sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CIDADÃO DE BEM CALADO É CIDADÃO CULPADO

A omissão de poucos atinge a vida de muitos

Certamente você conhece um vizinho, um parente ou um morador da sua cidade que reconhecidamente tem atributos de correção, honestidade e respeito. Nas eleições, percebemos que durante a campanha muitos são tímidos ou simplesmente não gostam da vida partidária. Nada mais normal em se tratando de uma democracia. Por outro lado, percebemos cidadãos de bem que frequentam igrejas, que pregam nos cultos ou dão sermões nas missas, que se envolvem em reuniões tais como "terço dos homens" ou presbíteros, diáconos e até pastores, freiras e outros. No seio da nossa sociedade, falam de honestidade, de caridade, amor ao próximo, do perdão, de buscar o melhor para os filhos, dentre outros. Ai, quando chega o período eleitoral em que deveríamos reunirmos em torno de ideias para melhorar a vida de todos, os que contribuem para formação de opiniões somem,  se calam e se abstêm. Não se trata de declarar apoio a um ou outro. Trata-se de dizer: sou a favor de acabar com o nepotismo porque isso é um pecado, uma praga, uma vergonha. E chamar os candidatos a dizer o que pensam para que todos saibam quem é quem. Falar que são a favor das criancinhas, as mesmas que Jesus disse que das tais é o reino dos céus. Pois bem, falar aos quatro cantos que é necessário o pagamento do piso dos professores porque é lei, um direito e vai ajudar na educação dessas mesmas criancinhas. De dizer que o portal da transparência é o instrumento para evitar que surjam novos 'barrabazes', judas Iscariotes ou jovens enlaçados com dinheiro a qualquer custo. Onde estão essas pessoas? quando vemos são muitas dessas apoiando o obscurantismo, o "cala a boca", o "não sei de nada", o "todos são iguais". 

Já imaginou se os discípulos pensassem assim, autoridades religiosas? certamente que após a eleição os professores também não poderão reclamar de falta de representatividade. Calaram-se diante dos debates. Eu falo dos debates, com a devida e rara exceção. Discurso é fácil. Dizer que é honesto mais ainda. Difícil é não ter medo de debater absolutamente nada hoje, amanhã e sempre. SAUDADES DE UM CERTO PADRE


NÃO DIGA QUE VOCÊ NÃO SABE DE NADA. NÃO PEQUE MAIS UMA VEZ MENTINDO MAIS UMA VEZ. VOCÊ SABE DE QUASE TUDO, MENOS, TALVEZ, DO QUE DEUS PENSA SOBRE VOCÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário