sexta-feira, 7 de outubro de 2011

07.outubro.2011 17:32:08

Acabou nesta sexta prazo para filiações partidárias para 2012. Veja quem anunciou novo partido





Esta sexta-feira, 7, foi o último dia para filiações para disputa eleições em 2012, segundo prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O trâmite definido pelo tribunal determina que as fichas dos novos filiados deviam ser entregues até esta sexta (07) aos partidos. A partir daí, as executivas municipais devem se reunir até 7 de outubro para provar ou não os novos membros do partido. Dia 14 de outubro termina o prazo para que a Justiça Eleitoral seja informada. Caso não cumpra os prazos, os partidos só poderão submeter os candidatos já cadastrados nas eleições passadas.
Veja um balanço parcial de quem já anunciou o novo partido:
PSD
Gilberto Kassab – SP
Henrique Meirelles – SP
Alexandre Schineider – SP
Ricardo Patah (presidente da União Geral dos Trabalhadores) – SP
Danrlei de Deus (ex-goleiro) – RS
Katia Abreu (ex-DEM) – MT
Alda Marco Antonio (ex-PMDB) – SP
Omar Aziz (governador do Amazonas e ex-PMN) – AM
Raimundo Colombo (governador de Santa Catarina e ex-DEM)-  SC
Sérgio Petecão (ex-PMN) – RJ
Kiko e Leandro (músicos do KLB e ex-DEM) – SP
Guilherme Afif (ex-DEM) -SP

PTdoB
Priscila Pires (ex-BBB) – MT
Charles Henriquepédia (humorista)- RJ

PMDB
Sandro Mabel (ex-PR) – GO
Leila Navarro (palestrante) – SP
Paulo Skaf  (presidente da Fiesp e ex-PSB) – SP
Osmar de Oliveira (médico e comentarista esportivo) – SP
Mário Kertész (ex-prefeito de Salvador e apresentador de TV) – BA
Gabriel Chalita (ex-PSB) – SP
Patrícia Amorim (presidente do Flamengo e vereadora e ex-PSDB)-  RJ

PSB
Everson Silva (humorista Tirulipa) – CE
José Batista Júnior (empresário da Friboi) – GO

PTB
Flávio D’Urso (ex-DEM) – SP
PR
Almir Gabriel (ex-governador do Pará e fundador do PSDB) – PA
PDT
Gustavo Fruet (ex-PSDB) – PR
Washington (ex-jogador) – RS

PSOL
Carlos Lessa (ex-presidente do BNDES) – RJ
PC do B
Bobô (ex-jogador) – BA
PRB
Celso Russomanno (ex-PP) – SP
PPS
Jorge Kajuru (jornalista) – SP
Ricardo Young (empresário) – SP

PT
Samuel Pinheiro Guimarães (ex-secretário geral do Itamaraty)


EXTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2011


Quais são os piores prefeitos do RN?


Com opiniões de usuários das redes sociais Twitter, Orkut e Facebook o site www.webdemocracia.com faz uma lista dos piores politicos do Brasil, criando uma por estado e por partido, sendo assim foi listado alguns dos piores prefeitos do Rio Grande do Norte segundo o site.

1° - Abel kayo Fontes de Oliveira - partido: PDT / RN,  prefeito do município de José da Penha.  Avaliações: 73 boas e 526 ruins.

2º - Aldivan Simão do Nascimento - partido: PR/RN, prefeito do município de Baraúna. Avaliações: 8 boas e 33 ruins.

3º - Antonio Marcos de Abreu Peixoto - partido: PR/RN, prefeito do município de Ceará-Mirim. Avaliações: 5 boas e 29 ruins.

4º - Micarla Araújo de Sousa Weber - partido: PV/RN, prefeita do município de Natal. Avaliações: 27 boas e 50 ruins.

5º - Alexandre Dantas de Medeiros - partido: PP/RN, prefeito do município de Carnaúba dos Dantas. Avaliações: 4 boas e 24 ruins.

6º -  Alberoni Neri de Oliveira Lima - partido: DEM/RN, prefeito do município de Encanto. Avaliações: 12 boas e 30 ruins. 

7º - Francisco Bezerra Neto - partido: PSB/RN, prefeito do município de São Vicente. Avaliações: nenhuma boa e 18 ruins.

Fonte: Raimundinhoduarte.com

07/10/2011 - 16h33

Meirelles transfere título para SP e vai para o PSD de Kassab

PUBLICIDADE
ANDRÉIA SADI
DE BRASÍLIA
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO
Atualizado às 17h21.
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) confirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles transferiu para São Paulo o seu domicílio eleitoral. Segundo o tribunal, o pedido foi recebido por volta das 16h desta sexta.
Ex-presidente do BC, Meirelles preside atualmente o Conselho Público Olímpico e tem Goiânia como seu reduto eleitoral, mas transferiu o domicílio de olho na disputa eleitoral de 2012.


Danilo Verpa/Folhapress
 Kassab articula para que Meirelles migre para o PSD e possa disputar a Prefeitura de SP
Kassab articula para que Meirelles migre para o PSD e possa disputar a Prefeitura de SP
Além do domicílio eleitoral, Meirelles também mudou de partido. Ele assinou a ficha de filiação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, por volta das 17h de hoje, em um cartório no centro da cidade de São Paulo.
Segundo a Folha apurou, Meirelles foi ao local acompanhado de um assessor do PSD que o ajuxiliou com a papelada.
O ex-presidente do Banco Central assumirá o capítulo econômico do programa do PSD. Meirelles também deverá auxiliar a sigla a estabelecer contatos no mercado financeiro, já que o PSD enfrentará as próximas eleições com poucos recursos do fundo partidário
A filiação amplia o número de quadros do PSD à disposição do partido para concorrer à sucessão de Kassab na Prefeitura de São Paulo.
O prefeito, que já trabalha com os nomes do vice-governador Guilherme Afif Domingos e de seu secretário de Educação, Alexandre Scheneider, agora poderá testar a recepção ao nome de Meirelles como pré-candidato.

DESFILIAÇÃO
Meirelles pediu ontem a sua desfiliação do PMDB ao diretório de Goiás. O presidente do diretório estadual do PMDB em Goiás, Adib Elias, confirmou que Meirelles comunicou a saída do partido ao diretório de Anápolis e pediu que a desfiliação fosse encaminhada ainda ontem ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Segundo ele, o ex-presidente do BC não avisou que deixaria o partido.
"[Meirelles] não avisou nada nem a ninguém, ele não tem essa humildade. Pelo que estou sabendo, Meirelles está querendo ser prefeito em São Paulo, então fez certo em pedir a desfiliação. Desde o começo, era difícil participar das atividades do partido. É nosso amigo, temos respeito por ele, mas fez a coisa certa", afirmou Elias.
O presidente do PMDB nacional, Valdir Raupp, foi informado ontem à noite pela sua assessoria da saída de Meirelles e também não recebeu telefonema do ex-presidente do Banco Central.
As siglas têm até hoje para concluir o processo de filiação para quem quiser disputar as eleições em 2012.
Meirelles se filiou ao PMDB em setembro de 2009, de olho nas eleições de 2010. Foi cotado para disputar o governo de Goiás, Senado Federal e vice-presidente. Sem o apoio do PMDB, foi excluído da disputa.
Raupp disse que repassou a informação ao vice-presidente, Michel Temer. "Eu tive a informação de que ele estaria transferindo o domicílio eleitoral para São Paulo", afirmou Raupp.

TRADUZINDO:

Quando vemos de maneira mais do que normal uma atitude dessas, onde uma pessoa é filiada a um partido político de um outro estado, sua terra natal, e transfere para outro estado e muda-se de partido, logo chegamos à conclusão de que a democracia brasileira capenga pelos cantos e que a sociedade precisa urgentemente amadurecer no seu sentido mais nobre em termos eleitorais. O que que Henrique Meirelles tem a ver com SP? onde está a ideologia partidária que ele defendia até ontem? a política eleitoral, em sua maioria, é um colchão de retalhos, onde as personalidades deste circo nefasto não têm palavra, posição e vergonha na cara, literalmente. Ele não está pensando em saúde, habitação, resolver o problema das enchentes, dentre outras coisas. Ele está pensando no poder pelo poder. Onde estiver poder, ele irá atrás. Isso não é privilégio apenas de São Paulo. Em José da Penha, homens que têm todos os motivos para protestar contra o mal, contra a canalhice, vendem-se pela conveniência, pelo lado supostamente mais fácil e decepciona àqueles que o aplaudiam até ontem. Coisas da politiqueira e não da real política. Representatividade se faz com o mínimo de coerência. E isso parece se concentrar cada vez menos em caciques vencidos da política J. Penhense.
07/10/2011 - 00h33

