terça-feira, 1 de novembro de 2011

O LADO EXCELENTE DA VENEZUELA

Revolução na Venezuela reduziu pobreza extrema à metade


Durante este período de 12 anos desde a Revolução Bolivariana, 2,44 milhões saíram do índice de pobreza extrema na Venezuela, afirmou nesta terça (1) Elías El Juri, presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE).


O servidor público declarou para o programa televisivo matutino Toda Venezuela, que, em 1998, existiam 5,44 milhões de pessoas que viviam em condições de indigência no país. Desde a primeira eleição do presidente Chávez, esse indicador caiu pela metade, chegando a 6,8%. A melhora se deve ao continuado e crescente investimento da administração atual em programas sociais e de inclusão, o que tem influenciado positivamente também em outros fatores. "É importante comparar o investimento social nos anos anteriores a este Governo aos que foram feitos nesses últimos 12 anos. O investimento social passou de 36% para 62%": “A política sustentada tem como objetivo fundamental o ser humano e está encaminhada a ajudar os setores de menores recursos", explicou. El Juri também contou que o déficit nutricional de crianças e adolescentes na Venezuela caiu de 7,7% para 2,9%, implicando em uma diminuição da evasão escolar, porque as crianças se encontram melhor alimentadas e mais dispostas para o aprendizado. Os dados foram atualizados com base em informações do censo populacional de 2011 e de um estudo científico, ainda em processo, com previsão de término no próximo dia 30 de novembro.

Com informação da Prensa Latina

ISRAEL: ÚNICA DEMOCRACIA NO ORIENTE MÉDIO?

01/11/2011 - 17h15

Israel adota sanções após entrada da Palestina na Unesco

Israel decidiu construir 2.000 residências em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia e congelar provisoriamente a transferência de recursos à ANP (Autoridade Nacional Palestina) como medida de retaliação pela admissão do governo palestino como membro de pleno direito da Unesco, informou neste terça-feira à noite o governo israelense. "Estas medidas foram tomadas pelo fórum dos oito principais ministros sob a presidência do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, como sanção após a votação na Unesco", indicou a fonte. "Vamos construir 2.000 residências, incluindo 1.650 em Jerusalém, e o restante nos assentamentos de Maalé Adoumim e de Efrat (no sul de Belém, na Cisjordânia)", indicou esta autoridade, que pediu para não ser identificada. "Ele também decidiu congelar provisoriamente as transferências de fundos destinados à Autoridade Palestina, até que uma decisão definitiva seja tomada", acrescentou este alto funcionário. "O que aconteceu na Unesco não é algo sem importância e deve ser tratado com seriedade. Israel pode escolher efetuar uma resposta unilateral própria a esta iniciativa", disse fonte diplomática citada pela edição on-line do diário "Yedioth Ahronoth". Outras fontes ligadas ao Executivo davam a entender que a reação será edificar mais casas em assentamentos situados em "lugares que Israel não vê como problemáticos", embora o anúncio receba "críticas internacionais".



Premiê israelense, Benjamin Netanyahu, discursa no Parlamento; seu gabinete se reúne hoje
Premiê israelense, Binyamin Netanyahu, discursa no Parlamento; seu gabinete se reúne hoje

Entrevistado pela rádio pública, o vice-ministro israelense das Relações Exteriores, Danny Ayalon, afirmou que o país quer estudar respostas à votação no nível diplomático e político. "A Unesco se tornou uma organização política ao admitir um Estado que não existe, depois da votação de uma maioria automática de seus membros. Esta iniciativa dos palestinos demonstra que eles não querem a paz nem negociações, têm apenas a intenção de perpetuar o conflito", ressaltou. O vice-chanceler também manifestou decepção com a França, que cedeu à Autoridade Palestina depois de ter tentado dissuadi-la de sua iniciativa na Unesco.
 
VOTAÇÃO
Na segunda-feira, a Palestina se tornou membro pleno da Unesco durante uma votação nominal na 36ª Conferência Geral do órgão, em Paris. A resolução foi aprovada com 107 votos a favor, 52 abstenções, e 14 votos contrários, entre eles de Israel, Alemanha e Estados Unidos. Para conceder o status de Estado-membro à Palestina, a Unesco precisava do voto favorável de dois terços dos 193 países representados na votação. A condição anterior dos palestinos era de membro observador. A solicitação de mudança de status é parte da batalha diplomática empreendida pelo povo árabe para que sejam reconhecidos como Estado, o que culminaria em sua tentativa de ingressar na ONU. A agência é a primeira da organização em que os palestinos buscaram integração como membro total desde que o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, entrou com o pedido de assento na ONU, em 23 de setembro. Os palestinos se preparam agora para apresentar um pedido de ingresso na OMS (Organização Mundial da Saúde), segundo o ministro da Saúde da ANP, Fathi Abu Moghli.



