quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO: QUANDO A REPÚBLICA VIRÁ DE VERDADE?

A coisa pública ainda é intensamente privada

Certamente o fato do Marechal Deodoro ter dissolvido o conselho de ministros e acabado com a monarquia, instituindo assim, a república, foi um passo importante para a construção de uma verdadeira sociedade. Hoje, ano de 2012, ao olhar para trás, percebemos que muita coisa mudou, embora outras ainda permaneçam vergonhosamente entre nós. 
Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente

Como não se espantar com a insistência canalha dos que querem e exercem o nepotismo em pleno século XXI? e a sociedade que passa a mão por cima? como chegarmos no ano de 2012 e em cidades como José da Penha, onde não há médico todos os dias, sendo que há dinheiro para isso e o cidadão, sobretudo os mais pobres, não escolhem a hora de ficarem doentes, de ter um ataque cardíaco ou outra doença mais grave? e a vida vai passando e vamos fazendo parte de um circo interminável de faz-de-conta. Que república é essa? onde hoje, apesar da lei de acesso a informação, os representantes tentam cada vez mais esconder seus atos, suas práticas quando deveriam amar a transparência? ora, esses mesmos representante s não vieram de marte. São nossos parentes, amigos, vizinhos. Todos eles saem de dentro de nós. Temos república de verdade?
Creio que já passa da hora de não mais discutirmos a transparência, a falta de médicos, o aumento dos investimentos na educação ou a prisão de quem assalta os cofres públicos. Isso deve ser vencido em nome dos debates sobre ciência, tecnologia, patentes, riquezas agregadas, previdência, futuro das nossas águas, do pré-sal, da proteção às nossas fronteiras, de verdade, e outros.  Ai conseguiremos avançar ainda mais na consolidação das 'coisas públicas', para todos os brasileiros. Por enquanto, resta-nos utilizar as armas que temos para um dia quando presenciarmos os canalhas de sempre rejeitarem o poder ou os grandes clãs preferirem ganhar dinheiro na iniciativa privada do que como representantes. Ai, sim, poderemos dizer que realmente temos uma República cabalizada.