Protesto de estudantes no Chile termina com 250 jovens detidos


 
Pelo menos 250 jovens foram detidos nesta quinta-feira no Chile, após o término de uma nova e grande manifestação estudantil que reivindica educação pública gratuita e de qualidade.
Os protestos, produzidos após a ruptura do diálogo entre os estudantes e o governo, terminou com pelo menos 30 policiais e 15 civis feridos, entre eles vários profissionais da imprensa nacional e estrangeira.
Um dos enfrentamentos mais violentos entre estudantes e polícia aconteceu na Praça Peru, em Concepción, cidade 515 quilômetros ao sul de Santiago, em distúrbios que se estenderam até o fim da noite desta quinta-feira.
As novas manifestações aconteceram poucas horas depois de os estudantes terem deixado a mesa de diálogo com o governo para destravar o conflito que se arrasta desde maio.
Os jovens reivindicam educação pública gratuita e de qualidade no Chile, onde o Estado subvenciona parte da educação privada.
A jornada desta quinta-feira foi encerrada com um "panelaço" na Praça Itália e em outros pontos de Santiago, até mesmo em edifícios, em uma amostra da simpatia de parte da população ao movimento dos estudantes. 

NOTA DO BLOG:  Por que será que o brasileiro é tão condescendente com o errado? por que não protestamos, reividicamos, buscamos a qualquer custo os nossos direitos? certamente a conscientização educacional que vai do seio familiar até à escola é um vácuo que proporciona a comodidade do nosso povo, o espírito de escravos tão intensamente enraizado em vários povos dominados durante os séculos e também na atualidade. Por que os professores de José da Penha não têm coragem de fazer um sindicato para defendê-los? medo? covardia? compromentimento com o calabouço de "alexandre, o grande"? uma coisa que só irá beneficiar, é prontamente recharçado pela maioria dessa categoria tão importante para a nossa sociedade. Certamente o exemplo dos Chilenos, gregos e outros povos que lutam pelo que lhes pertence serve de referência para mudarmos os nossos paradigmas.
07/10/2011 - 06h03

