quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DO BLOG: JOSEDAPENHA TRANSPARENTE

Artigo do leitor: O mal da política

 

O termo oligarquia é aplicado a um governo de poucas pessoas, que exercem o poder em beneficio próprio. A palavra oligarquia tem origem grega, e significa literalmente, governo de poucos. Os gregos inventaram tal termo para designar uma forma distorcida, degenerada e negativa de aristocracia. As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da política e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares.
Alguns estados e municípios do Brasil ainda perduram as chamadas oligarquias políticas (famílias) que se apoderam do poder. No nordeste, por exemplo, podemos citar: família Sarney no Maranhão, família (ACM) na Bahia, Família Collor e Calheiros em alagoas, família Maia, Alves e Rosado no RN dentre outros.
Não obstante, em alguns municípios no interior dos estados brasileiros essas oligarquias também imperam, são os pequenos municípios aonde se pratica a política de troca de favores na qual os eleitores são tidos como “clientes”. O político pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos, familiares e/ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, o político recebe votos. É o famoso clientelismo que diz respeito a trocas individuais de bens privados entre atores desiguais, chamados de patrões e clientes. A origem dessas relações é vinculada à sociedade rural “tradicional”, aos laços entre latifundiários e camponeses, fundados na reciprocidade, confiança e lealdade.
Em cidades do nordeste, essa prática é muito comum, os “maus políticos” possuem diversas famílias como seus reféns nas eleições. É a famosa troca de favores, em que o político durante a sua administração arruma uma caçamba, um aluguel do carro, um servicinho ou um emprego (aquele que passa apenas o cartão no dia do pagamento) para determinado(a) cidadão(a) em troca, toda aquela família vota naquele político. Essa pratica é também conhecida por apadrinhamento. Também existe o clientelismo devido aos empregos fornecidos em compromissos de campanha.
Por causa disso os nossos políticos entopem as prefeituras de pessoas com cargos mixurucas, transformando a mesma em CABIDE DE EMPREGOS, quando o certo seria fazer o enxugamento da folha de pagamento, despedindo todos os vagabundos que ficam pendurados nas tetas do poder público, pesando no orçamento do município e colocando pessoas que realmente fazem alguma coisa pela cidade recebendo salários defasados. Desta e de muitas outras formas, muitos políticos tradicionais do Brasil e do nosso município, conseguem construir seus CURRAIS, seus redutos de votos, tendo muitos votos por conta do clientelismo. E ainda existe a famigerada corrupção que é a pior coisa que acontece. É a mãe de todas as misérias e dificuldades de nosso povo. É o roubo do dinheiro do povo, das crianças, dos idosos, das mulheres. “Grande parte desse mal nasce dos maus políticos” e perduram em função das famigeradas oligarquias.


Autor: Rafaella Matos

3 comentários:

  1. Essa prática nunca vai mudar em José Da Penha e no resto do Brasil.
    Desista meu caro colega dono do blog, voçê nunca vai conseguir mudar nada aí em José Da Penha, acho melhor voçê se apresentar logo para turma que governa a cidade e parar de lutar contra os poderosos voçê só tem a perder.

    Raimundo Andrade

    ResponderExcluir
  2. ESSE MENSAGEM É DE ALGUÉM QUE PENSA SER ESPERTO, FAZENDO-SE PASSAR POR RAIMUNDO ANDRADE. DE QUALQUER MODO, QUEM SEGUE OS EXEMPLOS DE CHE, DE LULA, DE DILMA E, PRICIPALMENTE, DO MESTRE, JAMAIS DESISTIRÁ DAS CAUSAS DO BEM. DESISTIR DE SER HONESTO? JAMAIS! DESISTIR DE SE INDIGNAR DAS CANALHICES? JAMAIS! DESISTIR DE SEGUIR O EXEMPLO DE CRISTO E TER A CONSCIÊNCIA TRANQUILA? JAMAIS! A PORCA ARREPENDIDA NÃO VOLTA AO SEU VÔMITO, QUANTO MAIS EU QUE ESTUDEI. A VIDA DOS DFERENCIADOS NÃO DEPENDE DE VITÓRIA OU DERROTA ELEITORAL. PARA QUEM ESTUDOU E SERVE A CRISTO, SEMPRE HAVERÁ GANHOS NA VIDA AQUI E NA OUTRA QUE NOS ESPERA SERÁ O PRÊMIO FINAL. Ê, ANÔNIMO, VOCÊ TENTA MAS NÃO CONSEGUE SE DISFARÇAR. COM DIRIA: É DESFAVORECIDO INTELECTUALMENTE PARA NÃO DIZER O ÓBVIO. CONTINUE LAMBENDO SEU VÔMITO POBRE MISERÁVEL.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BEM JETRO QUEM MILITA A BOA MILICIA NÃO DESISTE NUNCA.
    VOU TENTAR ENVIAR PELO MEU PERFIL DO GOOGLE,MAS NÃO CONSICO
    CAMPINAS SP

    ResponderExcluir