇÃO? QUEM COLOCOU PARICEIROS PARA SER ENGAVETADORES-GERAIS DA UNIÃO TEM ALGUMA CREDIBILIDADE? QUEM PERTENCE A UM PARTIDO QUE JÁ ABAFOU MAIS DE 100 CPIs EM SP TEM ALGUM CRÉDITO? A ETERNA DOR DE COTOVELO POR PERDER DE GOLEADA PARA UM TORNEIRO MECÂNICO DÁ UMA SENSAÇÃO DE FRACASSO CAPAZ DE TENTAR A VOLTA À MÍDIA A QUALQUER CUSTO, INCLUSIVE DEFENDENDO A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA. FALANDO NISSO, ONDE ESTÃO OS EVANGÉLICOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS COM AQUELA FEROCIDADE TODA QUE TINHAM CONTRA DILMA? CALAM-SE POR QUÊ, COM FHC? É POR ESSAS E MUITAS OUTRAS QUE O BLOG TEM LADO E É PROPENSO SEM DEIXAR DE SER JUSTO. SAIR DA PRESIDÊNCIA COM ÍNDICES BAIXÍSSIMOS DE APROVAÇÃO AO TEMPO QUE VÊ UM RETIRANTE SAIR COM 85% DE APROVAÇÃO DEVE DOER MESMO PARA QUEM É VAIDOSO. AINDA MAIS INTELECTUAL. TEM QUE ATURAR. QUEM MANDOU FAZER O QUE FEZ E DEIXAR DE FAZER O QUE ERA NECESSÁRIO? ATÉ ENERGIA FALTOU NO GOVERNO DESSE ELEMENTO. INVEJA MATA. 

UNIÃO COMPROMETIDA EM 2014


PSB se desvincula do PT e já sonha com o Planalto

Em 12º Congresso, sigla debate estratégia de 2012, quando disputará em 1.500 cidades; Eduardo Campos é aclamado como ‘presidente’








BRASÍLIA - Aos gritos de "Brasil, pra frente, Eduardo presidente", por parte de militantes partidários, o PSB abriu nesta sexta-feira, 2, o seu 12.º Congresso do partido, em Brasília, mostrando que já inicia uma ofensiva para se desvincular do PT nas eleições presidenciais de 2014 e até ter uma candidatura própria. Ou, se repetir a aliança, ter cacife suficiente para tomar o posto de vice, hoje com o PMDB. Para tanto, o objetivo do PSB é crescer nas eleições municipais do ano que vem. Eduardo Campos disse que o partido participará do pleito em 4 mil municípios, com cabeça de chapa em cerca de 1,5 mil. Nas contas do partido, será possível eleger perto de 500 prefeitos. Hoje, o PSB tem 302. O partido faz as contas. Quando Luiz Inácio Lula da Silva venceu a eleição em 2002, o PT fez 292 prefeitos. "Nosso partido foi o que mais cresceu em 2008, em 2010 e será também o que mais crescerá em 2012", proclamou Campos, para delírio da plateia que tomou o Auditório Petrônio Portella, no Senado. De acordo com informações de bastidores do PSB, para crescer o partido decidiu abrir o leque de alianças no ano que vem. Fará parcerias com os aliados tradicionais, como PT, PC do B e PDT, além do recém-criado PSD e do PSDB. Embora já tenha sido procurado por integrantes da direção do partido que o consultaram sobre a possibilidade de se candidatar a presidente em 2014, Campos preferiu dizer que, por enquanto, prefere esperar o resultado das eleições do ano que vem. Ele se sente em dívida com o ex-presidente Lula, que o nomeou ministro da Ciência e Tecnologia logo depois que a Justiça o inocentou do processo de fraude em precatórios, durante o governo do avô, Miguel Arraes, no final dos anos 90. Lula o ajudou a se eleger governador de Pernambuco em 2006. Nos bastidores, o governador tem dito que se sente numa encruzilhada. De um lado, deve fidelidade a Lula e, por extensão, a Dilma Rousseff. Por outro, vê-se fortalecido por um partido que está crescendo e por incentivos para que se prepare para uma candidatura no futuro, talvez não em 2014, mas em 2018, vindas do próprio Lula. "O PSB tem feito muito bem para o Brasil e bem para os locais onde governa. Há uma grande frente de esquerda no País que tem dado certo. E estamos crescendo muito. Com isso, cresce a nossa responsabilidade", afirmou o governador.