Prêmio Nobel da Paz em 2011 fica com trio de mulheres

Publicidade
 
DE SÃO PAULO
Atualizado às 06h39.
O trio de mulheres Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, ambas liberianas, e Tawakkul Karman, do Iêmen, venceu o Prêmio Nobel da Paz de 2011, conforme anunciou nesta sexta-feira o comitê Instituto Norueguês do Nobel, que entrega o prêmio, em Oslo, na Noruega.
O prêmio foi concedido a elas por "sua luta não violenta pela segurança e pelos direitos das mulheres na participação do processo da construção da paz".
Diferentemente dos anos posteriores, o anúncio de quem havia sido escolhido foi lido apenas em inglês e, segundo o comitê informou antes do evento começar, o texto possuía 21 linhas, um total relativamente alto para o padrão visto nas justificativas passadas.
Jim Watson/France Presse
Presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf
Presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf
"Não podemos alcançar a democracia e paz duradoura no mundo ao menos que as mulheres obtenham as mesmas oportunidades que os homens para influenciar o desenvolvimento em todos os níveis da sociedade", disse o comitê.
JUSTIFICATIVA
O anúncio lembrou que em 2000, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução que tornava, pela primeira vez, a violência contra mulheres em conflitos armados um assunto de segurança internacional. "Isso destacava a necessidade de as mulheres se tornarem participantes em pé de igualdade com os homens nos processos de paz".
Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente em uma nação africana, a Libéria. Desde que tomou posse, em 2006, ela vem contribuindo para assegurar a paz no país, segundo o anúncio, para promover o desenvolvimento social e econômico e fortalecer o status da mulher na sociedade.
Leymah Gbowee mobilizou e organizou as mulheres independentemente de diferenças étnicas e religiosas na Libéria para colocar um fim na guerra no país e assegurar a participação feminina nas eleições. Ela vem promovendo a influência da mulher no oeste africano.
Lisa Poole/Associated Press
Ativista da Libéria Leymah Gbowee
Ativista da Libéria Leymah Gbowee
Tawakkul Karman, mesmo nas situações mais difíceis antes e durante a Primavera Árabe, teve um papel de liderança na luta pelos direitos das mulheres e pela busca da democracia e da paz no Iêmen.
"O comitê espera que Sirleaf, Gbowee e Karman ajudem a colocar um fim na opressão das mulheres que ainda ocorre em muitos países e a deixar claro o grande potencial que as mulheres representam para a democracia e para a paz".
O comitê do prêmio Nobel havia anunciado em março que foram indicados 241 candidatos à categoria, um número recorde. O prêmio, que inclui 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhões), será entregue em dezembro.
VENCEDORES 2011
Este é o penúltimo anúncio do Prêmio Nobel em 2011.
Na segunda-feira, o americano Bruce Beutler, o biólogo francês Jules Hoffman e Ralph Steinman, canadense radicado nos EUA, três cientistas que desvendaram segredos do sistema imunológico, abrindo caminho para novas vacinas e tratamentos contra o câncer, foram anunciados como vencedores do Nobel de Medicina --ou Fisiologia.
Hani Mohammed/Associated Press
Tawakkul Karman, ativista do Iêmen
Tawakkul Karman, ativista do Iêmen
Na terça-feira, foram conhecidos os vencedores da categoria Física. Ganharam os americanos Saul Perlmutter e Brian Schmidt e o também americano Adam Riess, que possui a cidadania australiana, pela descoberta da expansão acelerada do Universo por meio de observações de supernovas distantes.
Na quarta, o pesquisador israelense Daniel Shechtman venceu o Nobel de Química de 2011 por suas descobertas relativas a materiais cristalinos com estrutura atômica não periódica, encerrando o ciclo de laureados científicos.
Ontem, o Prêmio Nobel de Literatura foi para Tomas Tranströmer. A Academia premiou Tranströmer "porque, através de suas imagens translúcidas, ele nos dá um acesso novo à realidade".
Na próxima segunda-feira, será anunciado o vencedor do Nobel de Economia.
LAUREADOS DA PAZ
O Prêmio Nobel é entregue desde 1901 a personalidades de destaque nas áreas de ciências, literatura e paz, conforme estipulado no testamento do empresário Alfred Nobel, inventor da dinamite.
No ano passado, o dissidente chinês Liu Xiaobo foi o vencedor do prêmio Nobel da Paz. Liu foi condenado a 11 anos de prisão, em dezembro de 2009, por escrever um manifesto com outros ativistas chineses pela liberdade de expressão e eleições multipartidárias no país.
Veja a lista dos vencedores do Nobel da Paz nos dez anos anteriores:
  • 2010: Liu Xiaobo.
  • 2009: Barack Obama
  • 2008: Martti Ahtisaari
  • 2007: Intergovernmental Panel on Climate Change, Al Gore
  • 2006: Muhammad Yunus, Grameen Bank
  • 2005: Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamed ElBaradei
  • 2004: Wangari Maathai
  • 2003: Shirin Ebadi
  • 2002: Jimmy Carter
  • 2001: ONU, Kofi Annan
  • 2000: Kim Dae-jung

NOTA DO BLOG: O mundo precisa entender que a paz não se faz apenas com o descansar das armas. É preciso haver qualidade de vida para todos, diminuição das desigualdades, investimentos no ser humano, em educação, saúde, previsibilidade de vida com a segurança pública, etc. Em José da Penha, podemos perceber o descaso e a desmoralização de uma cidade rendida ao fracasso, ao previsível e ao insano. Isso, sem dúvida, é uma antagonia, pois sabemos todos que os homens e mulheres de bem são maioria. Dessa forma, o que nos falta? se temos a democracia como maior arma, instituições relativamente independentes, imprensa livre, voto universal, dentre outros? falta salário digno para os professores, investimentos com o dinheiro do FPM e não apenas verbas dos outros entes (Federal e estadual), saúde de excelência, transparência com a coisa pública, moralidade, que está tão distante. Dinheiro para isso tem e muito. O que falta é colocarmos a nossa vergonha teórica na prática. Só assim, a paz, será alcançada através dos desfrutes dos nossos impostos. Atentem e não desistam, cidadãos penhenses! a sua vida vida, a sua paz quem faz é você.