quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O CÂNCER DA CORRUPÇÃO

Ao menos 22 são presos por crimes de contrabando e corrupção policial

Mandados estão sendo cumpridos em 38 cidades do PR, quatro em SP, três no MS, três em MG, um em RO e um no MT

SÃO PAULO - Pelo menos 22 pessoas já foram presas nesta quinta-feira, 17, acusadas de participar de uma organização criminosa especializada em contrabando, principalmente de cigarros, além de corrupção policial, que agia na fronteira do país.
Operação da PF em Guairá, Paraná - Divulgação
Divulgação Operação da PF em Guairá, Paraná
 
A operação Láparos, da Polícia Federal, visa desarticular essa quadrilha cumprindo 150 mandados de busca e apreensão e de 108 ordens de prisão preventiva, das quais 43 em desfavor de policiais. Os mandados estão sendo cumpridos em 38 cidades do Paraná, quatro em São Paulo, três no Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais, um em Rondônia e um no Mato Grosso. Segundo a PF, entre os integrantes do grupo estão 13 policiais estaduais civis e 29 militares do Paraná e um da Polícia Rodoviária Federal, que receberiam vantagens econômicas para informar sobre as ações da PF contra o contrabando, garantindo ainda a livre circulação de veículos usados pela quadrilha para distribuir cigarros e agrotóxicos contrabandeados. Todas as ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Guaira e em Umuarama. Segundo a PF, ao longo de 14 meses de investigações foram presas em flagrante 202 pessoas e apreendidos mais de três milhões de pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai; 6,5 toneladas de agrotóxicos de mesma origem; 109 caminhões; 76 automóveis e 13 embarcações.

NOTA DO BLOG: CASO ISSO TIVESSE ACONTECIDO EM PAÍSES SÉRIOS, OS RESPONSÁVEIS DEMORARIAM SAIR DA PRISÃO E OUTROS TANTOS QUE FAZEM O CONTRABANDO, DEIXARIAM DE FAZÊ-LO PELO SIMPLES FATO DE QUE A PUNIDADE REPELE A ÂNCIA PELO CRIME. É ASSIM, POR EXEMPLO, NA ARÁBIA SAUDITA, NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, NO CATAR E NO BARHEIN. ESSES PAISES DO ORIENTE MÉDIO SÃO OS QUE MAIS VENDEM OURO NO MUNDO. OS LOCAIS DE VENDA DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS NÃO POSSUEM ALARME NEM BLINDAGEM OU MESMO QUALQUER OUTRO DISPOSITIVO. MESMO ASSIM, PRATICAMENTE NÃO EXISTEM ASSALTOS A ESSAS LOJAS E SABEM O PORQUÊ? PORQUE O CIDADÃO SABE QUE SE FOR PEGO ROUBANDO OU FURTANDO NAQUELES PAÍSES ELE PERDE A SUA MÃO. SE FOR REICIDENTE É CAPAZ DE PRISÃO PERPÉTUA OU MESMO A PENA DE MORTE. NESSE SENTIDO, ELE PENSA, ANTES DE FAZER QUALQUER COISA, NA MÃOZINHA DELE, NA VIDA DELE, NA VERGONHA PERANTE A SOCIEDADE. E DESISTE DE COMETER O CRIME. É SIMPLES ASSIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário