domingo, 13 de maio de 2012

TRABALHO


Dilma lança pacote social com enfoque no Norte e Nordeste


O anúncio de medidas em benefício de mulheres e crianças deu o tom do pronunciamento à nação feito pela presidente Dilma Rousseff neste domingo (13), Dia das Mães. Ela destacou que o plano, lançado em ano eleitoral, dará maior atenção às regiões Norte e Nordeste, onde se concentram a maior parte das famílias em extrema pobreza. "78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem nessas duas regiões, e 60% delas estão no Nordeste. Ou seja, regiões mais pobres, crianças mais desprotegidas, mães e pais entregues historicamente à sua própria sorte", afirmou a presidente em mensagem transmitida em rede nacional de televisão e rádio. Chamado de "Brasil Carinhoso", o programa é dividido em três eixos e prevê, por exemplo, a garantia de uma renda mínima de R$ 70 a cada membro das famílias extremamente pobres com pelo menos um filho de até seis anos. "É uma ampliação e um reforço muito importante ao Bolsa Família", justificou a presidente. A intenção é que governos federal, estaduais e municipais se empenhem na missão de erradicar a miséria no país - segundo Dilma, essa é a "principal bandeira" de seu governo. "O 'Brasil Carinhoso' faz parte do grande programa Brasil sem miséria, que estamos desenvolvendo com sucesso em todo o território nacional, e será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no nosso país", disse a presidente. O plano quer também ampliar a cobertura de programas de saúde para crianças de até seis anos, aumentando o controle de doenças como anemia e deficiência de vitamina A nessa faixa etária, e garantindo remédio gratuito contra asma em unidades de farmácia popular. A presidente afirmou ainda que o governo vai ampliar o acesso das crianças mais pobres a creches - a construção de novas unidades foi uma bandeira de sua campanha. Segundo dados de 2010, apenas 23,6% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches. Por meio do programa Proinfância, a intenção do governo é construir 6.427 unidades até 2014. De acordo com dados do Ministério da Educação, desse total, 411 unidades foram concluídas. O pacote de benefícios vai ser detalhado amanhã em cerimônia no Palácio do Planalto.

1º DE MAIO

O último pronunciamento nacional da presidente ocorreu no Dia do Trabalho, há duas semanas, quando Dilma elevou o tom e cobrou dos bancos privados uma redução mais expressiva das taxas de juros. "Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra, com presteza e honestidade, os seus compromissos. O setor financeiro, portanto, não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros", afirmou na ocasião.

PAU DOS FERROS SEM UPA, SEM SAMU E SEM HOSPITAL: UMA VERGONHA DESMORALIZADORA

Ministro da saúde inaugura duas UPAs no interior da Paraiba

UPAs 24 horas funcionarão em Campina Grande e em Pombal.
Estruturas servem para atender casos de baixa e média complexidade.


O ministro da Saúde Alexandre Padilha esteve na Paraíba neste sábado (12) para inaugurar duas unidades de pronto-atendimento (UPA) que funcionarão 24 horas a partir de segunda-feira (14) nas cidades de Campina Grande, na região Agreste, e Pombal, no Sertão. Na passagem, ele anunciou que o governo federal pretende instalar 17 unidades no estado até 2014. Os empreendimentos passarão por avaliações a cada dois meses. Três UPAs já funcionam em João Pessoa, Santa Rita e Guarabira. A primeira solenidade aconteceu na unidade de Campina, localizada na Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco. De acordo com a prefeitura, a unidade inaugurada hoje é classificada como porte 3, com capacidade para 450 atendimentos diários. Ficam à disposição equipes médicas de ortopedia, odontologia, pediatria. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, podem procurar diretamente o serviço as pessoas que apresentarem necessidade de atendimentos de baixa e média complexidade, como vômito, diarreia, falta de ar ou entorse, pode procurar diretamente o serviço, que fica localizado na avenida Manoel Tavares. Nestes casos, a UPA supre as necessidades de atendimentos à noite e nos finais de semana, quando as Unidades Básicas de Saúde da Família não funcionam. Em outros casos considerados mais graves, os pacientes devem levados para a UPA, onde serão atendidos e estabilizados até que, de acordo com a necessidade, os médicos reguladores consigam a vaga em Unidade de Terapia Intensiva ou centro cirúrgico.

NO SERTÃO DA PARAÍBA, UM ESTADO MAIS POBRE, TEMOS CIDADES MENORES, MENOS ESTRUTURADAS, MAS QUE POSSUEM SAMU. UIRAÚNA, SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, COREMAS, POMBAL, BONITO DE SANTA FÉ E TANTAS OUTRAS TÊM SAMU. PAU DOS FERROS TEM UM PREFEITO DO LADO DO PODER ESTADUAL, UM DEPUTADO QUE SE INTITULA MÉDICO AMIGO, É NOSSA CAPITAL OESTANA ASSISTINDO CERCA DE 35 CIDADES CIRCUNVIZINHAS SEM CONCORRÊNCIA E AINDA ASSIM NÃO TEM SAMU, UPA OU MESMO UM HOSPITAL DO MUNICÍPIO. POR QUÊ? ISSO É UMA VERGONHA!