ATENÇÃO, ATENÇÃO, BENEFICIÁRIOS DO BOLSA-FAMÍLIA


Revisão cadastral do Bolsa Família termina dia 30 de dezembro

Revisão cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família termina dia 30 deste mês. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), informa que mais de 4 mil famílias de Natal precisam atualizar os dados.  Poderão perder os benefícios quem está há mais de dois anos sem informar dados como número de integrantes da família, endereço, renda e a escola que as crianças e os jovens freqüentam.  "Falta menos de um mês para o encerramento do processo de revisão cadastral do Bolsa Família deste ano. Mais de 4 mil famílias ainda precisam atualizar os dados, pois estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos.  Caso a atualização não ocorra até o final de dezembro, os benefícios serão bloqueados na folha de pagamento de janeiro de 2012. Se a atualização não ocorrer até 29 de fevereiro de 2012, os benefícios serão cancelados na folha de março de 2012”, explica Gabriela Janilly, coordenadora municipal do Cadastro Único.  A revisão consiste na verificação periódica das informações socioeconômicas dos registros cadastrais das famílias beneficiárias, com vistas a avaliar o atendimento das condições de elegibilidade para continuidade da transferência de renda. As famílias que fizeram a revisão recentemente também devem ficar atentas.  “Também estão incluídas nessa revisão as famílias que mudaram de endereço, de renda, número de componentes familiar, as crianças que mudaram de escola, dentre outros”, ressalta a Coordenadora.  Para atualizar os dados no Cadastro Único é necessário ir até um dos pontos de atendimentos da Semtas, voltados para esse serviço. Os beneficiados deverão apresentar os seguintes documentos para atualizar o cadastro: identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência – todos originais.  Das crianças de até seis anos, apresentar certidão de nascimento original. Para as crianças maiores de seis anos, além da certidão, é preciso ainda apresentar a declaração escolar. “Devem ser apresentados os documentos de todos os residentes do domicilio, independentemente do grau de parentesco”, reforça a Coordenadora. 

Cadastro Único/Bolsa Família

O Cadastro Único se constitui como um dos mais importantes instrumentos de coleta de dados para os Programas da Assistência Social, tendo como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza existentes no Município.  A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais Programas Sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.  De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, a cidade do Natal contabiliza 81.650 famílias cadastradas, sendo 48.670 famílias beneficiadas com o Bolsa Família. 

NOTA DO BLOG: QUEM FOI CORTADO DO BENEFÍCIO SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL OU CONHECE ALGUÉM QUE PERMANECE RECEBENDO TAL BENEFÍCIO SEM POSSUIR CRITÉRIOS PARA RECEBÊ-LO PODE ENTRAR EM CONTATO COM O CONSELHO DO BOLSA-FAMÍLIA DE CADA CIDADE. PERMANECENDO OS EQUÍVOCOS, O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM RESPALDO LEGAL PARA IMPOR A JUSTIÇA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA E AOS CRITÉRIOS DESSA TRANSFERÊNCIA DE RENDA MÍNIMA DO GOVERNO FEDERAL. NÃO HÁ FAVOR, NÃO HÁ GENTILEZAS. ESSE É UM DIREITO DE TODOS QUANTO PRECISEM E ESTEJAM NOS CRITÉRIOS DO PROGRAMA QUE É UMA POLÍTICA DO GOVERNO FEDERAL. APENAS DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL.

MULHER TRABALHADORA


Fátima Bezerra reitera ao jornal Valor Econômico projeto para aumentar investimentos em Educação


O jornal Valor Econômico publica nesta quinta-feira matéria sobre as negociações entre Executivo e Legislativo, no que diz respeito aos investimentos do governo federal para a Educação nos próximos 10 anos.  Em meio à notícia, o jornal destaca a posição da presidente da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT), que trava uma luta no Congresso Nacional para que o Executivo aumente o percentual de investimento previsto no Plano Nacional de Educação, de 7% do PIB.  O relator do projeto na comissão especial, deputado federal Ângelo Vanhoni (PT/PR), atendendo a reivindicações de movimentos sociais ligados à Educação, aumentou o percentual para em torno de 8%. O projeto ainda não foi apresentado. Fátima Bezerra, inclusive, participou nesta quarta de reunião com Vanhoni e os ministros Gleisi Hoffman (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação), agendada pelo Palácio do Planalto para discutir o assunto. Para Fátima Bezerra, "os 7% são um avanço, mas é preciso ousar mais".  "Quando o governo definiu o índice dele, foi à luz das metas que eles colocaram. Mas acontece que ampliamos essas metas aqui e por isso nossa conta é maior, porque as metas nossas são maiores", afirmou ao jornal. O Valor Econômico também detalhou emendas apresentadas pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura, como a que "iguala o rendimento médio do profissional do magistério aos dos demais profissionais com escolaridade equivalente".

NOTA DO BLOG: HÁ PESSOAS QUE FACILMENTE DEIXAM SUAS MARCAS. BRIZOLA E DARCY RIBEIRO FORAM ÍCONES EM FAVOR DA EDUCAÇÃO. LULA FOI E É UMA PERSONALIDADE DO MUNDO POLÍTICO PELA SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA E COMO PRESIDENTE, DE INCLUSÃO SOCIAL. JÁ NOSSA FÁTIMA BEZERRA DESTACA-SE A CADA ANO PELA SUA MANEIRA ÍMPAR DE LIDAR COM A SUA CLASSE, OU SEJA, COM OS PROFESSORES E, POR CONSEGUINTE, PARA COM A EDUCAÇÃO. SÃO POLÍTICOS COMO FÁTIMA QUE FAZEM COM QUE NÃO PERCAMOS A ESPERANÇA. PARABÉNS, FÁTIMA. DIFERENTEMENTE DE MUITOS POLÍTICOS POR AI QUE SE DESTACAM POR ROUBAR E ENRIQUECER ÀS CUSTAS DO DINHEIRO DO POVO, SUA EXCELÊNCIA MOSTRA QUE É POSSÍVEL SER HONESTA, CAPAZ E PROBA. SE NATAL NÃO VACILASSE, JÁ A TERIA COLOCADO LÁ. DEMOCRACIA É ISSO. NEM SEMPRE OS MELHORES SÃO ESCOLHIDOS. EM ALGUNS LUGARES APENAS OS INCOMPETENTES É QUE SÃO. QUEM É DEMOCRATA TEM QUE ACEITAR. AS LEIS TÊM QUE SER RESPEITADAS BEM COMO A SOBERANA VONTADE DA MAIORIA.