Presidente de Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, mostra cópia de pedido de adesão à ONU em setembro
Presidente de Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, mostra cópia de pedido de adesão à ONU em setembro

Abbas saudou nesta segunda-feira a adesão da Palestina como membro pleno da Unesco como uma "vitória" para os direitos de seu povo. "Aceitar a Palestina na Unesco é uma vitória para (os nossos) direitos, para a justiça e para a liberdade", disse seu porta-voz, Nabil Abu Rudeina.
 
CORTES
Em resposta à votação favorável aos palestinos, o ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, defendeu ontem no Parlamento a possibilidade de cortar todos os vínculos com a ANP. "Minhas recomendações serão muito claras. Temos que avaliar o corte de todos os vínculos com a Autoridade Palestina. Não podemos seguir aceitando medidas unilaterais uma após a outra", disse Lieberman, que participará da reunião ministerial desta tarde. Na manhã desta terça-feira, o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, declarou à rádio militar israelense que o governo do premiê Benjamin Netanyahu deveria ter sido o primeiro país a aplaudir a votação na Unesco, já que israelenses e palestinos compartilham uma "terra com história e cultura comuns". Poucas horas depois do anúncio da admissão da Palestina como membro pleno da Unesco, os Estados Unidos, que votaram contra a resolução, anunciaram a suspensão dos repasses de fundos à entidade. Segundo a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, a decisão da Unesco foi "lamentável, prematura e mina o objetivo comum para um acordo de paz justo e duradouro" entre israelenses e palestinos. Por isso, segundo ela, os EUA deixarão de fazer o pagamento de US$ 60 milhões que fariam em novembro, apesar de continuarem membros da organização.
Os EUA --que se retiraram da Unesco em 1984 argumentando que não estava de acordo com a gestão do organismo, regressando em 2003-- advertiram em reiteradas ocasiões que poderiam cortar a ajuda econômica à Unesco, de 22% do orçamento bianual, que chega a US$ 653 milhões. 

NOTA DO BLOG: PARA AQUELES QUE NÃO LEEM A BÍBLIA, ANTECIPAMOS QUE NÃO É DE HOJE QUE O POVO JUDEU É MALVADO, TIRANO, CRUEL E DESOBEDIENTE. DEUS, CRIADOR, TEVE MUITO AMOR PARA COM ELES PORQUE FORAM E SÃO ESCOLHIDOS PARA MORAR NAQUELA TERRA. E ONDE ESTÁ O AMOR DE JAVÉ QUE FAZ COM QUE ELES FAÇAM COM OS PALESTINOS O MESMO QUE HITLER FEZ COM ELES NO PASSADO? IDOLATRIAS, ARROGÂNCIA, DEIMOSIA. TODAS ESSA CARACTERÍSTICAS MARCARAM GRANDE PARTE (E NÃO TODOS) OS JUDEUS DURANTE A TORÁ. AGORA, NÃO CEDEM AOS SEUS PRIMOS CARNAIS (PALESTINOS) E DESEJAM SEMPRE A GUERRA. DEFINITIVAMENTE NÃO:  ISRAEL NÃO É UMA DEMOCRACIA.

NO MOSQUITO

MEC diz que vai à justiça contra
anulação de questões do Enem
 

Ministério desmentiu informações de site que disse que governo desistiu do recurso

 
A assessoria de imprensa do Ministério da Educação desmentiu pelo seu perfil no Twitter na tarde desta terça-feira (1) de que teria desistido de recorrer da decisão da Justiça cearense que anulou 13 questões do Enem ( Exame Nacional  deste ano. A informação dada pelo Estadão.com e pela Agência Estado dizia que o governo federal tinha dado uma nova orientação na manhã de hoje em que desistia do recurso a fim de evitar uma batalha judicial. As perguntas, segundo investigação da Polícia Federal, vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, capital do Ceará, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste. Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem. O MEC já havia informado na segunda-feira (31), também por meio de seu perfil no Twitter, o que  iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". Estudantes protestam contra vazamento do Enem no Ceará

O vazamento

O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo MPF-CE (Ministério Público Federal no Ceará), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010. A solução defendida pelo MEC é a de que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso. Na noite desta segunda-feira (31), no entanto, a Justiça Federal no Ceará se decidiu pela anulação. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia. - Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento. O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

NOTA DO BLOG: SE O ÁLVARO DIAS, SE O "NORMAL" DO MÁRIO COUTO, SE O ACM E TODOS QUANTO QUISEREM METER O CACETE NO MEC, NO ENEM E NO GOVERNO DILMA TEM O TOTAL APOIO DESTE BLOG. TEMOS SEDE PELA VERDADE,  PELO JUSTO E PELO QUE É CORRETO, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA.

