quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LIBERTAÇÃO DO IÊMEN. E A SUA?



O ditador iemenita, Ali Abdullah Saleh, assinou nesta quarta-feira em Riad, capital real da Arábia Saudita, um acordo apoiado pelos países do Golfo Pérsico que prevê a transferência do poder no Iêmen, prometendo deixar o cargo. Apesar de ter assinado o acordo, ainda não há certeza de que ele cumprirá o combinado, uma vez que já voltou atrás diversas vezes sobre o assunto desde o início da onda de revoltas contra seu regime no início deste ano. A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelo rei da Arábia Saudita, Abddulah Ben Abdel Aziz. A televisão estatal saudita transmitiu imagens de Saleh assinando o acordo na presença de rei saudita Abdullah e do príncipe herdeiro Nayef. Autoridades de oposição do Iêmen assinaram o acordo depois de Saleh. "Hoje, uma nova página da nossa história se inicia", disse o rei saudita às delegações iemenitas presentes durante a assinatura do acordo. Mais cedo, o emissário da ONU no Iêmen, Jamal Benomar, disse à agência de notícias France Presse que junto com o documento seria assinado um protocolo para sua aplicação, já aprovado pela oposição.

Imagem de TV saudita mostra Ali Abdullah Saleh no momento da assinatura de acordo para deixar poder
Imagem de TV saudita mostra Ali Abdullah Saleh no momento da assinatura de acordo para deixar poder

A emissora de TV estatal do país confirmou a informação sobre o plano proposto pelas monarquias do CCG (Conselho de Cooperação do Golfo), liderado pela Arábia Saudita. Em troca de sua renúncia, Saleh e seus familiares receberão imunidade. De acordo com o plano, o ditador deve entregar o poder por um período interino ao vice-presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, considerado um homem de consenso. Há dois dias, o chefe do Conselho Nacional Opositor iemenita, Mohamed Basendwa, afirmou que uma data havia sido fixada para dar início ao plano do CCG e confirmou que o vice-presidente seria o responsável por assiná-lo. No final de abril, o conselho elaborou uma proposta para tentar solucionar a crise política no Iêmen, que desde 27 de janeiro é palco de protestos populares contra Saleh. O novo plano estipulava que o ditador transfira o poder ao vice em um prazo de 30 dias após a assinatura da iniciativa, com eleições dois meses depois. Segundos fontes próximas a Saleh citadas pela emissora de TV americana CNN, o ditador deve ficar na Árabia Saudita após deixar o poder. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, por sua vez, que Saleh receberá tratamento médico em um hospital de Nova York.

Manifestantes em Sanaa protestam contra a proposta de Saleh receber imunidade por renúncia
Manifestantes em Sanaa protestam contra a proposta de Saleh receber imunidade por renúncia

Ban conversou na terça-feira por telefone com o iemenita, que informou a ele sobre seus planos para receber cuidados médicos, confirmou à agência de notícias Efe um porta-voz das Nações Unidas. Já houve três ocasiões em 2011 em que Saleh se recuou a assinar o acordo pela transferência mediado por países da região na última hora. No poder há 33 anos, o ditador enfrenta há dez meses protestos por sua renúncia.

CONFRONTOS
Partidários e adversários do regime iemenita se enfrentaram nesta quarta-feira, no momento em que Saleh está em Riad para assinar um acordo sobre sua saída do poder. Os enfrentamentos aconteceram entre forças leais ao chefe de Estado, incluindo a Guarda Republicana comandada por seu filho Ahmed, e homens armados do poderoso líder tribal Sadek al-Ahmar que se uniu à rebelião, segundo testemunhas. Explosões foram ouvidas no bairro Al-Hasaba (zona norte), onde mora o xeque Al-Ahmar, e no bairro vizinho de Sufane. Os combates entre o homens de Ahmar e as forças leais a Saleh acontecem desde maio.

Soldados desertores do Iêmen participam de manifestação contra Saleh em cima de tanque em Sanaa
Soldados desertores do Iêmen participam de manifestação contra Saleh em cima de tanque em Sanaa


NOTA DO BLOG: SALEH PASSOU 33 ANOS NO PODER. UM NÚMERO QUE NOS LEMBRA A IDADE DE CRISTO E ISSO NOS REGOZIJA ENQUANTO CRISTÃOS PORQUE É UMA COISA BOA QUE ESSE NÚMERO FAZ-NOS RECORDAR. O FATO É QUE SE A MAIORIA DO POVO DO MUNDO QUISER, PODEREMOS DERRUBAR MUITO MAIS DITADURAS, SEJA COM 50 ANOS, COM 40, 33 OU 16, DERRUBAREMOS TODAS SE QUISERMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário