segunda-feira, 12 de março de 2012
BOA NOTICIA. DEMORA...
O Governo do Estado e a Prefeitura de Natal chegaram a um acordo de como
viabilizar, ainda no primeiro semestre deste ano, um dos maiores
projetos de mobilidade urbana para a capital. As obras do Pró-Transporte
na Zona Norte, iniciadas há seis anos, só foram parcialmente realizadas
e liberadas para o trânsito no ano passado. De nove intervenções
previstas, foram concluídas pelo executivo municipal a duplicação da
avenida Itapetinga e o viaduto da avenida das Fronteiras. Cogitou-se da transferência e readequação de todo o projeto restante
para o Governo. Agora, ficou acertado uma parceira. Os detalhes foram
discutidos ontem, 12, pela governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita
Micarla de Sousa. A chefe do Executivo municipal apresentou o projeto
Nova Zona Norte que será iniciado nas próximas semanas. Dentro do
Projeto, a Prefeitura realizará, com recursos próprios, as obras de
recapeamento, meio-fio, sinalização, iluminação e abrigos de passageiros
do trecho compreendido entre a Avenida das Fronteiras até a avenida
Moema Tinoco, passando pela avenidas Rio Doce e Tocantínea. A avenida
das Fronteiras será duplicada a partir da confluência com a avenida
Paulistana. Serão investidos cerca de R$ 7,2 milhões.A parte que caberá
ao Estado fazer será a adequação e interligar os trechos executados pela
Prefeitura Municipal, dotando-os de corredores exclusivos de ônibus e
ciclovias, formando o "Corredor Fronteiras", desde a Av. Tomaz Landim
até a Av. Moema Tinoco, passando pelas Avenidas Rio Doce e Tocantínea. O
Governo também executará as complementações do viaduto das Fronteiras, a
construção do viaduto da Redinha, na cabeceira da ponte Newton Navarro,
e o "Corredor Conselheiro Tristão/Moema Tinôco", que tem início na
Ponte Newton Navarro, a partir da Rua Conselheiro Tristão, e segue pela
Av. Moema Tinôco até o entroncamento com a Av. Tocantínea, equipado com
corredor exclusivo de ônibus e ciclovia, seguindo as premissas do
Ministério das Cidades. Deste ponto a Av. Moema Tinôco será prolongada
até o entroncamento com a BR-101. O valor inicial do projeto,
previsto em R$ 17 milhões, acabou encarecendo devido aos atrasos. A
secretaria estadual de infraestrutura, Kátia Pinto, afirmou que a expectativa é de que até maio o edital para contratação da
construtora seja lançado. "Já demos entrada no projeto executivo
atualizado, junto à Caixa Econômica, e agora aguardamos a análise",
afirmou Kátia Pinto. Segundo ela, o orçamento atualizado das obras
restantes do Pró-Transporte somam R$ 62 milhões e 312 mil. Além disso, o
governo investirá R$ 11 milhões na construção do viaduto da Redinha e
empregará R$ 30 milhões no pagamento de desapropriações - dos quais R$
10 milhões serão utilizados este ano. Segundo a titular da SIN, o
que ficou acertado "é que se as ações de duplicação e abrigos forem
executadas integralmente pelo município, os recursos previstos para os
mesmos trechos (Fronteiras, Moema Tinoco/Conselheiro Tristão) serão
revertidos para adequações de outras avenidas. Os investimentos do
Pró-Transporte previam recursos federais, ficando o Estado responsável
pelas desapropriações e o Município de Natal se encarregaria de arcar
com os custos do reajustamento da obra. Como as desapropriações não
foram feitas pelo Estado na administração anterior, o custo da obra foi
elevado, inviabilizando a participação da Prefeitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário