sábado, 26 de novembro de 2011

AMPLIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL


*SISU 2012 VAI OFERECER 100 MIL VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARA ESTUDANTES QUE FIZERAM ENEM

O ministro da Educação, Fernando Haddad, adiantou ontem (23/11) que o próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverá oferecer 100 mil vagas em instituições públicas para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas do país e permite ao estudante disputar vagas em diferentes instituições.

Na edição do primeiro semestre de 2010, aderiram ao Sisu 83 instituições de ensino superior, das quais 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. Segundo o ministro, compareceu hoje à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para falar sobre os gastos das últimas edições do Enem, o detalhamento das vagas que serão oferecidas em 2012, no âmbito do Sisu, será feito nas próximas semanas.

Perguntado por deputados da oposição sobre o aumento dos contratos firmados para a realização do Enem, Haddad justificou que o custo do procedimento de avaliação é menor do que o de outros vestibulares feitos no país e destacou que foi necessário aumentar os investimentos para reforçar os aspectos logísticos e de segurança. “O custo de aplicação é inferior a R$ 50 por aluno. Qualquer vestibular tem uma taxa de inscrição superior a R$ 100 e é feito em meia dúzia de cidades. O Enem é aplicado em 1,6 mil municípios e dá isenção a três quartos dos candidatos [alunos de escola pública]”, disse.

Sobre os problemas ocorridos nas edições do Enem desde 2009, Haddad comparou o exame a outros testes de seleção, como o americano SAT, que, segundo ele, também são alvo de fraudes. Para Haddad, um exame com a dimensão do Enem sempre terá algum tipo de contratempo. “Contratamos este ano uma empresa de gestão de risco para cercar essas situações. Mas não se iludam: elas vão continuar ocorrendo”, disse

FONTE: JOSEDAPENHATRANSPARENTE POR ALYSON WALDVORGEN

2 comentários:

  1. Vou repetir o que penso deste elemento do Lula da dilma da UNE e outros!

    O MEC foi parâmetro de excelência até que os PeTralhas assumiram e colocaram tudo a serviço da ideologia delles.
    Esse tal Hadad é um dos mais incompentes ministros que poderia ser colocado no governo, mesmo no do molusco, incapaz de fazer uma simples avaliação. Mais ainda, entendo que a avaliação deva ser feita “a posteriori”, para ver os resultados, e não antes.
    De insucesso em insucesso, o cara vem se contorcionando entre as notícias, deu no pé quando as coisas esquentaram novamente, mandando apenas que os seus apaniguados tratassem de contradizer a “imprensa golpista neSSE país…”
    Concordo com boa quandidade de lúcidos comentaristas aqui, quando questionam sobre a posição dos tais pelegos (digo, estudantes) da UNE, que se locupletam com milhões de Reais que fazem falta para coisas mais sérias para nosso povo sair da lama -literalmente!- em que nos encontramos.
    A UNE era, tempos atrás, uma entidade que todos olhavam com bons olhos, mesmo quando faziam besteiras. Agora nem isso. Acabou a tinta para pintar a cara? Usem papel crepon que dá na mesma.
    Mais do que evidente que o mollusco queria é sabotar o próprio Ministério da Presidente, forçando a barra para que incompetentes do governo anterior continuassem dando as cartas e preparando o terreno para 2014, quando o mollusco pretende ressurgir como “salvação” perante os desmandos que atual governo.
    Se a Dilma continuar no bolso do colete, repetindo os demandos do seu chefe, não vai nem chegar ao fim do mandato. Afinal de contas, todos ali sabem que os tais índices de aprovação eram simplesmente FALSOS! Se fossem verdadeiros, ella teria quase que unanimidade, mas teve pouco mais que metade dos votos…

    ResponderExcluir
  2. 10 VEZES MENOS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO, SEM PISO NACIONAL, SEM PROUNI, TODO ANO GREVE DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, LEI PROIBINDO CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS. OBRIGADO POR SER COERENTE, DEMOCRACIA. OBRIGADO PELOS BRASILEIROS QUE SAIRAM DO MARASMO. COMO É BOM TER ARGUMENTOS, SENHOR.

    ResponderExcluir