NA MOSCA

Enem: Governo aceita anulação de questões

O governo federal decidiu na manhã desta terça-feira (1º) que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, que determinou a anulação de 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As perguntas, segundo investigação da Polícia Federal, vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, capital do Ceará, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste. Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem. Nesta segunda-feira (31), por meio de seu perfil no Twitter, o MEC (Ministério da Educação) chegou a afirmar que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". A nova orientação, porém, é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.
 
O VAZAMENTO

O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo MPF-CE (Ministério Público Federal no Ceará), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010. A solução defendida pelo MEC é a de que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso. Na noite desta segunda-feira (31), no entanto, a Justiça Federal no Ceará se decidiu pela anulação. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia. - Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento. O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

DISPARIDADE

Brasil está na 82ª posição em ranking de desigualdade entre os sexos

Mesmo com uma mulher na Presidência pela primeira vez em sua história, o Brasil ocupa a 82a posição no ranking de desigualdade elaborado pelo World Economic Forum publicado nesta terça-feira, logo atrás de países como a Albânia, Gâmbia, Vietnã e República Dominicana. A má colocação do Brasil, que está em último na América do Sul, se deve a um desempenho extremamente fraco na iniciativa para combater a desigualdade entre os sexos na economia e na política. Um dos problemas mais graves é a diferença salarial entre homens e mulheres que exercem o mesmo cargo. "O Brasil é um dos piores países do mundo nesta questão salarial. As mulheres chegam a ganhar metade dos homens em alguns casos para trabalhar na mesma função", disse Saadia Zahidi, pesquisadora do World Economic Forum responsável pelo levantamento. Na política, mesmo com a eleição da presidente Dilma Rousseff no ano passado, o Brasil também tem uma performance que o coloca fora dos cem primeiros colocados. Segundo Zahidi, "faltam mulheres em posições ministeriais e acima de tudo no Parlamento". O Brasil é o 103o e 111o colocado quando se leva em conta as mulheres em cargos ministeriais e parlamentares respectivamente em um desempenho considerado péssimo para um país com uma das maiores economia e democracias do mundo. O World Economic Forum também adverte que faltam no Brasil mulheres em posições de liderança na iniciativa privada, ainda dominada pelos homens, de acordo com o levantamento. Apesar de ter subido duas posições em relação ao mesmo ranking no ano passado, o Brasil manteve uma posição praticamente idêntica ao levantamento anterior. Mais grave, o país está bem distante da 67a colocação de cinco anos atrás, quando teve a sua melhor performance. Na América do Sul, Colômbia, Peru, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Uruguai, Chile, Equador, Argentina estão à frente do Brasil. Os argentinos, com um desempenho incomparavelmente superior ao dos brasileiros, estão na 28o colocação. Apesar da fraca performance para igualdade entre os sexos na economia e na política, o Brasil ocupa a primeira colocação no ranking na área da saúde, empatado com vários outros países. Na educação, os brasileiros também lideram quando se leva em conta a educação secundária, mas despencam para 105a colocação na primária.

AQUI NÃO É "VEJA": DAMOS ESPAÇO A TODOS

01/11/2011 - 09h01

Chalita deixou PSDB graças a 'ambição pessoal', diz serrista

O PSDB de São Paulo reagiu às declarações do deputado e pré-candidato à prefeitura Gabriel Chalita (PMDB), que, em entrevista à Folha no domingo (30), alegou ter sido "perseguido" pelo ex-governador José Serra como razão para ter deixado o partido. "A história é outra. Ele deixou o partido por pura ambição pessoal, que veio a se mostrar frustrada, de ser candidato ao Senado", afirmou o líder do partido na Câmara Municipal, Floriano Pesaro. O vereador atribuiu à "necessidade de voltar aos holofotes" o fato de Chalita dizer que Serra o perseguiu." "Na véspera de ele deixar o partido o Serra foi ao seu programa na `Canção Nova', fez elogios a ele. Ninguém nunca criticou sua gestão na secretaria, nem o Paulo Renato nem a Maria Helena", disse, numa menção a dois ocupantes da Secretaria de Educação no governo Serra (2007-2010). Chalita disse, na entrevista, que Serra promoveu um "retrocesso" na Secretaria de Educação, revendo políticas implementadas por ele na gestão Geraldo Alckmin. "Tanto isso não é verdade que ele logo depois também deixou o PSB, justamente porque não conseguiu seu intento, que era disputar o Senado. Foi perseguido lá também?", questionou Pesaro. Chalita trocou o PSDB pelo PSB em 2009, para ser candidato ao Senado. Mas o partido fechou aliança com o PT e ele teve de sair candidato a deputado federal. Neste ano, se indispôs com o novo partido e fez nova troca, se filiando ao PMDB com a promessa de ser candidato a prefeito no ano que vem. 

NOTA DO BLOG: ESSE BLOG DESDE A SUA EXISTÊNCIA FAZ QUESTÃO DE AFIRMAR: SOMOS TENDENCIOSOS. O QUE NÃO SOMOS É ANTI-ÉTICOS. VIVA A DEMOCRACIA!